Alguns dias atrás postei essa notícia:
[Alterbank] Conta digital e carteira de Bitcoin com VISA Contactless é lançadaApós algum tempo, o @vfrias idealizador do projeto me enviou um convite para testar.
Como já tem um pessoal testando, ao enviar o convite, ele já me avisou que alguns erros poderiam acontecer e qual era a solução deles. Assim, quando os erros apareceram eu já sabia como resolvê-los. Completei meu cadastro no APP e enviei os documentos necessários (sim, exigem KYC, mas é um processo padrão pra empresas deste tipo).
No outro dia minha conta foi aprovada e o cartão enviado. Na terça-feira 30/07, o mesmo chegou na minha casa. O processo de ativação foi tranquilo, bastando digitar os dados do cartão. A partir daí, já pude usar o cartão.
A princípio, coloquei um valor baixo que estava sobrando na Mycellium. Acabou que foi em um momento que uns 5 blocos foram confirmados em uns 10 minutos, então nem vi quantos blocos gastou pra aparecer, foi bem rápido. Como podem ver, o saldo em BTC e a conversão em reais no momento já aparecem no APP.
Neste momente, fiz a cotação no cointradermonitor, de onde eles tiram a cotação para a conversão. O resultado foi o seguinte:
Cerca de 1% de diferença, o que considero justo considerando as taxas das exchanges brasileiras.
Até o momento eu estava achando que eu poderia utilizar sem converter pra reais antes, que na hora da compra o valor iria ser convertido automaticamente, semelhante ao cartão XAPO. No entanto, a forma de trabalho do Alterbank é diferente, você precisa converter o valor que deseja e ter saldo em reais antes de fazer a compra.
Fui então fazer a conversão, o problema é que o valor mínimo para a conversão é de 0,001 BTC
Tive então que depositar um pouco mais de BTC na plataforma. O valor estava disponível rapidamente. A tela de conversão é a seguinte:
Como podem ver, a cotação é guardada por 5 minutos, tempo mais que necessário para efetuar a conversão. Depois de ficar com saldo em reais, efetuei uma compra e ocorreu tudo sem problemas. O cartão funciona na função crédito, então é fácil realizar compras online e utilizar em apps como iFood, Uber e outros.
Ponderações:
1) Como todo aplicativo em fase Beta, alguns erros podem ocorrer, mas o Vinicius aka @vfrias sempre responde prontamente no grupo dos Beta testers e se ainda não tem solução eles providenciam via atualização.
2) Várias sugestões para melhorar a experiência dos usuários estão sendo feitas pelo pessoal que está testando e a equipe do Alterbank está colocando no roadmap deles, ponto positivo.
3) Um ponto negativo, na minha opinião, é o fato de eu ter que ter o saldo em reais e não ser possível a conversão ser efetuada no momento da compra de modo automático pelo Alterbank. Mesmo que tivesse um valor mínimo para isso, seria uma opção interessante. Mas é legal poder manter o saldo em Bitcoin e poder converter a hora que quiser.
4) Opções como recarga, pagamento de boletos e adicionar saldo em reais já aparecem no APP, mas não estão disponíveis ainda.
5) No geral fiquei bem satisfeito com a experiência. Obrigado ao pessoal do Alterbank pelo convite.