Criptografia assimétrica, é um conceito básico e fundamental nas criptos que pra gente parece fácil, mas tenta explicar para uma pessoa leiga como isso funciona.
Faço analogia aqui à adoção dos certificados digitais no Brasil.
No caso das NFe o micro-empresário só mudou do papel pro eletrônico porque foi obrigado pelo governo, não porque ele sabe como funciona e confia no novo método.
Tanto que a maioria esmagadora dá muito mais valor à Danfe do que ao arquivo XML assinado.
Além disso, para dar mais praticidade e uso a um recurso que já temos aqui na empresa, estou tentando sem sucesso convencer alguns departamentos a utilizar o certificado digital para assinar documentos ao invés do tradicional método de assinar em papel, autenticar em cartório, mandar por correios, esperar contra-parte assinar, reconhecer e devolver segunda-via.
Ninguém confia ainda porque não sabem como funciona a Criptografia assimétrica e a segurança que ela provê.
Então no cenário das criptomoedas, podem ter certeza que vai demorar para que haja a confiança da massa nele como um meio de pagamento mais seguro do que o do banco e seu gerente.
Assino embaixo, a galera ainda nem sabe sobre a criptografia, mas mesmo assim ela já está inserida no nosso dia a dia. É um processo longo, mas o ganho que temos tanto de tempo quanto de recursos e incomparável. O que nos falta é mudar a mentalidade da massa e fazê-las deixar de lado a antiga burocracia. Sempre lembro de quando o pessoal evitava utilizar internet banking e preferia ir à agência para fazer suas transações. Hoje em dia, as transações online já quase que tomaram completamente o mercado. E btw, o simples fato de acessar o Internet Banking já é um uso da nossa criptografia assimétrica