Bitcoin Forum
April 26, 2024, 11:04:20 AM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: [1]
  Print  
Author Topic: O que é a Lightning Network, para que serve e como funciona?  (Read 203 times)
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1148
Merit: 613


Press F for Leo


View Profile WWW
September 20, 2019, 04:04:38 PM
Last edit: September 21, 2019, 03:41:19 PM by Forsyth Jones
Merited by Paredao (2), bitmover (2), sabotag3x (1)
 #1

Boa tarde pessoal, para dar uma animada e movimentada no fórum, resolvi traduzir este artigo postado pela Bleutrade, espero que gostem e se tiverem dúvidas e/ou comentários a acrescentar que você julga ser importante, não se esqueça de aquecer este thread...

Rede Lightning. Velocidade e escalabilidade são dois pontos que, naturalmente, se tornam essenciais para as criptomoedas. Especialmente para usuários que usam a rede Bitcoin. Hoje, falaremos sobre um recurso que é muito importante para esse movimento: a Lightning Network.

Quando se trata de limitações da rede bitcoin, uma é mais prevalente que as outras. Em relação a sua capacidade de realizar transações por segundo, há uma série de discussões e temas que propomos na procura de alternativas para lidar com esta questão, a Lightning Network.

A fato é que Blockchain e Bitcoin ganharam terreno na área da Criptomoedas. Agora, eles são altamente valorizados para fornecer grandes medidas para seus usuários, bem como proporcionar um cenário de descentralização.

No entanto, os anos estão passando e a questão de sua lenta velocidade de processamento de transações é cada vez mais forte nesse contexto.

Como fazer mudanças drásticas está fora de cogitação e como a rede Bitcoin está em funcionamento há mais de 10 anos e está funcionando bem, a solução é procurar alternativas como a Lightning Network. Vamos falar mais sobre o tópico neste post. Continue seguindo!

No artigo a seguir, você saberá mais sobre:

O que é a Lightning Network?
Exemplo de operação
Como a Lightning Network funciona?
Preparação de uma carteira com várias assinaturas
Realização das transações
Finalizando as transações
Quais são as vantagens de usar a Lightning Network?
Transações quase instantâneas
Acessibilidade ao processamento de micropagamentos
Redução de congestionamento de Bitcoin Blockchain

 

O QUE É A REDE DE RELÂMPAGO?

A Lightning Network (LN) é uma ferramenta poderosa que fornece suporte para transações de Bitcoin. A fato é, no cenário mencionado acima, onde a velocidade para colocar transações na fila da mempool da rede tornou-se um gargalo. Isso fazia pequenas transações com valores muito baixos aumentar bastante a taxa de transação, congestionando a rede bitcoin.

Portanto, para executar estas microtransações, há a Lightning Network, que nada mais é do que uma rede que opera fora da rede bitcoin, mas com a vantagem de aproveitar a segurança da rede bitcoin.

A ideia da LN é trazer a possibilidade de abrir canais de negociação com mais velocidade e menor custo.

EXEMPLO DE SEU FUNCIONAMENTO

Para entender como essa solução se encaixa quando pequenas transações são necessárias entre dois usuários, preparamos um exemplo: Vamos assumir que uma pizzaria aceita pagamento em Bitcoin e, então, decidimos que faremos um pedido e pagaremos as pizzas com a Bitcoin.

Como o pagamento da pizza não será um valor nada fora do comum (é uma microtransação). Podemos abrir um canal na rede LN para pagar por cada pizza que pedirmos durante a semana. Assim, cada pagamento será enviado da nossa conta de usuário para a conta da pizzaria, ou seja, de uma carteira para outra.

Quando ambas as partes (a pizzaria e o comprador) decidem que esta conta está fechada, fechamos este canal no LN e processamos o valor final no Blockchain. Fácil né?

 

COMO FUNCIONA A LIGHTNING NETWORK?

Agora que você entende melhor o que é a Lightning Network e conhece sua utilidade. Vamos nos aprofundar um pouco mais nos detalhes de sua operação. Para fazer isso, preparamos uma pequena explicação passo a passo para que você possa visualizar como esse processo funciona. Veja abaixo:

 

PREPARAÇÃO DE UMA CARTEIRA MULTI-ASSINATURA

Primeiro, entramos em uma fase de preparação, na qual os dois usuários que desejam usar a Lightning Network para conduzir suas transações criam uma carteira com várias assinaturas .

Essa carteira é muito semelhante às carteiras de criptomoeda normais . A única diferença é que eles precisam de mais de uma assinatura para concluir uma transação. Em outras palavras, ambas as partes devem validar cada transação realizada.

A ideia é que essa carteira seja usada para armazenar os Bitcoin que são baixados. Seu endereço é salvo na rede Criptomoeda Blockchain , preparando o canal de pagamento.

REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES

Depois que essa carteira é criada, as dois proprietários do canal (Os dois usuários) podem realizar suas transações sem ter que "avisar" a rede de que está acontecendo as transações.

Na prática, a cada transação realizada, ocorre a autorização de ambas as partes, registrando-se no sistema Lightning Network. Este processo é feito quase instanta neo usly, um longo com o sec urity Blockchain oferece para o Bitcoin rede.

FINALIZANDO AS OPERAÇÕES

Quando as transações são finalizadas, ou seja, quando os proprietários da carteira do LN decidem que a conta acabou, esse canal pode ser fechado . Depois disso, a rede principal do Bitcoin registra o saldo final.

Um dos pontos interessantes que a Lightning Network oferece é que você não precisa necessariamente criar um canal direto na rede para realizar esse tipo de operação.

Esteja ciente de que você pode enviar pagamentos por meio de canais de pessoas com os quais os usuários já estão conectados. Portanto, nesse caso, a rede encontra a rota mais curta e cria esse caminho para otimizar esse processo.

É importante observar que tudo isso é possível apenas porque a rede bitcoin fornece um ambiente muito seguro, graças ao seu acúmulo de POW. E LN foi criado para operar somente em microtransações que, pela sua natureza, implicam um risco muito menor. Para transações maiores, não é recomendável usar esse método.

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DE USAR A LIGHTNING NETWORK?

Para concluir o post, apresentaremos algumas das vantagens da Lightning Network. Vamos supor que você já saiba como funciona para destacar alguns dos seus recursos que mostram por que essa ferramenta é tão vital.

TRANSAÇÕES QUASE INSTANTÂNEAS

A primeira vantagem é bastante óbvia: fazer transações entre moedas, especialmente o Bitcoin, instantâneo. Você se lembra que falamos sobre o desafio da escalabilidade na introdução? É isso aí!

A LN está aqui para ajudar com esse problema, tornando esse gargalo muito menor do que era antes. Veja o exemplo que fornecemos nos tópicos anteriores. Imagine se você tivesse que esperar por muito longo tempo no Bitcoin rede para processar o pagamento de uma pizza. Provavelmente estaria frio quando sua autorização fosse confirmada! Adendo: Você não precisa obrigar o cliente a esperar 1° conf já que 99% das transações, uma vez na rede sempre são confirmadas, principalmente se não for um valor tão relevante!

Então, devemos reforçar aqui que com a Lightning Network é possível iniciar e executar transações muito rápidas para que eles aconteçam quase que imediatamente.

ACESSIBILIDADE AO PROCESSAMENTO DE MICROPAGAMENTO

Outra vantagem é que, com o LN, a possibilidade de realizar micropagamentos é muito mais real do que antes, eliminando quaisquer barreiras existentes a essas transações com Bitcoin e outras criptomoedas.

Pode parecer apenas um pequeno detalhe, mas traz muito mais acessibilidade. Incentivando novos usuários a ingressar na rede Bitcoin. Afinal, a facilidade da Lightning Network reforça a ideia de que a adoção do Bitcoin como forma de pagamento não é de todo difícil.

Quer você goste ou não, isso ajuda muito na divulgação desse mercado, além de ajudar a atrair mais pessoas para a rede. E isso os faz entender melhor o que é o movimento da liberdade que o Bitcoin e as moedas alternativas proporcionam.

Sabemos que quando as pessoas aderem ao Bitcoin como modelo de moeda. Eles estão dando um passo para se tornarem ainda mais empoderados e livres para controlar seu dinheiro.

REDUÇÃO DE CONGESTÃO DE BITCOIN BLOCKCHAIN

Por fim, uma vantagem técnica da Lightning Network que contribui muito para a operação da rede Bitcoin, bem como o bom uso do seu Blockchain: a redução do congestionamento da rede.

Quando o Bitcoin surgiu, não havia muitos problemas relacionados a muitas transações em sua fila de processamento. Hoje, esse cenário mudou, trazendo esta questão como um grande gargalo que precisa ser resolvido.

Não é de admirar que alguns processos do Fork e a criação de novas criptomoedas já tenham ocorrido com a intenção de melhorar a velocidade do processamento de transações e o descongestionamento da rede. Portanto, houve fortes mudanças nos últimos 10 anos de Bitcoin e em outras criptomoedas.

A LN desempenha um papel importante neste contexto, uma vez que traz a capacidade de processar transações pequenas fora da rede principal do Bitcoin. Isso está fornecendo um “alívio” para a própria rede, que pode priorizar o processamento de transações maiores e ficar menos congestionado do que normalmente é.

Esperamos que, após este artigo, você tenha uma ideia melhor do que é a Lightning Network, como ela funciona e quais benefícios e avanços na sua rede oferece para o ecossistema Bitcoin. Então não deixe de continuar estudando!

fonte> https://blog.bleutrade.com/lightning-network/

Traduzido e adaptado por: Forsyth Jones (antigo #BitcoinCore)

Para se aprofundar mais sobre a Lightning Network: https://bitcointalk.org/index.php?topic=1968479

.
 airbet 
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
 .

▄████▄▄▄██████▄
███████████████
███████████████
███████▀▀▀▀████
██████████████
▀███▀███████▄██
██████████▄███
██████████████
███████████████
███████████████
██████████████
█████▐████████
██████▀███████▀
▄███████████████▄
████████████████
█░██████████████
████████████████
████████████████
█████████████████
█████████████████
███████░█░███████
████████████████
█████████████████
██████████████░█
████████████████
▀███████████████▀
.
.
.
.
██▄▄▄
████████▄▄
██████▀▀████▄
██████▄░░████▄
██████████████
████████░░▀███▌
░████████▄▄████
██████████████▌
███░░░█████████
█████████░░░██▀
░░░███████████▀
██████░░░██▀
░░▀▀███▀

   
|.
....
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
.
 PLAY NOW 
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714129460
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714129460

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714129460
Reply with quote  #2

1714129460
Report to moderator
Paredao
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3304
Merit: 1617


★Bitvest.io★ Play Plinko or Invest!


View Profile
September 21, 2019, 04:37:08 AM
 #2

Gostei da sua postagem. Bem explicativa e tirou muitas das minhas duvidas a respeito da Lightning Network. Vai ganhar uma meritada pelo artigo. Mereceu.  Wink



.
.BIG WINNER!.
[15.00000000 BTC]


▄████████████████████▄
██████████████████████
██████████▀▀██████████
█████████░░░░█████████
██████████▄▄██████████
███████▀▀████▀▀███████
██████░░░░██░░░░██████
███████▄▄████▄▄███████
████▀▀████▀▀████▀▀████
███░░░░██░░░░██░░░░███
████▄▄████▄▄████▄▄████
██████████████████████

▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
██████████████████████
█████▀▀█▀▀▀▀▀▀██▀▀████
█████░░░░░░░░░░░░░████
█████░░░░░░░░░░░░▄████
█████░░▄███▄░░░░██████
█████▄▄███▀░░░░▄██████
█████████░░░░░░███████
████████░░░░░░░███████
███████░░░░░░░░███████
███████▄▄▄▄▄▄▄▄███████

██████████████████████
▀████████████████████▀
▄████████████████████▄
███████████████▀▀▀▀▀▀▀
███████████▀▀▄▄█░░░░░█
█████████▀░░█████░░░░█
███████▀░░░░░████▀░░░▀
██████░░░░░░░░▀▄▄█████
█████░▄░░░░░▄██████▀▀█
████░████▄░███████░░░░
███░█████░█████████░░█
███░░░▀█░██████████░░█
███░░░░░░████▀▀██▀░░░░
███░░░░░░███░░░░░░░░░░

██░▄▄▄▄░████▄▄██▄░░░░
████████████▀▀▀▀▀▀▀██
█████████████░█▀▀▀█░███
██████████▀▀░█▀░░░▀█░▀▀
███████▀░▄▄█░█░░░░░█░█▄
████▀░▄▄████░▀█░░░█▀░██
███░▄████▀▀░▄░▀█░█▀░▄░▀
█▀░███▀▀▀░░███░▀█▀░███░
▀░███▀░░░░░████▄░▄████░
░███▀░░░░░░░█████████░░
░███░░░░░░░░░███████░░░
███▀░██░░░░░░▀░▄▄▄░▀░░░
███░██████▄▄░▄█████▄░▄▄

██░████████░███████░█
▄████████████████████▄
████████▀▀░░░▀▀███████
███▀▀░░░░░▄▄▄░░░░▀▀▀██
██░▀▀▄▄░░░▀▀▀░░░▄▄▀▀██
██░▄▄░░▀▀▄▄░▄▄▀▀░░░░██
██░▀▀░░░░░░█░░░░░██░██
██░░░▄▄░░░░█░██░░░░░██
██░░░▀▀░░░░█░░░░░░░░██
██░░░░░▄▄░░█░░░░░██░██
██▄░░░░▀▀░░█░██░░░░░██
█████▄▄░░░░█░░░░▄▄████
█████████▄▄█▄▄████████

▀████████████████████▀




Rainbot
Daily Quests
Faucet
alexrossi
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 3724
Merit: 1739


Join the world-leading crypto sportsbook NOW!


View Profile
September 21, 2019, 07:53:37 PM
 #3

Nao tenho merits porem o seu post è de parabens, vai ajudar quem nao conhece ingles e quer saber mais sobre os payment channels

  ▄▄███████▄███████▄▄▄
 █████████████
▀▀▀▀▀▀████▄▄
███████████████
       ▀▀███▄
███████████████
          ▀███
 █████████████
             ███
███████████▀▀               ███
███                         ███
███                         ███
 ███                       ███
  ███▄                   ▄███
   ▀███▄▄             ▄▄███▀
     ▀▀████▄▄▄▄▄▄▄▄▄████▀▀
         ▀▀▀███████▀▀▀
░░░████▄▄▄▄
░▄▄░
▄▄███████▄▀█████▄▄
██▄████▌▐█▌█████▄██
████▀▄▄▄▌███░▄▄▄▀████
██████▄▄▄█▄▄▄██████
█░███████░▐█▌░███████░█
▀▀██▀░██░▐█▌░██░▀██▀▀
▄▄▄░█▀░█░██░▐█▌░██░█░▀█░▄▄▄
██▀░░░░▀██░▐█▌░██▀░░░░▀██
▀██
█████▄███▀▀██▀▀███▄███████▀
▀███████████████████████▀
▀▀▀▀███████████▀▀▀▀
▄▄██████▄▄
▀█▀
█  █▀█▀
  ▄█  ██  █▄  ▄
█ ▄█ █▀█▄▄█▀█ █▄ █
▀▄█ █ ███▄▄▄▄███ █ █▄▀
▀▀ █    ▄▄▄▄    █ ▀▀
   ██████   █
█     ▀▀     █
▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄▀▄
▄ ██████▀▀██████ ▄
▄████████ ██ ████████▄
▀▀███████▄▄███████▀▀
▀▀▀████████▀▀▀
█████████████LEADING CRYPTO SPORTSBOOK & CASINO█████████████
MULTI
CURRENCY
1500+
CASINO GAMES
CRYPTO EXCLUSIVE
CLUBHOUSE
FAST & SECURE
PAYMENTS
.
..PLAY NOW!..
Forsyth Jones (OP)
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1148
Merit: 613


Press F for Leo


View Profile WWW
September 23, 2019, 02:48:00 PM
 #4

Muito obrigado pelo Feedback, isso é muito importante, devo continuar a tratar melhor desses assuntos para o fórum assim que puder. Pois é um tema muito recorrente e às vezes não bem entendido pela maioria.

.
 airbet 
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
 .

▄████▄▄▄██████▄
███████████████
███████████████
███████▀▀▀▀████
██████████████
▀███▀███████▄██
██████████▄███
██████████████
███████████████
███████████████
██████████████
█████▐████████
██████▀███████▀
▄███████████████▄
████████████████
█░██████████████
████████████████
████████████████
█████████████████
█████████████████
███████░█░███████
████████████████
█████████████████
██████████████░█
████████████████
▀███████████████▀
.
.
.
.
██▄▄▄
████████▄▄
██████▀▀████▄
██████▄░░████▄
██████████████
████████░░▀███▌
░████████▄▄████
██████████████▌
███░░░█████████
█████████░░░██▀
░░░███████████▀
██████░░░██▀
░░▀▀███▀

   
|.
....
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
██
.
 PLAY NOW 
dnlwild
Member
**
Offline Offline

Activity: 72
Merit: 22


View Profile WWW
May 06, 2020, 07:22:06 AM
 #5

Excelente tópico, estava buscando um conteúdo sobre a LN e sem querer achei um artigo bem detalhado!

Alguém sabe me dizer como está a adoção da LN atualmente?

Visit my Dogecoin's portuguese blog / Visite o meu blog sobre Dogecoin em português ► ► ► dogecoin.com.br
alegotardo
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2394
Merit: 1137


☢️ alegotardo™️


View Profile
May 06, 2020, 11:21:13 AM
 #6

Excelente tópico, estava buscando um conteúdo sobre a LN e sem querer achei um artigo bem detalhado!

Alguém sabe me dizer como está a adoção da LN atualmente?

Curioso, eu fui pesquisar isso também e cheguei nesse site. Parece que ela deu uma estagnada desde março de 2019 pra cá.

Ainda assim, hoje são mais de 5.500 nodes com uma capacidade de transacionar mais de 900 BTC.

███████████████████████████
███████▄████████████▄██████
████████▄████████▄████████
███▀█████▀▄███▄▀█████▀███
█████▀█▀▄██▀▀▀██▄▀█▀█████
███████▄███████████▄███████
███████████████████████████
███████▀███████████▀███████
████▄██▄▀██▄▄▄██▀▄██▄████
████▄████▄▀███▀▄████▄████
██▄███▀▀█▀██████▀█▀███▄███
██▀█▀████████████████▀█▀███
███████████████████████████
.
.Duelbits.
▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄░░▄▄█▄▄
███░░░░███░░░░███
░░░░░░░░░░░░░
░░░░░░░░░░░░
▀██████████
░░░░░███░░░░
░░░░░███▄█░░░
░░██▌░░███░▀░░██▌
█░██░░███░░░██
█▀▀▀█▌░███░░█▀▀▀█▌
▄█▄░░░██▄███▄█▄░░▄██▄
▄███▄
░░░░▀██▄▀
.
REGIONAL
SPONSOR
███▀██▀███▀█▀▀▀▀██▀▀▀██
██░▀░██░█░███░▀██░███▄█
█▄███▄██▄████▄████▄▄▄██
██▀ ▀███▀▀░▀██▀▀▀██████
███▄███░▄▀██████▀█▀█▀▀█
████▀▀██▄▀█████▄█▀███▄█
███▄▄▄████████▄█▄▀█████
███▀▀▀████████████▄▀███
███▄░▄█▀▀▀██████▀▀▀▄███
███████▄██▄▌████▀▀█████
▀██▄█████▄█▄▄▄██▄████▀
▀▀██████████▄▄███▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
.
EUROPEAN
BETTING
PARTNER
Pages: [1]
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!