Pessoal, a maioria já deve saber que brainwallets não é uma das melhores formas mais seguras de proteger nossos bitcoins, por questão de senhas e usuário, primeiro porque se você colocar uma senha muito fraca será muito fácil da senha ser quebrada e roubarem os bitcoins e segundo, como é uma brainwallet você deverá memorizar essa senha, ou seja, com o passar do ano podemos esquecer se você não deixar anotado em nenhum lugar ou alguma dica de como lembrar, nesse momento existem maquinas com brute force tentando achar/advinhar várias senhas por segundo para poder achar alguma brain wallet com alguma senha muito fraca.
Você já teve brain wallet? conhece alguém que tem e foi roubado?
Não estou dizendo que brainwallet é inseguro, mas com senha fraca e não tiver uma boa memória aí sim é inseguro, o ideal para quem for fazer brain wallet é fazer um exercício mental pelo menos toda semana para nunca esquecer a senha.
Estou disposto a fazer um teste, pretendo criar uma brainwallet com senha fraca de propósito e depositar alguns satoshis lá dentro para ver enquanto tempo serei roubado, para deixar claro de uma vez por todas o cuidado necessário para quem for arriscar criar uma brainwallet. Postarei o resultado aqui assim que eu decidir a senha que vou criar.
Video do tiago salem sobre esse assunto:
O que são brainwallets e os riscos - base 2^6 - RmluYWwgZGEgZGVzY3JpY2Fv:
https://www.youtube.com/watch?v=YizC6XTvM9wBrainwallets?
Sequer deveriam ter dado um nome para essa "técnica", isso é um absurdo.
De que adianta termos desenvolvido a curva elíptica ECDSA para criptografar de maneira segura uma chave privada se o sujeito cria uma seed "óbvia" que pode ser pronunciada?
Eu confio mais na minha capacidade de esconder um papel do que de memorizar senhas longas.
Eu confio ainda mais na capacidade de não perder o meu aparelho celular (mesmo que seja um apenas para deixar em casa com a wallet instalada) pois tenho muito medo de tentar importar uma paperwallet e não funcionar.
Concordo, sobre paperwallet nem tenho o que dizer, pois não sou muito fã de paperwallet, bitcoin é software, acho que ter um sistema limpo instalado e o software da carteira atualizado já está de bom tamanho, agora se fosse uma quantia muito alta aí sim eu pensaria sobre paperwallets, mas na hora de imprimir é só você ter a certeza de que a chave foi imprimida certa, pois a chave privada sempre vai corresponder o endereço gerado ao lado do papel.
Eu usei muita paperwallet antes de comprar uma Nano S, pra valores pequenos mesmo e confesso que o medo na hora de importar a PrivateKey é real, mesmo tento o qrCode bem legível e a chave escrita em baixo.