Bitcoin Forum
April 26, 2024, 07:29:18 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Duas coisas que PRECISAM mudar: Pools & Exchanges  (Read 1216 times)
ThiagoCMC (OP)
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 1204
Merit: 1000

฿itcoin: Currency of Resistance!


View Profile
October 13, 2011, 04:15:21 PM
 #1

Caros,

 Primeiramente, os Bitcoins estão funcionando sem problemas... Apenas um pouco mais lento mas, estão funcionando como deveriam.

 Ninguém até hoje, conseguiu afetar tecnicamente o Bitcoin. O Projeto é muito forte! Então, escolhem alvos que estão em torno dos Bitcoins, e atacam sem dó! Mas causam apenas uma reorganização e até uma melhor distribuição da capacidade computacional da rede...


 O que vocês acham que deve ser feito com relação a:

 1- Centralização dos pools?

   Isso causa grandes problemas na rede, pois quando acontecem ataques DDoS aos maiores pools, cria-se um pânico e gera manutenção tanto nos pools, quanto nos garimpeiros...

   Será que teremos espécides de "pools descentralizados" no futuro?! Ou seja, pools realmente robustos, com alta capacidade de load-balance, fail-over, proteções contra DDoS, etc...? Ou isso é impossível?!

   Ou:

   Será que teremos pools que forneçam diferentes tipos de conectividade? Por exemplo, estou pensando em montar um pool no qual você poderá se conectar nele via: Internet normal, Internet protegida contra DDos, LAN2LAN, linha discada (direto para o pool), TOR, I2P, VPN, PTT (ponto-de-troca-de-tráfego)...?


 2- Centralização do mercado, especialmente do MtGox?

   Este é o pior de todos, do meu ponto de vista, pois o MtGox de fato, manipula todo o Mercado de Bitcoins, ele é a referência de preço do Bitcoin. Isso não pode continuar a ser assim. Como mudar isso!?

   Em contrapartida, este é mais simples de mudar tecnicamente, por exemplo, já existe uma solução, que é o Exchange P2P chamado Dark Exchange (https://en.bitcoin.it/wiki/Dark_Exchange), porém, é um software nada amigável...

   Eu até que gosto da idéia de exchanges, como o "Câmbio de Bitcoins", o "Mercado Bitcoin" e etc... Mas até que ponto isso é "bom" para os Bitcoins?! Eu prefiro tudo descentralizado, sempre! Pois a multidão no fim, é sábia... The Wisdom of Crowds!


Abx!
Thiago
1714159758
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714159758

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714159758
Reply with quote  #2

1714159758
Report to moderator
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714159758
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714159758

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714159758
Reply with quote  #2

1714159758
Report to moderator
1714159758
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714159758

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714159758
Reply with quote  #2

1714159758
Report to moderator
AssemblY
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 392
Merit: 100



View Profile
October 13, 2011, 05:03:17 PM
 #2

O que vocês acham que deve ser feito com relação a:

 1- Centralização dos pools?
 2- Centralização do mercado, especialmente do MtGox?


O que precisamos? Idéias! Como a de criar este tópico.

Acho que é assim que nascem e acontecem as mudanças revolucionárias.

Precisamos juntar nossas forças de todas as formas, e buscar soluções alternativas, e nada melhor que um tópico pra isso.

O monopólio tem que acabar.
nmat
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 602
Merit: 501


View Profile
October 13, 2011, 10:55:02 PM
 #3

Não usem o MtGox. Mesmo que as moedas demorem mais a vender noutros mercados é sempre preferível a usar MtGox.
Não usem Deepbit. Há outras pools igualmente boas. É verdade que a Deepbit tem um uptime imbatível, mas usem várias pools de fallback e vai dar ao mesmo.

Acho que a centralização dos mercados é pior e só pode ser combatida mudando a mentalidade das pessoas.
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
October 15, 2011, 03:50:45 PM
 #4

A questão 1 não me incomoda.

A questão 2 sim, me perturba, mas não é pelo fato de haver uma grande casa de câmbio maior que todas as outras e que praticamente guia o preço, mas sim pelas ações que o MtGox vem tomando.

Eu não tenho gostado nem um pouco dessa história de bloquearem as contas de todo mundo, aleatoriamente e em massa, e exigirem documentação para liberar. Na melhor das hipóteses, eles estão sem dinheiro em caixa como alguns andam especulando, e estão usando essa manobra pra comprar tempo. Isso já seria ruim. Mas pode ser bem pior... eles basicamente estão criando um cadastro centralizado das identidades da maioria dos usuários de bitcoins. A mera existência desse cadastro já é algo péssimo. E o que diabos eles pretendem fazer com essas informações?

O único conselho que posso dar: fique longe do MtGox, não submeta seus documentos a eles em hipótese alguma.
EhVedadoOAnonimato
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 630
Merit: 500



View Profile
October 15, 2011, 04:15:20 PM
 #5

   Será que teremos pools que forneçam diferentes tipos de conectividade? Por exemplo, estou pensando em montar um pool no qual você poderá se conectar nele via: Internet normal, Internet protegida contra DDos, LAN2LAN, linha discada (direto para o pool), TOR, I2P, VPN, PTT (ponto-de-troca-de-tráfego)...?

O que seria "Internet protegida contra DDos"? Sei que certos ISPs vendem o serviço de proteção, mas isso significa apenas que o ISP tem uma banda do caralho e alguns mecanismos pra tentar identificar ataques e não repassá-los aos seus clientes.
Do resto, acho que apenas linha discada poderia realmente proteger contra DDos, porque uma ligação telefônica "monopoliza" um canal com certa capacidade*. Mas isso provavelmente seria muito caro pro pool e não escalaria, pois ele teria que manter o equivalente a uma linha telefônica por cliente...

* Era assim no passado, nem sei se é verdade hoje com linhas telefônicas digitais...

   Em contrapartida, este é mais simples de mudar tecnicamente, por exemplo, já existe uma solução, que é o Exchange P2P chamado Dark Exchange (https://en.bitcoin.it/wiki/Dark_Exchange), porém, é um software nada amigável...

Se me lembro bem, esse programa era apenas um programa desktop p2p pra fazer OTC, não? Como o bitmarket.eu funciona... o problema desses câmbios OTC é que, além de serem perigosos (chance de ser roubado), eles também não escalam. Imagina que você mantém uma empresa que precisa converter diariamente volumes consideráveis de bitcoins. Você não pode se dar ao luxo de encontrar dezenas ou centenas de indivíduos por dia para negociar, verificar a credibilidade deles etc. Acaba saindo muito mais caro que as taxas de cartão de crédito.
Casas de câmbio que fazem o papel de intermediário são mais confiáveis e práticas... OTC é bom pra indivíduos que fazem poucas transações, pra quem faz muito, complica. OTC também pode ser bom pra manter o anonimato.
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!