Bitcoin Forum
May 25, 2024, 08:53:11 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: [Ajuda] Acúmulo de poeira na rig  (Read 226 times)
fusca78 (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
July 06, 2018, 08:25:19 AM
 #1

Boa noite, estava pesquisando soluções para evitar (ou pelo menos amenizar) o acúmulo de sujeira na rig e não achei nada além da instalação de coolers ou um ventilador mesmo mas aí começam meus problemas...

Moro em um kitnet então o espaço é limitadíssimo (32m²) e a Rig/PC será também usada pela minha mulher para uso comum que seria navegador, word e excel.

Problema 1: como o apartamento é muito pequeno qualquer barulho se torna um incomodo então alguns coolers na rig poderiam ser um problema
Problema 2: como sou do Rio Grande do Sul e aqui é muito frio um ventilador em cima da rig que vai ficar perto da minha mulher também não é uma opção
Problema 3: tenho um gato que apesar de não soltar tanto pelo em algum momento o pouco que ele solta se acumula

Pensei em duas opções para "revestir" a rig que seriam sombrite (aqueles usados em hortas) ou tecido tule, meu medo é que isso vá segurar o calor dentro da rig podendo causar algum problema.
Alguém tem uma solução para isso?
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2394
Merit: 1411


View Profile
July 06, 2018, 12:29:48 PM
 #2

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2548
Merit: 2177


Crypto Swap Exchange


View Profile
July 06, 2018, 08:05:24 PM
 #3

Como eu deixo a janela aberta, e também tenho gatos, costumo passar um pincel para tirar o excesso de vez em quando, as vezes um cotonete com álcool para dar uma limpada melhor..

As GPUs estão esquentando mais do que o normal por conta da poeira?

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
July 07, 2018, 03:57:28 AM
 #4

Dependendo do lugar, seria bom limpeza a cada 1 ou 2 meses. Na minha com 8 vga, até que nao da tanto trabalho, so tirar uma por uma e limpar, podendo ser apenas pincel, ja faz 90% da limpeza ou com soprador forte, limpa melhor mas pode dar mais trabalho.
Agora se vc quer uma soluçao para nao acumular poeira, eu acho meio difícil em um AP comum, somente se fosse uma sala controlada livre de pó, o que nao é normal.
fusca78 (OP)
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
July 07, 2018, 05:47:00 PM
 #5

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM

Muito obrigado, não conhecia esses sopradores mais "compactos" para pc, acho que vou me conformar com a sujeira e comprar um desses para limpar uma vez por mês.

Como eu deixo a janela aberta, e também tenho gatos, costumo passar um pincel para tirar o excesso de vez em quando, as vezes um cotonete com álcool para dar uma limpada melhor..

As GPUs estão esquentando mais do que o normal por conta da poeira?

Tenho 3 RX580 Nitro+ que ficam na média de 78º.
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2548
Merit: 2177


Crypto Swap Exchange


View Profile
July 07, 2018, 05:54:00 PM
 #6

Como eu deixo a janela aberta, e também tenho gatos, costumo passar um pincel para tirar o excesso de vez em quando, as vezes um cotonete com álcool para dar uma limpada melhor..

As GPUs estão esquentando mais do que o normal por conta da poeira?

Tenho 3 RX580 Nitro+ que ficam na média de 78º.

 Shocked AMD é foda kkkkkk tenho um FX e tive que comprar um WC de 240mm pra dar conta..

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
July 07, 2018, 06:09:14 PM
 #7

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM

Esses sopradores não acabam prejudicando a peça não? Tenho a impressão que ele só espalha a poeira ou joga o excesso para cantos ainda mais difíceis de se retirar, podendo ser ainda mais prejudicial. Acho que um pincel e álcool acaba sendo a melhor solução.
okamuwf
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 424
Merit: 131


Kamikaze9x9


View Profile
July 07, 2018, 06:27:33 PM
 #8

as minhas toh limpando de 4 em 4 meses, isso porque fica ventilador direto sobre elas e tenho gato (animal) em casa. Mas as nvidia aquecem menos, o maximo delas eh 60 graus
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2394
Merit: 1411


View Profile
July 08, 2018, 12:19:06 AM
 #9

Tenho 3 RX580 Nitro+ que ficam na média de 78º.

Não sei qual software você usa para controlar os coolers, mas é melhor tentar manter as placas as uns 74° ou menos, pode ser que o cooler vai ter que trabalhar um pouco mais mas você garante uma longevidade maior das placas. pois elas começar a derreter uma especie de silicone que elas tem e isso acaba vazando com o passar do tempo caso usar em temperaturas mais elevadas por longos períodos.

Esses sopradores não acabam prejudicando a peça não? Tenho a impressão que ele só espalha a poeira ou joga o excesso para cantos ainda mais difíceis de se retirar, podendo ser ainda mais prejudicial. Acho que um pincel e álcool acaba sendo a melhor solução.

Não, pode soprar sem medo eu uso a anos. O resultado é impressionante, a peça fica como nova. As minhas fontes estão tão limpas que parecem recém tiradas da caixa.

Nesse video dá pra se ter uma noção:

https://youtu.be/0LNNS-cV5vI

Só no caso das gpu's tem que ter um pouco de cuidado com os coolers pois são mais frágeis.
caneca
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 518
Merit: 147



View Profile
July 08, 2018, 12:32:59 AM
 #10

Esses sopradores não acabam prejudicando a peça não? Tenho a impressão que ele só espalha a poeira ou joga o excesso para cantos ainda mais difíceis de se retirar, podendo ser ainda mais prejudicial. Acho que um pincel e álcool acaba sendo a melhor solução.

Não, pode soprar sem medo eu uso a anos. O resultado é impressionante, a peça fica como nova. As minhas fontes estão tão limpas que parecem recém tiradas da caixa.

Nesse video dá pra se ter uma noção:

https://youtu.be/0LNNS-cV5vI

Só no caso das gpu's tem que ter um pouco de cuidado com os coolers pois são mais frágeis.

Legal o vídeo, da pra ter uma noção boa do funcionamento, só me deu um cagaço ver esse HD ai e ele soprando essa poeira toda (tenho experiencias ruins em perder hd). Mas acho que acabo comprando um pra testar, parece uma solução bem prática.
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3332
Merit: 1624


View Profile
July 08, 2018, 12:47:45 AM
 #11

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM

Esse negócio é enorme. Tem que ter cuidado para não soprar a rig junto com a poeira.  Cheesy Cheesy Cheesy
squallw
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 504
Merit: 122


View Profile
July 08, 2018, 03:38:18 AM
 #12

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM

Esse negócio é enorme. Tem que ter cuidado para não soprar a rig junto com a poeira.  Cheesy Cheesy Cheesy

Eu ja tive um soprador desse, nao era enorme nao, era compacto, digamos que do comprimento do teclado de pc em media, tinha uma potencia legal, dava pra limpar bem, mas depois que vi o ASPIRADOR com funçao SOPRADOR do meu amigo, daí ja achei meu soprador fraco demais.
Vou emprestar do meu amigo e limpar minha rig pra ver como fica, quem sabe até posto fotos ou video. So pra ter ideia esse azulzinho é 500w e o aspirador soprador acho que é 2000w.
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2422
Merit: 1151


☢️ alegotardo™️


View Profile
July 10, 2018, 07:33:00 PM
 #13

Compra um soprador para limpeza de computadores, é a melhor opção, uma vez por mês você dá uma passada e o rig vai se manter novo.

Recomendo travar os coolers quando passar o soprador para não danificar eles.

Esse modelo é muito bom:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-820789905-soprador-ar-aspirador-limpeza-computadores-informatica-500w-_JM

Esses sopradores não acabam prejudicando a peça não? Tenho a impressão que ele só espalha a poeira ou joga o excesso para cantos ainda mais difíceis de se retirar, podendo ser ainda mais prejudicial. Acho que um pincel e álcool acaba sendo a melhor solução.

Use tranquilamente, as partículas de poeiras são tão leves que não há como grudarem em algum canto.
Só não vai usar o equipamento dentro de casa, a não ser que queira brigar com a patroa/mãe.

Eu trabalho também com manutenção de computadores e com certa frequência uso esse soprador pra limpeza interna dos gabinetes.
O que não pode é usar ar comprimido (de qualquer tipo de compressores), pois nesses casos há condensação de água que acaba sendo jogada nas placas e se ligar o PC com ela molhada, "já elvis" (já vi pessoal levar o PC na borracharia e pedir pra passar um ar).

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
sabotag3x
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2548
Merit: 2177


Crypto Swap Exchange


View Profile
July 10, 2018, 09:02:30 PM
 #14

Use tranquilamente, as partículas de poeiras são tão leves que não há como grudarem em algum canto.
Só não vai usar o equipamento dentro de casa, a não ser que queira brigar com a patroa/mãe.

Eu trabalho também com manutenção de computadores e com certa frequência uso esse soprador pra limpeza interna dos gabinetes.
O que não pode é usar ar comprimido (de qualquer tipo de compressores), pois nesses casos há condensação de água que acaba sendo jogada nas placas e se ligar o PC com ela molhada, "já elvis" (já vi pessoal levar o PC na borracharia e pedir pra passar um ar).

Cara, aqui tem umas sujeiras que grudam nos fans, não é uma poeira normal, parece algo úmido.. esse soprador tira essa poeira também?


Não sabia que os compressores condensavam água Shocked

█▀▀▀











█▄▄▄
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
e
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
█████████████
████████████▄███
██▐███████▄█████▀
█████████▄████▀
███▐████▄███▀
████▐██████▀
█████▀█████
███████████▄
████████████▄
██▄█████▀█████▄
▄█████████▀█████▀
███████████▀██▀
████▀█████████
▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀▀
c.h.
▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄▄
▀▀▀█











▄▄▄█
▄██████▄▄▄
█████████████▄▄
███████████████
███████████████
███████████████
███████████████
███░░█████████
███▌▐█████████
█████████████
███████████▀
██████████▀
████████▀
▀██▀▀
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2422
Merit: 1151


☢️ alegotardo™️


View Profile
July 11, 2018, 12:52:17 PM
 #15

snip

Cara, aqui tem umas sujeiras que grudam nos fans, não é uma poeira normal, parece algo úmido.. esse soprador tira essa poeira também?

Não sabia que os compressores condensavam água Shocked

Eu sei do que você está falando, igual um ventilador comum de casa que fica aquela crosta grudada nas hélices depois de um tempo né?
Esse grude pode até não interferir no quesito resfriamento, porém limpar essa parte diminui consideravelmente o barulho se já tiver muita sujeira impregnada.
Infelizmente, isso aí o soprador não vai limpar. Após passar o ar, você vai ter que finalizar a limpeza das fan com um pincel.

Já sobre a água...
Quote
Como é formada a água do reservatório de ar do compressor?
A compressão do ar é um processo que gera calor o que leva à condensação da umidade presente no ar atmosférico, e aos poucos acumula-se água no fundo do reservatório de ar, por isso é importante saber como tirar a água do compressor de ar.
Fonte
Pode cuidar que quem trabalha com equipamentos pneumáticos na ponta da mangueira costuma utilizar um filtro de água para que essa umidade não entre nos equipamentos e acabe danificando por corrosão com o passar do tempo.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
lucassnach
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 8
Merit: 0


View Profile
July 11, 2018, 05:51:50 PM
 #16

boa tarde ai no caso te aconselharia voce definir uns dias para limpar sua ring porque ate mesmo com esse problemas de espaço
de gato e etc. Mais aconselhavel e voce limpar ela de 2 dias a 3 depende da quantidade de sujeira deve ficar  atento para nao queimar seu equipamento
pincel vai te ajudar bastante nessa limpesa tambem.
okamuwf
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 424
Merit: 131


Kamikaze9x9


View Profile
July 11, 2018, 09:22:12 PM
 #17

boa tarde ai no caso te aconselharia voce definir uns dias para limpar sua ring porque ate mesmo com esse problemas de espaço
de gato e etc. Mais aconselhavel e voce limpar ela de 2 dias a 3 depende da quantidade de sujeira deve ficar  atento para nao queimar seu equipamento
pincel vai te ajudar bastante nessa limpesa tambem.

a cada 2 3 dias limpar? o loco!! minhas rigs ficaram 5 meses sem parar
vrap.pm
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 490
Merit: 106



View Profile
July 24, 2018, 08:27:23 AM
 #18

Depois de algum pó acumulado (sempre em intervalo de meses) eu costumo parar a mineração por algum tempo (sempre curto), isto é, desligar as máquinas, levar o rig para o exterior e passar com muito cuidado um blower (soprador) de ar comprimido nele. Uma espanador também ajuda a limpar nos locais mais críticos e assim já fica limpinho por mais uma temporada de mineração.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!