Bitcoin Forum
April 26, 2024, 03:09:06 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Descentralizando tudo  (Read 145 times)
girino (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
July 27, 2018, 03:57:19 AM
 #1

Artigo publicado no meu blog:
http://blog.girino.org/2018/07/27/descentralizando-tudo/

Aqui vai um trechinho:

Esse artigo é Baseado na palestra de mesmo título criada por mim e pelo Gabriel Rhama para a campus party de Brasília1. Como o conteúdo é bem legal, achei que colocar ele por escrito seria também interessante. Pra facilitar, devo escrever em várias partes, uma pra cada um dos temas que abordamos na palestra.

Introdução
A primeira coisa que vem a mente quando falamos de criptomoedas2 é descentralização3. Criptomoedas são descentralizadas, Blockchain é consenso descentralizado. Mas o que isso quer dizer? Pra que serve isso? Porque isso é tão importante?

TCP/IP4
Vamos voltar um pouco no passado e falar sobre a internet. Na década de 1960 o governo americano financiou um projeto de pesquisa para a criação de uma rede de computadores. Não é a primeira rede, já existiam outras, abrangendo universidades, empresas, etc. Essa nova rede tinha um objetivo específico: resistir a ataques nucleares que tirassem do um ou mais dos computadores envolvidos. Até então, as redes eram estruturadas de forma centralizada (um computador central que se comunica com vários terminais) ou hierárquica (sem apenas um computador central, mas computadores ligados de forma em que alguns são concentradores das informações vindas dos outros). redes com esses formatos são extremamente frágeis em caso de ataque. Atacando um único computador você interrompe toda a rede.

A Darpa5, agencia de pesquisa do departamento de defesa dos EUA, junto com algumas universidades norte-americanas, desenvolveu então a ARPANET, e seu protocolo de comunicação, o TCP/IP. A ARPANET, que depois evoluiu e veio a se chamar Internet6, usava de um protocolo descentralizado, onde nenhum computador é mais importante que o outro e onde os caminhos entre um computador e outro se adaptavam de acordo com a disponibilidade dos mesmos. Com isso, se um computador saísse do ar por qualquer motivo, os outros continuavam se comunicando normalmente. Não havia um ponto central de falha. Tínhamos ai o primeiro uso da descentralização: Resistência a falhas e ataques.

O TCP/IP Foi o primeiro passo em direção a descentralização, a descentralização dos canais de comunicação.

Bitcoin78
Em 2008, Satoshi Nakamoto9 deu mais um passo em direção a descentralização: O Bitcoin10. Bitcoin é uma moeda digital descentralizada que funciona sobre um protocolo criptográfico. Era logo depois da crise de 200811, onde os bancos haviam criado uma bolha econômica e depois recorreram aos governos dos seus países para evitarem a falência, enriquecendo com dinheiro público ao mesmo tempo em que transformavam em pó as economias da população. A ideia do Satoshi era dar ao cidadão comum uma alternativa ao dinheiro digital que não fosse controlada pelos bancos.

Não tenho certeza se o Satoshi tinha noção de quão revolucionário era o sistema que ele criou. Acredito que pra ele, era só mais uma evolução dos sistemas de moedas criptográficas que tinham vindo antes, como o bit-gold12 ou o hashcash13. Inclusive, muitas das ideias que ele usou foram tiradas dessas precursoras.

Com o Bitcoin, o Satoshi se aproveita de mais uma vantagem da descentralização: Resistência a censura. Os bancos não podem mais fechar sua conta e recusar seu crédito, eles não tem mais controle sobre seu dinheiro.

O Bitcoin trouxe a descentralização do dinheiro!

(...)

Leia o restante em http://blog.girino.org/2018/07/27/descentralizando-tudo/


Advertise Here - PM for more info!
1714100946
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714100946

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714100946
Reply with quote  #2

1714100946
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714100946
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714100946

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714100946
Reply with quote  #2

1714100946
Report to moderator
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3304
Merit: 1617


★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


View Profile
July 27, 2018, 03:59:06 AM
 #2

Legal cara. Vou ler com atenção. Bom saber que você está vivo e voltou ao fórum!!!! Estava gastando os milhões apurados até hoje Huh  Cheesy Cheesy Cheesy Abraço !!!



.
.BIG WINNER!.
[15.00000000 BTC]


▄████████████████████▄
██████████████████████
██████████▀▀██████████
█████████░░░░█████████
██████████▄▄██████████
███████▀▀████▀▀███████
██████░░░░██░░░░██████
███████▄▄████▄▄███████
████▀▀████▀▀████▀▀████
███░░░░██░░░░██░░░░███
████▄▄████▄▄████▄▄████
██████████████████████

▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
██████████████████████
█████▀▀█▀▀▀▀▀▀██▀▀████
█████░░░░░░░░░░░░░████
█████░░░░░░░░░░░░▄████
█████░░▄███▄░░░░██████
█████▄▄███▀░░░░▄██████
█████████░░░░░░███████
████████░░░░░░░███████
███████░░░░░░░░███████
███████▄▄▄▄▄▄▄▄███████

██████████████████████
▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
███████████████▀▀▀▀▀▀▀
███████████▀▀▄▄█░░░░░█
█████████▀░░█████░░░░█
███████▀░░░░░████▀░░░▀
██████░░░░░░░░▀▄▄█████
█████░▄░░░░░▄██████▀▀█
████░████▄░███████░░░░
███░█████░█████████░░█
███░░░▀█░██████████░░█
███░░░░░░████▀▀██▀░░░░
███░░░░░░███░░░░░░░░░░

██░▄▄▄▄░████▄▄██▄░░░░
████████████▀▀▀▀▀▀▀██
█████████████░█▀▀▀█░███
██████████▀▀░█▀░░░▀█░▀▀
███████▀░▄▄█░█░░░░░█░█▄
████▀░▄▄████░▀█░░░█▀░██
███░▄████▀▀░▄░▀█░█▀░▄░▀
█▀░███▀▀▀░░███░▀█▀░███░
▀░███▀░░░░░████▄░▄████░
░███▀░░░░░░░█████████░░
░███░░░░░░░░░███████░░░
███▀░██░░░░░░▀░▄▄▄░▀░░░
███░██████▄▄░▄█████▄░▄▄

██░████████░███████░█
▄████████████████████▄
████████▀▀░░░▀▀███████
███▀▀░░░░░▄▄▄░░░░▀▀▀██
██░▀▀▄▄░░░▀▀▀░░░▄▄▀▀██
██░▄▄░░▀▀▄▄░▄▄▀▀░░░░██
██░▀▀░░░░░░█░░░░░██░██
██░░░▄▄░░░░█░██░░░░░██
██░░░▀▀░░░░█░░░░░░░░██
██░░░░░▄▄░░█░░░░░██░██
██▄░░░░▀▀░░█░██░░░░░██
█████▄▄░░░░█░░░░▄▄████
█████████▄▄█▄▄████████

▀████████████████████▀




Rainbot
Daily Quests
Faucet
girino (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
July 27, 2018, 04:33:42 AM
 #3

(...)
Estava gastando os milhões apurados até hoje Huh  Cheesy Cheesy Cheesy Abraço !!!

é aquele lance do sobe e desce do bitcoin: em dezembro eram milhões, em janeiro centenas de milhares, em fevereiro dezenas... hj são centavinhos só... quem sabe em dezembro desse ano não volte ao patamar dos milhões? :-D

Advertise Here - PM for more info!
arthurbonora
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1078
Merit: 529


View Profile WWW
July 27, 2018, 11:25:54 AM
 #4

Olha ele ai gente, bem vindo de volta girino.
vamos fazer uma troca de links parceiros, eu linko seu blog e você linka o meu? www.arthurbonora.com.br

livecoins
Member
**
Offline Offline

Activity: 123
Merit: 58

Notícias Bitcoin


View Profile WWW
July 27, 2018, 11:58:50 AM
 #5

E ae, Girino.

Eu tive a honra de assistir a sua palestra aqui em BH.

Realmente muito boa. Parabéns

Livecoins, notícias sobre Bitcoin, criptomoedas e blockchain.

Bitcoin Notícias
girino (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
July 27, 2018, 01:03:46 PM
 #6

E ae, Girino.

Eu tive a honra de assistir a sua palestra aqui em BH.

Realmente muito boa. Parabéns

Vocês foram os primeiros! :-D estava fazendo um "beta test" da palestra :-D

Advertise Here - PM for more info!
lhvleao
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 128


View Profile
July 27, 2018, 06:19:59 PM
 #7

Bom vê-lo de volta aqui na área. Quanto ao artigo, gostei bastante da forma abordada. Realmente essa descentralização é um processo contínuo e que, pra mim, suas origens datam da criação da internet. Vou acompanhar seu blog para mais informações. Confesso que fiquei curioso pela aba 'girinadas', mas depois que li o artigo 'çutiã' me dei conta que nunca deveria ter clicado ali  Grin Grin Grin
girino (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2296
Merit: 1170


Advertise Here - PM for more info!


View Profile
July 27, 2018, 07:36:24 PM
 #8

Bom vê-lo de volta aqui na área. Quanto ao artigo, gostei bastante da forma abordada. Realmente essa descentralização é um processo contínuo e que, pra mim, suas origens datam da criação da internet. Vou acompanhar seu blog para mais informações. Confesso que fiquei curioso pela aba 'girinadas', mas depois que li o artigo 'çutiã' me dei conta que nunca deveria ter clicado ali  Grin Grin Grin

"Girinada" foi um termo cunhado pelo pessoal da faculdade pras histórias fantásticas que eu inventava e contava como se fossem verdade (por exemplo, que o catupiry não é um queijo e sim um crustaceo que nasce nas praias de santa catarina, que está em extinção). Acabou colando pra querer dizer qualquer história que eu conte, verídica ou não!

Advertise Here - PM for more info!
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!