Bitcoin Forum
May 14, 2024, 02:18:58 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: Bitcoin e satélites  (Read 205 times)
fabiorem (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
September 13, 2018, 01:56:40 PM
 #1

Estou dando continuação aos posts no tópico sobre a Lightning Network.

Como vocês já sabem, a Blockstream possui satélites para uso da blockchain. Estes satélites, no entanto, só podem ser acessados por meio de um Raspberry Pi.

Eu acreditava que o acesso fosse direto com o satélite, pois a idéia da Blockstream seria levar o bitcoin à locais que não possuem internet. Mas como o usuário wilwxk apontou, ainda é necessário comunicação com a estação. Isso meio que anula o uso do satélite, já que é justamente por termos estações precárias e ineficientes que não temos uma internet de qualidade, seja à rádio ou por meio de cabeamento. Enquanto nos EUA já se fala em 5G, na maior parte do Brasil não temos nem mesmo 4G.

Alguém sabe se seria possível ter comunicação direta com satélites algum dia, sem a dependência de estações?

Quão avançada estaria a tecnologia, no tocante aos satélites?

Eu acredito que satélites serão uma solução para a falta de internet no terceiro mundo. Eu moro em São Paulo e a internet cai de tempos em tempos, geralmente quando chove, e ela é cabeada (da live tim). Seria muito mais prático se eu pudesse me conectar direto com um satélite.

A Blockstream, no entanto, só fornece estes satélites para uso da LN. Mas aí fica a pergunta: de que adianta ter acesso à blockchain, mas não ter acesso aos sites de compra, onde você gastaria seus bitcoins? Se faz necessário ter um acesso qualificado à internet, por meio de satélites, e sem dependência de estações terrestres. O ecosistema dependeria deste acesso. Eu também poderia querer rodar uma blockchain para outros tipos de dados, por exemplo, uma enciclopedia, ou um jogo, pois qualquer coisa pode ser armazenada numa blockchain e distribuída em formato P2P. Uma conexão via satélite seria muito útil, neste caso.
1715696338
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715696338

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715696338
Reply with quote  #2

1715696338
Report to moderator
You can see the statistics of your reports to moderators on the "Report to moderator" pages.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1715696338
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715696338

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715696338
Reply with quote  #2

1715696338
Report to moderator
1715696338
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1715696338

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1715696338
Reply with quote  #2

1715696338
Report to moderator
fabiofem
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 63
Merit: 0


View Profile
September 13, 2018, 03:04:14 PM
 #2

Muito interessante esse tópico! Realmente nunca tinha ouvido falar sobre isso, parece que as altcoins comeram bola! Pra variar tudo que roda próximo do bitcoin parece estar à frente!
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
September 13, 2018, 04:17:50 PM
 #3

Eu não sei se tô falando besteira, mas aqui na minha cidade já tem uma empresa que fornece internet via satélite. O que eu achei bem legal é que a internet chega até nas zonas mais afastadas, que nem celular pegam.
O que eu achei ruim foi o fato de que as conexões são bem precárias e extremamente caras (coisa de 1Mbps custar 200 reais por mês, mais ou menos).
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2408
Merit: 1149


☢️ alegotardo™️


View Profile
September 13, 2018, 04:35:01 PM
 #4

Eu não sei se tô falando besteira, mas aqui na minha cidade já tem uma empresa que fornece internet via satélite. O que eu achei bem legal é que a internet chega até nas zonas mais afastadas, que nem celular pegam.
O que eu achei ruim foi o fato de que as conexões são bem precárias e extremamente caras (coisa de 1Mbps custar 200 reais por mês, mais ou menos).
Exatamente...
Isso não é algo de outro mundo, porém é lento e caro.
O correios aqui de minha cidade (porte pequeno) utiliza conexão via satélite até hoje, e o sistema é uma porcaria (palavras de quem trabalha lá).
Em um empresa do grupo onde trabalho, conexão via satélite também é utilizada para controlar o consumo de energia da indústria (mercado livre de energia).
Na amazônia, soldados utilizam esse mesmo tipo de conexão em uma base remota no meio da mata para conseguir manter contato externo (fonte).

A tecnologia no Brasil existe e é até comum, mas está longe de ser aquilo que vemos nos filmes americanos

Mas se ainda assim alguém quiser comprar, tem equipamento à venda no ML:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-908806820-internet-via-satelite-para-area-rural-6-somente-sp-_JM

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
fabiorem (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
September 13, 2018, 05:57:16 PM
 #5

Eu não sei se tô falando besteira, mas aqui na minha cidade já tem uma empresa que fornece internet via satélite. O que eu achei bem legal é que a internet chega até nas zonas mais afastadas, que nem celular pegam.
O que eu achei ruim foi o fato de que as conexões são bem precárias e extremamente caras (coisa de 1Mbps custar 200 reais por mês, mais ou menos).


É caro e restrito porque usam estações terrestres, e aqui no Brasil é tudo muito precário. A demanda é muito maior do que a oferta, por isso é caro e ruim.

O que eu questionei é se seria possível, no futuro, nos conectar diretamente no satélite, sem precisar das estações. Você alugaria seu próprio satélite e se conectaria direto nele.
Malandro
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 2


View Profile
September 13, 2018, 08:05:50 PM
 #6

A Telebrás tem um projeto de internet via satélite pra todo o Brasil. Parece que tiveram uma vitória na justiça pro uso de um satélite pra esses fins.

Provável que já esteja em curso o projeto, mas sabem com é né, tudo que depende de uma estatal demora e é precário.
Malandro
Jr. Member
*
Offline Offline

Activity: 126
Merit: 2


View Profile
September 13, 2018, 08:12:17 PM
 #7

https://tecnoblog.net/251585/satelite-brasileiro-internet-para-todos/
trplzr
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 168


hello there


View Profile
September 13, 2018, 10:56:00 PM
 #8

Nossa, aqui no interior de SP nunca ouvi falar a respeito dessa tecnologia, o melhor que temos é fibra ( mas os planos nunca atendem a expectativas).

Quote
de que adianta ter acesso à blockchain, mas não ter acesso aos sites de compra, onde você gastaria seus bitcoins?
Acredito eu que o intuito seja dar condição de funcionamento pleno a rede da LN em si, mesmo a transação sendo feita através de uma conexão "local" ruim, a transferência e execução estaria assegurada pelo satélite.

fabiorem (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
September 14, 2018, 03:45:52 AM
 #9



Como sempre, sindicatos atrapalhando tudo...
DeltaX_Slayer
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 152


View Profile
September 14, 2018, 09:08:54 AM
 #10

Eu não sei se tô falando besteira, mas aqui na minha cidade já tem uma empresa que fornece internet via satélite. O que eu achei bem legal é que a internet chega até nas zonas mais afastadas, que nem celular pegam.
O que eu achei ruim foi o fato de que as conexões são bem precárias e extremamente caras (coisa de 1Mbps custar 200 reais por mês, mais ou menos).


É caro e restrito porque usam estações terrestres, e aqui no Brasil é tudo muito precário. A demanda é muito maior do que a oferta, por isso é caro e ruim.

O que eu questionei é se seria possível, no futuro, nos conectar diretamente no satélite, sem precisar das estações. Você alugaria seu próprio satélite e se conectaria direto nele.


Será que a demanda é maior que a oferta? Não vejo ninguém usando isso. Pelo menos onde moro, só esse meu primo da roça que tem kkkk
Silvio_Carlos_Junior
Member
**
Offline Offline

Activity: 148
Merit: 31


View Profile WWW
September 14, 2018, 10:50:17 AM
 #11

Sim, operação de internet via Satelite no Brasil existe e faz tempo, usando Banda Ka.
A Hughes começou uma operação recentemente e pelo que me consta, eles encontraram uma demanda maior que a esperada.
Sim, é um tipo de conexão cara por velocidade.

Mas vou estender essa tópico para a propagação da Blockchain, pensando em possibilidade de escalar o acesso.

O tamanho médio de uma transação é de uns 250KB, qualquer conexão com internet daria conta
Com blocos de 1~4MB, consigo imaginar tranquilamente o uso de internet via Satelite para propagar a rede, entretanto, suponho que a o 5G tem muito mais chances de escalar o acesso, pois será muito mais barato e eficiente que o LTE 4G.
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2380
Merit: 1407


View Profile
September 14, 2018, 02:33:28 PM
 #12

O maior problema da internet via satélite é causada pela distância entre o ponto de acesso e o satélite, essa distancia de ida e volta do trafego gera a latência...

Com a tecnologia em uso atual a latência média é de 500 ms, no futuro deve melhorar.
fabiorem (OP)
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1400
Merit: 347


View Profile
September 14, 2018, 08:03:22 PM
 #13

Será que a demanda é maior que a oferta? Não vejo ninguém usando isso. Pelo menos onde moro, só esse meu primo da roça que tem kkkk


Na verdade, eu estava apontando a demanda geral pela internet, independente da forma de transmissão.

Há muita demanda no país, mas poucas operadoras.
wilwxk
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 476
Merit: 314


View Profile
September 16, 2018, 03:06:21 AM
 #14

Sincronizar a sua blockchain usando o satélite não está de fato ajudando os outros, para ser um full node "útil" você precisa de algum meio de transmitir as informações da sua mempool, o que o satélite da Blockstream não faz por enquanto já que ele só transmite as informações. Seria extremamente caro (coloca caro nisso), criar hoje em dia algum satélite que receba as transações de todos os nós conectados, transmita essas informações para as outras mempools, e ainda ajude na sincronização inicial da blockchain como é feito atualmente, talvez nem seja viável por causa dos possíveis ataques de spam, que geralmente os nós conseguem bloquear, mas se você coloca isso no alcance global...
letowss
Member
**
Offline Offline

Activity: 224
Merit: 10


View Profile WWW
September 20, 2018, 03:24:58 PM
Last edit: September 23, 2018, 02:56:56 PM by letowss
 #15

A internet via satélite utiliza Banda Ka, Banda Ku e Banda C ou seja, é feita do cliente para o satélite e do satélite para o servidor. Enquanto os outros sistemas de acesso à internet exigem uma infraestrutura de rede terrestre, a conexão via satélite exige alguns equipamentos que converta o sinal da internet em dados que o computador possa interpretar (no caso necessita de dois modems, ao invés de um só) e uma antena que irá receber e enviar os sinais ao satélite, e aí já se cria uma grande dificuldade de mobilidade.
A Blockstream diz que que “fornece uma largura de banda adequada para manter o projeto de seu sistema", porém essa banda me parece que está está limitado a seu Sistema, limitando a liberdade de acesso a internet.
Adesão ao uso de internet via satélite não é muito comum por causa de seu altíssimo preço de infraestrutura e pelas interferências que sofre nas de transmissões de dados, prejudicando muito sua qualidade.
Ao meu ver estamos distantes para ver esse tipo de sistema em pleno uso funcional.
Fontes:
https://br.cointelegraph.com/news/bitcoin-in-space-blockchain-satellite-receives-first-transaction
https://www.tecmundo.com.br/roteador/1611-banda-larga-via-satelite.htm
Pumared
Sr. Member
****
Offline Offline

Activity: 1274
Merit: 392


BK8 - Most Trusted Gambling Platform


View Profile
September 21, 2018, 04:53:17 AM
 #16

Existe uma empresa de internet americana que usa satélites para distribuir a internet para os clientes. Lembro que ela veio para o brasil mas era bastante caro, por ser via satélite.

███████████████████████
████████████████████
██████████████████
████████████████████
███▀▀▀█████████████████
███▄▄▄█████████████████
██████████████████████
██████████████████████
███████████████████████
█████████████████████
███████████████████
███████████████
████████████████████████
███████████████████████████
███████████████████████████
███████████████████████████
█████████▀▀██▀██▀▀█████████
█████████████▄█████████████
███████████████████████
████████████████████████
████████████▄█▄█████████
████████▀▀███████████
██████████████████
▀███████████████████▀
▀███████████████▀
█████████████████████████
O F F I C I A L   P A R T N E R S
▬▬▬▬▬▬▬▬▬▬
ASTON VILLA FC
BURNLEY FC
BK8?█▀▀▀











█▄▄▄
.
PLAY NOW
▀▀▀█











▄▄▄█
okamuwf
Full Member
***
Online Online

Activity: 424
Merit: 131


Kamikaze9x9


View Profile
September 21, 2018, 01:11:33 PM
 #17

tem uma alt chamada Nexus que foi lancada em 2014 que desde o comeco tem planos para lancamento de satelites para acesso a blockchain

esta eh uma das que estou em hold

Spaced-Based Blockchain
As decentralized as blockchain technology strives to be, it nevertheless remains dependant on traditional infrastructure. By combining the decentralized blockchain software, satellite and ground based mesh networks, and a large team of passionate people, Nexus is focused on gaining a high degree of autonomy from external influences. By placing our own communication infrastructure in space, the network won’t be susceptible to government jurisdiction (similar to international waters).
Nexus is actively building relationships within the aerospace industry to allow for the hardware infrastructure to be compatible with its transaction system.


https://bitcointalk.org/index.php?topic=657601.0

trplzr
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 532
Merit: 168


hello there


View Profile
September 21, 2018, 07:51:21 PM
 #18

tem uma alt chamada Nexus que foi lancada em 2014 que desde o comeco tem planos para lancamento de satelites para acesso a blockchain

esta eh uma das que estou em hold

Spaced-Based Blockchain
As decentralized as blockchain technology strives to be, it nevertheless remains dependant on traditional infrastructure. By combining the decentralized blockchain software, satellite and ground based mesh networks, and a large team of passionate people, Nexus is focused on gaining a high degree of autonomy from external influences. By placing our own communication infrastructure in space, the network won’t be susceptible to government jurisdiction (similar to international waters).
Nexus is actively building relationships within the aerospace industry to allow for the hardware infrastructure to be compatible with its transaction system.


https://bitcointalk.org/index.php?topic=657601.0


Nossa, um pouco greed esse projeto não? Mas quem sou eu pra falar, estou holdando MANA a um tempão ^^' .Não estou surpreso com um projeto desses, hoje em dia só me surpreendo com algo que não virou ICO.

Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!