Caros,
Primeiramente, os Bitcoins estão funcionando sem problemas... Apenas um pouco mais lento mas, estão funcionando como deveriam.
Ninguém até hoje, conseguiu afetar tecnicamente o Bitcoin. O Projeto é muito forte! Então, escolhem alvos que estão em torno dos Bitcoins, e atacam sem dó! Mas causam apenas uma reorganização e até uma melhor distribuição da capacidade computacional da rede...
O que vocês acham que deve ser feito com relação a:
1- Centralização dos pools?
Isso causa grandes problemas na rede, pois quando acontecem ataques DDoS aos maiores pools, cria-se um pânico e gera manutenção tanto nos pools, quanto nos garimpeiros...
Será que teremos espécides de "pools descentralizados" no futuro?! Ou seja, pools realmente robustos, com alta capacidade de load-balance, fail-over, proteções contra DDoS, etc...? Ou isso é impossível?!
Ou:
Será que teremos pools que forneçam diferentes tipos de conectividade? Por exemplo, estou pensando em montar um pool no qual você poderá se conectar nele via: Internet normal, Internet protegida contra DDos, LAN2LAN, linha discada (direto para o pool), TOR, I2P, VPN, PTT (ponto-de-troca-de-tráfego)...?
2- Centralização do mercado, especialmente do MtGox?
Este é o pior de todos, do meu ponto de vista, pois o MtGox de fato, manipula todo o Mercado de Bitcoins, ele é a referência de preço do Bitcoin. Isso não pode continuar a ser assim. Como mudar isso!?
Em contrapartida, este é mais simples de mudar tecnicamente, por exemplo, já existe uma solução, que é o Exchange P2P chamado Dark Exchange (
https://en.bitcoin.it/wiki/Dark_Exchange), porém, é um software nada amigável...
Eu até que gosto da idéia de exchanges, como o "Câmbio de Bitcoins", o "Mercado Bitcoin" e etc... Mas até que ponto isso é "bom" para os Bitcoins?! Eu prefiro tudo descentralizado, sempre! Pois a multidão no fim, é sábia... The Wisdom of Crowds!
Abx!
Thiago