Eu tinha essa dúvida, e minha opinião inicial é que não faria diferença... mas mudei completamente de ideia após os testes que fiz.
Deixo aqui minha experiencia, utilizei coolers de 12 cm para ajudar a refrigerar 7 x 1660. Hoje a temperatura ambiente chegou a 36° e então resolvi fazer o teste conforme abaixo:
Temperatura ambiente 36° e coolers auxiliares ligados:Temperatura ambiente 36° e coolers auxiliares desligados:Tenho setado temperatura 'limite' no afterburner em 70°, dá para perceber que sem os coolers auxiliares os Fans das gpus trabalham em rotações consideravelmente mais altas e mesmo assim não conseguem manter a temperatura da gpu abaixo dos 70°. Consequentemente ocorre degradação do hashrate devido a redução dos clocks que o afterburn faz automaticamente para manter a temperatura próximo do limite.
Resumindo, vale muito a pena, pois reduz muito o desgaste da gpu... o consumo de energia é minimo + - 20 watts para 5 coolers de 12cm e dá para otimizar o consumo caso fizer uma automação para que os coolers só funcionem caso a temperatura ambiente suba para um valor X conforme citei neste tópico:
Automatizando Rig de Mineração utilizando SonoffSei que mineração é um assunto pouco atrativo no momento, praticamente ninguem interessado aqui na aba local atualmente mas é o assunto que mais posso acrescentar aqui no fórum...
Em breve isso pode ser útil para alguem caso a rentabilidade melhorar.