Bitcoin Forum
April 25, 2024, 05:27:59 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Porque 2018 não será o ano do Bitcoin (e porque isso não é inteiramente ruim)  (Read 209 times)
juarezweiss (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 13


View Profile WWW
August 02, 2018, 08:17:49 AM
Last edit: August 02, 2018, 01:16:55 PM by juarezweiss
Merited by alegotardo (1), vit05 (1)
 #1

O ano de 2018 tem sido, até agora, um ano de muita movimentação para o Bitcoin e criptomoedas em geral. Se você não estava vivendo embaixo de uma pedra nestes últimos meses, provavelmente já ouviu falar muito sobre roubos milionários de Bitcoin, regulamentações, países autorizando e proibindo o uso de criptomoedas, Ethereum, Blockchain, descentralização, tokens, e por aí vai.

A mídia de massa comprou a ideia das criptomoedas com força total neste ano, e tem sido implacável com notícias dia e noite sobre o assunto, explorando por todas as vertentes: porque é investimento de especulação, porque ameaça a hegemonia dos bancos, por histórias de investidores ficando ricos do dia para a noite, países se tornando referências mundiais de apoio às criptomoedas… é uma fonte de notícias interminável.

E está só começando.




Malta, na Europa, é o país nº 1 na corrida mundial pela regulamentação das criptomoedas e tecnologia blockchain (imagem: lovinmalta.com)

Muitos especialistas estão dizendo que 2018 é o ano das criptomoedas, e eles não estão errados. Fontes mostram que o Valor Total de Mercado das criptomoedas foi de 20 bilhões de dólares a um pico de 820 bilhões, de Jan-2017 a Jan-2018.

Isso significa 4000% de crescimento em 1 ano!

Para fazer uma comparação, o Valor de Mercado do Ouro teve seu maior pico de crescimento entre Ago-2015 a Ago-2016, quando subiu “meros” 234%. Até mesmo o Petróleo Bruto, uma das commodities mais negociadas do mundo, teve um crescimento de 888% entre o seu valor mais baixo ($16.29) e o mais alto ($161.23). E isso com uma diferença de mais de 60 anos.
Por ser a moeda com o maior volume negociado diariamente, o Bitcoin lidera a discussão internacional sobre criptomoedas. Todo o hype começou quando o Bitcoin atingiu o preço de quase $20.000,00 (aproximadamente R$ 75.000,00) por cada moeda em Dezembro do ano passado.




O preço do Bitcoin alcançou históricos $ 19.962,00 por moeda (imagem: coinmarketcap.com)

Por ter experienciado um crescimento tão absurdo em tão pouco tempo, previsões do preço do Bitcoin no futuro começaram a pipocar por todos os lados, desde especialistas dizendo que não passa de uma bolha prestes a estourar, a grandes nomes do setor financeiro dizendo que o preço poderia alcançar $500.000,00 (aproximadamente R$ 1.800.000,00) por moeda. As previsões mais conservadoras estão na casa dos $ 50.000,00.

Por essas e outras razões, a grande maioria do mercado financeiro considera que 2018 é o ano do Bitcoin, e milhões de grandes e pequenos investidores estão avidamente esperando o preço subir.

Mas recentes pesquisas mostram que o crescimento disparado do Bitcoin em Dezembro de 2017 não foi bem assim.



Porque as expectativas provavelmente estão infundadas

Um explosivo estudo realizado pela Universidade do Texas em Junho deste ano colocou em cheque a alta do preço do Bitcoin em 2017. O estudo mostrou que o crescimento meteórico foi manipulado, usando uma moeda chamada Tether (USDT), o equivalente ao dólar americano para as criptomoedas.
O estudo veio confirmar que o preço do Bitcoin em Dezembro não foi causado por um crescimento orgânico do volume de mercado, ou por interesse genuíno de investidores na moeda… e sim por manipulação. A pesquisa fez cair por terra o sentimento de que o Bitcoin tinha força e volume para “ir para a Lua” (do termo “to moon”, amplamente usado na comunidade cripto, que significa um aumento estratosférico do preço).

Por essa razão, a grande maioria das previsões de preço que estavam baseadas no aumento visto em Dezembro, hoje já não têm mais credibilidade. O jargão “2018 é o ano do Bitcoin” não tem mais base financeira para ser crível, e o volume de mercado e o preço despencaram desde então.




O preço do Bitcoin despencou quase 70% em 2 meses, e desde então tem tido dificuldades em se recuperar. (imagem: coinmarketcap.com)



A entrada do dinheiro institucional

Outro motivo que fazia as massas acreditarem numa possível explosão do preço do Bitcoin era a entrada de dinheiro institucional no mercado das criptomoedas.
Já no final de 2017, a bolsa CBOE (Chiago Board Options Exchange) abriu para negociações a modalidade Bitcoin Futures (Bitcoin Futuro), no qual você pode tentar “prever” o preço do Bitcoin em um futuro próximo, e fazer negociações de compra e venda baseadas em suas previsões. É uma modalidade amplamente utilizada por negócios multimilionários para especulação e/ou segurança de ativos.

Depois do início do Bitcoin Futures, que foi em Dezembro/17, o preço despencou.

A entrada dos “peixes-grandes” no mercado do Bitcoin veio como uma benção e uma maldição: enquanto muito capital foi introduzido e chamou a atenção das mídias de massa para a causa, ao mesmo tempo é dinheiro de investidores experienciados. É o que se chama de Smart Money (Dinheiro Inteligente). A Investopedia explica Dinheiro Inteligente como:
Quote
o capital que está sendo controlado por investidores institucionais, especialistas de mercado e outros profissionais da área financeira.

Em suma, é dinheiro de investidores com anos ou décadas de experiência, que sabem manipular mercado, são pacientes e não têm medo de arriscar.
É completamente diferente do mercado novato das criptomoedas, composto majoritariamente de pessoas comuns sem grande experiência em investimento. Uma pesquisa do site Fortune.com mostrou que mais da metade dos investidores de Bitcoin são jovens entre 18 e 34 anos que sonham com altos retornos. É um mercado novato e altamente manipulável.



2018 é o ano dos tokens e altcoins

Desde a criação do Bitcoin por Satoshi Nakamoto em 2009, inúmeras outras moedas digitais surgiram, baseadas em modificações de seu código fonte. Recentemente outra criptomoeda que ganhou imensa popularidade e hoje está em segundo lugar em valor de mercado no mundo é o Ethereum.



Ethereum é uma projeto criado em 2013 por Vitalik Buterin (imagem: google.com)

Ethereum é um plataforma criada na tecnologia blockchain, que possibilita desenvolvedores do mundo inteiro criarem aplicativos usando esta nova tecnologia.
O Ethereum tornou convencional a ideia dos tokens, que são “moedas digitais” cuja aplicação principal é serem usados como parte do ecossistema do próprio projeto, e não para especulação. É o que chamamos de token de utilidade.

Com a criação do Ethereum, o mundo viu florescer inúmeros projetos digitais e, com eles, seus próprios tokens de utilidade. Estes tokens fazem parte da economia interna do projeto, em que clientes precisam comprar tokens para adquirir os serviços ou produtos oferecidos.
Altcoins e tokens são alternativas no mercado das criptomoedas em relação ao Bitcoin. Tokens como o EOS hoje contam com um valor de mercado de mais de 6 bilhões de dólares. O final de 2017 e início de 2018 foi um período em que uma infinidade de ICOs surgiram (Initial Coin Offering, ou Oferta Inicial de Moeda), projetos buscando financiamento colaborativo em troca de tokens. E estes projetos estão prestes a lançar seus produtos viáveis entre Q3 e Q4 2018, e é um mercado hiper promissor, com uma grande possibilidade de crescimento.

O melhor de tudo é que a maioria do dinheiro institucional ainda está focado no Bitcoin para especulação, e há muita oportunidade de ganhos com altcoins e tokens. Não é raro ouvir relatos de projetos que hoje valem assustadores 294.000% a mais em relação ao preço inicial de oferta.




2018 é ano dos robôs de crypto-trading

O período das ICOs apresentou para o mundo projetos promissores de todos os tipos: de plataformas que querem regulamentar a venda de asteróides, a projetos que prometem retorno financeiro em plantação de bananas, a jogos de gatos digitais que movimentaram centenas de milhões de dólares.

Este período também veio com inúmeros desenvolvedores experientes entrando de cabeça no mundo das bolsas digitais, e as oportunidades de ouro dormentes ali. Por ser um mercado com alta volatilidade e relativamente baixo volume de mercado (em comparação com bolsas de valores reais), o mundo das criptomoedas está cheio de oportunidades como Arbitragem e Scalping.
Os chamados robôs de trading são programas de computador desenvolvidos para fazer todas as negociações automaticamente, sempre buscando a maior taxa de retorno com o menor risco, e requerendo um mínimo de intervenção humana. É o sonho de qualquer investidor normal, e é algo que hoje já é realidade.


Uma das plataformas de robô de trading já em funcionamento é o Arbitraging (link referência).


 
Arbitraging é um robô de trading de arbitragem que gera lucro diário com um mínimo de intervenção. (imagem: google.com)

O Arbitraging foi desenvolvido por um time experiente em oportunidades de arbitragem nas bolsas digitais, que criaram um algoritmo capaz de identificar estas oportunidades e pagar uma porcentagem diária de lucro baseado em seu investimento, algo em torno de 0.6% a 0.9% ao dia.
Com uma comunidade de mais de 7.000 inscritos no canal oficial Telegram, com uma rápida pesquisa você encontrará usuários compartilhando imagens de suas contas pessoais, com investidores de peso injetando centenas de milhares de dólares na plataforma e coletando lucros diários com o robô.
 

 
Contas pessoais de usuários do robô aBot. (imagem: canal oficial Arbitraging do Telegram)

Arbitraging finalizou o seu turno de ICO em Abril-2018, e o token ARB estava custando $0.50. Hoje o token está sendo negociado nas bolsas a $4.

Outra plataforma de robôs de trading mais conservadora é a Dropil (link referência).



Dropil é uma plataforma de robôs de investimento (imagem: google.com)

Dropil hoje é uma plataforma conhecida e já estabilizada no mundo cripto, gerando lucros em torno de 8% ao mês, com um site profissional e fácil de usar.
No momento de escrita deste artigo, a Dropil conta com mais de 87.000 usuários ativos, e um montante investido de $47.000.000,00 e crescendo.
Existe também uma infinidade de projetos e desenvolvedores independentes com robôs menores de trading, como o ArbitrageCT, DataTrading, Gimmer e vários outros.



2018 não será o ano do Bitcoin, mas isso não quer dizer que não será o ano das criptomoedas.

O mundo inteiro está focado no Bitcoin, mas investidores cripto já estão migrando para altcoins e tokens para ganhos muito maiores e visando plataformas promissoras de aplicações digitais… e também descobrindo o mundo milagroso dos robôs de trading.
Talvez seja muito tarde para você ser um dos sortudos que ficaram multimilionários com o crescimento do Bitcoin nos últimos anos. Mas o mercado das criptomoedas é muito maior do que parece, e existem oportunidade por todos os lados para grandes e pequenos investidores, desenvolvedores, agentes de marketing , designers e muito mais.

O mundo das criptomoedas ainda está engatinhando, e este é o momento certo para entrar neste mercado novo e promissor e aproveitar suas oportunidades de ouro.



Meu artigo no Linkedin: Porque 2018 não será o ano do Bitcoin
1714022879
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714022879

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714022879
Reply with quote  #2

1714022879
Report to moderator
"Bitcoin: the cutting edge of begging technology." -- Giraffe.BTC
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714022879
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714022879

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714022879
Reply with quote  #2

1714022879
Report to moderator
1714022879
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714022879

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714022879
Reply with quote  #2

1714022879
Report to moderator
1714022879
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714022879

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714022879
Reply with quote  #2

1714022879
Report to moderator
hiroshidw
Member
**
Offline Offline

Activity: 490
Merit: 38


View Profile
August 02, 2018, 11:18:30 AM
 #2

Parabéns pelo artigo, ainda não decidi se concordo com tudo, mas isto não tira os méritos do artigo, que é muito bom. Parabéns.
juarezweiss (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 13


View Profile WWW
August 02, 2018, 01:18:13 PM
 #3

Parabéns pelo artigo, ainda não decidi se concordo com tudo, mas isto não tira os méritos do artigo, que é muito bom. Parabéns.

Obrigado, hiroshidw.

Sim, acredito que tenham pontos que possam ser discutidos. Pode dizer o que você não concorda?
Komobit
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 161
Merit: 8


View Profile WWW
August 02, 2018, 01:34:00 PM
 #4

O texto realmente está bom

Dizer que 2018 será o ano de tokens e alts me faz lembrar que há uma correlação entre btc e demais, assim como das demais para o btc. Em que ponto alts subindo não elevam o btc tb? Logo, também seria, em certo grau, o ano do btc.

É uma dúvida pessoal mesmo, não que o artigo tenha deixado a desejar.

GFauth
Member
**
Offline Offline

Activity: 166
Merit: 17

Regional Manager TradingView Brasil


View Profile WWW
August 02, 2018, 02:46:10 PM
 #5

O texto realmente está bom

Dizer que 2018 será o ano de tokens e alts me faz lembrar que há uma correlação entre btc e demais, assim como das demais para o btc. Em que ponto alts subindo não elevam o btc tb? Logo, também seria, em certo grau, o ano do btc.

É uma dúvida pessoal mesmo, não que o artigo tenha deixado a desejar.



Ainda assim é relativo, se você olhar Abril na EOS, verá que por força própria valorizou enquanto o BTC estava em queda. Então há possibilidade de valorização "deslinkada" com o BTC.

lhvleao
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 128


View Profile
August 02, 2018, 04:13:51 PM
 #6

Belo artigo, leitura informativa, mas acredito eu que esse artigo seja do início do ano, e muitas das opções apresentadas não se realizaram até então e não vejo muita perspectiva para este ano. 2018 tá mais para um ano a ser esquecido pelo universo crypto  Tongue
Cazemiro
Member
**
Offline Offline

Activity: 252
Merit: 31


View Profile
August 02, 2018, 06:14:05 PM
 #7

Muito boa a leitura, alguns argumentos muito interessantes, mais acredito e muito no potencial das criptomoedas, o que esta faltando é apenas uma amadurecimento maior...
Felipinho
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 84
Merit: 1


View Profile
August 02, 2018, 06:33:47 PM
 #8

Incrível informação, tudo bem detalhado. Os regulamentos por parte das entidades econômicas e os governos fizeram que o preço não alcance máximos históricos como o ano passado, mas é certo que muitas pessoas já conhecem o cryptos e a adoção em massa é uma questão de tempo para que isso aconteça.
vit05
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 672
Merit: 526



View Profile
August 02, 2018, 06:35:20 PM
 #9

Texto muito bom. Bitcoin por si só não tem como criar um ecossistema. Talvez por isso existam tantas duvidas já que ele está longe de ser uma currency em qualquer lugar do planeta e tem muita volatividade pra ser considerado uma store of value. Mas ainda é o projeto mais sólido e confiável. Acho que falta essa confiabilidade nos outros projetos.
arthurbonora
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1078
Merit: 529


View Profile WWW
August 02, 2018, 07:03:01 PM
 #10

Muito bom, as vezes o ano de uma determinada coisa é considerada assim por um pico, exemplo o ano de 2017 pode ser considerado do bitcoin devido ao pico que teve, mas eu acredito que uma constante é melhor do que determinados picos com alta volatilidade.
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
August 03, 2018, 04:04:23 AM
 #11

Parabéns. Muito bom o texto.
Uma coisa que, de certa forma pode ser considerada positiva, é o fato de que estamos balanceando na zona de 7 a 8 mil USD desde o dumping, e tem se tornado uma zona segura. Embora muitos que compraram em dezembro (eu incluso) viram seu capital desmoronar, como moeda é bom seu valor oscilar menos.
ilss1
Member
**
Offline Offline

Activity: 266
Merit: 12


View Profile
August 03, 2018, 04:50:07 AM
 #12

Artigo muito foda, como você mesmo disse, todos estavam vendo entrada de altos players como algo extremamente positivo, mas no final acabou sendo o contrário, esse mercado se deixa levar por ruídos, e pela falta de capacidade técnica e psicológica, as pessoas seguem a manada, é incrível como isso se replica nas criptomoedas
 noticia/ruído --china baniu bitcoin, -4% de queda, hahahhahahah, ou a melhor de todas, -Índia baniu o bitcoin, -3%, quem é a índia mesmo? hahahha, complicado....

zaigar.io
juarezweiss (OP)
Member
**
Offline Offline

Activity: 308
Merit: 13


View Profile WWW
August 03, 2018, 08:06:52 AM
 #13

O texto realmente está bom

Dizer que 2018 será o ano de tokens e alts me faz lembrar que há uma correlação entre btc e demais, assim como das demais para o btc. Em que ponto alts subindo não elevam o btc tb? Logo, também seria, em certo grau, o ano do btc.

É uma dúvida pessoal mesmo, não que o artigo tenha deixado a desejar.

Eu concordo 100% com isso. Não quis citar neste artigo pois ia ser muito específico, mas realmente nós tivemos inúmeros exemplos esse ano que as movimentações do BTC levam tudo junto.
Claro que tem algumas exceções como citou o @GFAuth...

Ainda assim é relativo, se você olhar Abril na EOS, verá que por força própria valorizou enquanto o BTC estava em queda. Então há possibilidade de valorização "deslinkada" com o BTC.

... mas a esmagadora maioria das altcoins e tokens ainda sofrem sim com a alta volatilidade do BTC.


Incrível informação, tudo bem detalhado. Os regulamentos por parte das entidades econômicas e os governos fizeram que o preço não alcance máximos históricos como o ano passado, mas é certo que muitas pessoas já conhecem o cryptos e a adoção em massa é uma questão de tempo para que isso aconteça.

Concordo. Esse ano está sendo bem diferente de 2017, principalmente no quesito adoção. O sentimento sobre BTC mudou, parece que não temos ainda muito volume, mas todos os olhos estão voltados para BTC e criptomoedas. Acredito que a médio/longo prazo isso seja muito benéfico.


Parabéns. Muito bom o texto.
Uma coisa que, de certa forma pode ser considerada positiva, é o fato de que estamos balanceando na zona de 7 a 8 mil USD desde o dumping, e tem se tornado uma zona segura. Embora muitos que compraram em dezembro (eu incluso) viram seu capital desmoronar, como moeda é bom seu valor oscilar menos.

Com certeza. Eu não sou expert de TA, mas sigo grupos, e a maioria deles diz que o BTC está segurando a tendência bullish já há algumas semanas.
Dedos cruzados  Grin


Artigo muito foda, como você mesmo disse, todos estavam vendo entrada de altos players como algo extremamente positivo, mas no final acabou sendo o contrário, esse mercado se deixa levar por ruídos, e pela falta de capacidade técnica e psicológica, as pessoas seguem a manada, é incrível como isso se replica nas criptomoedas
 noticia/ruído --china baniu bitcoin, -4% de queda, hahahhahahah, ou a melhor de todas, -Índia baniu o bitcoin, -3%, quem é a índia mesmo? hahahha, complicado....

É exatamente o que o estudo da Fortune.com fala: o mercado ainda é novo, composto principalmente de gente jovem sonhando com lucros altos. Ainda tem muito campo pra amadurecimento.
saponetes
Member
**
Offline Offline

Activity: 420
Merit: 18


View Profile
August 03, 2018, 09:19:19 PM
 #14

Um excelente artigo e uma boa visão geral sobre o mundo do bitcoin e das ciptomoedas no geral. Le-se bem de uma ponta a outra com informação bastante relevante e de uma forma resumida.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!