Para aqueles que ainda não sabem o que é a lightning network:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=1968479.0 A Eclair permite o uso da LN por meio de um app sem a necessidade de um full node, e por causa disso ela ainda tem certas desvantagens por enquanto, a principal delas seria o fato de você não conseguir receber pagamentos com ela. (canais unidirecionais).
Sobre as aplicações para desktop existentes, nenhuma delas permite que faça o uso dela sem um full node local configurado, o que é um grande obstáculo, principalmente em aplicativos móveis.
* Com o desenvolvimento dessas wallets, é de se esperar que essas limitações disapareçam, igual as lightweight wallets atuais (como o Electrum) em relação aos full node wallets.
Depois de alguns testes na versão testnet do aplicativo deles, resolvi testar ela fazendo compras de verdade na mainnet, e aqui estão os resultados:
Antes de começar, o uso da LN na mainnet não é recomendada a ninguém por enquanto, faça por sua conta e riscoConfiguração inicial e a abertura de um canal de pagamento Criar uma carteira e enviar bitcoins foi igual a qualquer outra carteira, você precisa gerar e guardar a seed e depois configurar uma senha PIN para proteger ela, depois é só enviar bitcoins para o endereço fornecido.
Agora a parte da abertura do canal é algo que deve ser feita cuidadosamente, no app você tem a opção de criar um canal com o nó do ACINQ (desenvolvedores do Eclair wallet) ou conectar com um nó de sua escolha (você precisa copiar e colar a identificação do nó, que tem formato chave_pública@ip:porta).
Agora algo importante nessa escolha do nó é lembrar-se de que o dinheiro do seu pagamento chegará até o destinatário por meio das conexões dos nós conectados a você, então se você se conecta só a um nó não confiável que fica offline facilmente, você terá riscos de não conseguir enviar o dinheiro na hora de fazer o pagamento.
Para testar eu enviei apenas 0.003 BTC para a wallet, e sem esperar que ela a confirmação dela já fui criando a transação de abertura de canal com o nó do ACINQ (obrigado por permitir esses tipos de mágicas acontecerem Segwit). Acabei decidindo em usar todos os meus fundos nela (0.0029, deixei um resto na carteira para pagar a transação e deixar um número melhor dentro do canal), acabei usando os 3 sat/byte recomendado por eles, gasto de
528 satoshis por enquanto.
Fazendo o primeiro pagamento A partir de agora, as fees pagas nas transações seriam apenas as fees cobradas pelos nós no caminho do meu nó para o nó do destinatário, e por enquanto uma grande parte dos nós não está cobrando nada para fazer esse roteamento, e quando cobra geralmente é algo representativo como 3 sat/transação (a transação não vai passar por mais que 5 nós na rede atual).
Irei criar um review de alguns serviços que aceitam a LN nos comentários, para fazer os pagamentos a opção de QRCode funciona bem.
Para fazer o primeiro teste quis utilizar o serviço do Bitrefill, que faz recargas de celular (vários países) e vende gift cards,
indiretamente já é possível comprar na Amazon utilizando a LN, testei com uma recarga de 8 reais em um número antigo que eu tinha.
Ao fazer o pagamente a transação, que era para ser instantânea, simplesmente travou no estado de "Pending" na wallet, e o que aconteceu foi justamente o que avisei sobre, o nó da ACINQ simplesmente resolveu dar uma parada quando eu estava fazendo o pagamento, por sorte depois de 2 horas a transação foi rejeitada pela rede e não perdi nada. Resolvi fazer a minha segunda tentativa.
Na minha segunda tentativa eu resolvi abandonar o nó da ACINQ (vingança ou prevenção, o que você achar melhor), e conectei ao nó da SatoshiLabs ("dono" da Trezor, é fácil achar a identificação do nó deles na internet). Acabei gastando uma transação para fechar o canal anterior (
-510 sat em fees) e outra para abrir o novo canal (
-810 sat em fees, por juntar duas inputs na transação ficou mais caro que a abertura do primeiro canal).
Fiz a segunda tentativa, e foi aprovada em segundos no celular, mas dessa vez quem quis dar problema foi a Bitrefill, que chegou a reconhecer a transação mas disse que os fundos não chegaram a eles (?), por sorte novamente, eles já contavam com um sistema pronto para enviar os fundos de volta (sem LN dessa vez).
Persistente, fiz uma terceira tentativa, novamente o mesmo erro, parei por aqui (
- ~9 satoshis nas duas transações).
Resolvi testar outro serviço então, o
SatoshiTweet, que cobra para você criar um tweet na conta deles. Gerei o QRCode de pagamento de novo e enviei o dinheiro, dessa vez aceito de primeira e imediatamente, gastando apenas
1210 satoshis + 1,122 satoshis em taxa para o roteamento da transação (<1 sat para quem ficou confuso com a vírgula):
Para o post não ficar extenso demais, vou colocar outras reviews abaixo (até porque ainda estou fazendo).
Conclusão Fazendo as contas, numa situação ideal eu teria gastado apenas os primeiros
528 satoshis na abertura do primeiro canal, e os 1221 satoshi da compra feita, e considerando que não fechei o canal, a partir da segunda compra o total de taxas gastos já seriam quase a metade do que usando transações on-chain.
Agora considerando uma situação real, como a minha (
3068 satoshis por uma compra), você poderia facilmente perder todos os seus fundos a qualquer hora, por isso ainda é difícil dizer que já podemos ter uma solução para o problema da escalabilidade do bitcoin, mas com certeza no futuro a LN vai dar uma boa ajuda na rede no futuro.
Estou começando a testar a lightning network com um full node em um servidor VPS, devo escrever sobre assim que estiver tudo funcionando e eu estiver com um tempo livre.
Tentarei