Bitcoin Forum
April 30, 2024, 12:57:24 PM *
News: Latest Bitcoin Core release: 27.0 [Torrent]
 
   Home   Help Search Login Register More  
Pages: « 1 2 [3]  All
  Print  
Author Topic: Importação de Máquinas  (Read 517 times)
rdluffy
Legendary
*
Online Online

Activity: 2212
Merit: 1304



View Profile WWW
December 29, 2019, 07:35:41 PM
 #41

Boa tarde pessoal.

Resolvi me aventurar na compra de uma Asic, optei pela compra no mercado livre pois segundo o vendedor a maquina se encontra no Brasil e o valor me pareceu razoável pelos riscos e demora envolvidos na importação.

Agora é aguardar e enfim de fato iniciar nesse mundo novo, a vida é uma aposta!
Um ótimo ano novo a tds!

Boa sorte cara, de verdade, mas não querendo ser chato...
Você fez os cálculos de quanto vai ganhar minerando?

Sem ser apostas para o futuro, a mineração vai conseguir pagar a energia e render algum lucro?

Caso não, ainda dã tempo de apenas comprar o BTC e deixar guardado, em muitos casos é a opção mais lucrativa

.
.DuelbitsSPORTS.
▄▄▄███████▄▄▄
▄▄█████████████████▄▄
▄██████████████████████▄
██████████████████████████
███████████████████████████
██████████████████████████████
██████████████████████████████
█████████████████████████████
███████████████████████████
█████████████████████████
▀████████████████████████
▀▀███████████████████
██████████████████████████████
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
████████▄▄▄▄██▄▄▄██
███▄█▀▄▄▀███▄█████
█████████████▀▀▀██
██▀ ▀██████████████████
███▄███████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
███████████████████████
▀█████████████████████▀
▀▀███████████████▀▀
▀▀▀▀█▀▀▀▀
OFFICIAL EUROPEAN
BETTING PARTNER OF
ASTON VILLA FC
██
██
██
██

██
██
██
██

██
██
██
10%   CASHBACK  
          100%   MULTICHARGER  
1714481844
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714481844

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714481844
Reply with quote  #2

1714481844
Report to moderator
1714481844
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714481844

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714481844
Reply with quote  #2

1714481844
Report to moderator
Bitcoin addresses contain a checksum, so it is very unlikely that mistyping an address will cause you to lose money.
Advertised sites are not endorsed by the Bitcoin Forum. They may be unsafe, untrustworthy, or illegal in your jurisdiction.
1714481844
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714481844

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714481844
Reply with quote  #2

1714481844
Report to moderator
1714481844
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714481844

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714481844
Reply with quote  #2

1714481844
Report to moderator
1714481844
Hero Member
*
Offline Offline

Posts: 1714481844

View Profile Personal Message (Offline)

Ignore
1714481844
Reply with quote  #2

1714481844
Report to moderator
Alveus
Full Member
***
Offline Offline

Activity: 896
Merit: 221


View Profile
December 29, 2019, 08:47:34 PM
 #42

Boa tarde pessoal.

Resolvi me aventurar na compra de uma Asic, optei pela compra no mercado livre pois segundo o vendedor a maquina se encontra no Brasil e o valor me pareceu razoável pelos riscos e demora envolvidos na importação.

Agora é aguardar e enfim de fato iniciar nesse mundo novo, a vida é uma aposta!
Um ótimo ano novo a tds!

Se o hashrate se manter após o halving, na mesma proporção que antes do evento, o payback da ASIC subirá muito ou começará a operar no prejuizo, mesmo que sua energia seja muito barata.
cryptobaboon
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1498
Merit: 556



View Profile
December 30, 2019, 12:20:29 PM
 #43

Você fez isso mesmo sabendo que o custo da energia elétrica no Brasil torna inviável a mineração mesmo usando Asics ?? Eu sei que a vida é uma aposta, mas dai você "jogar" em algo onde a possibilidade de retorno é ínfima é outra coisa. O dinheiro é seu por isso faço o que você achar melhor.
Bom, ele menciona que efetuou a aquisição no ML mas não deixou claro de qual modelo (se puder, compartilhe conosco @rmzks). De fato, em um embate direto entre energia elétrica x retorno, dificilmente você terá um equilíbrio contando com a velocidade galopante em que os níveis de dificuldade tem aumentado.

O que devemos levar em consideração é que talvez seja só uma opção mais cara para pagar pelo anonimato... a mineração hoje é a única forma garantidamente 100% anônima de conseguir satoshis, visto que não envolve o intercâmbio direto de uma moeda fiduciária e seus rastros para a operação. A única outra alternativa seria o escambo direto via P2P, mas esse tipo de operação está se tornando algo extremamente raro - afinal, o cerco tem se fechado para os compradores mas também para os vendedores.
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1405



View Profile
December 30, 2019, 01:43:31 PM
 #44

Acredito que voce já viu rmzks, mas nesse site: https://www.asicminervalue.com/

é possivel simular o rendimento informando o valor do Kw/h em dólar na parte inferior da página.

.
▄██████████████
███████████████
███████████████
█████████████▀░
███████████▀▄░█
██████████░███░
███████▀▀░▀▀█▀▀
█████▀░░░░░░░▀▄
█████░░░░░░░░░█
█████▄░░░░░░░▄▀
███████▄▄▄▄▄███
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
████████████▀██
█████████▀▀░░░▀
████████░░░░░░░
██████░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
██████▄░░░░▄▄▄░
█████████▀▀░░░▀
████████▄▄▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
██████████▀▀▀▀▀
███████▀░▀█▄░░░
██████░░░░░█▄░▄
█████░░▄▄▄▄▄██▀
█████▀▀▀░░░░▄█▄
█████░░░▄▄█▀▀░█
██████▄█▀▀░░░░▀
███████▄▄░░░░░░
██████████▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄████████████████████████▄
██████████████████████████
█████████████░████████████
████████████▀▄████████████
█████▀▀░░░░░░░░░░░░▀▀█████
████▀░░░░░░░░░░░░░░░░▀████
████░░░██░██░░░░█░░░░░████
████░░░▄▄▀▄▄░░▀▀▄▀▀░░░████
████▄░░▀▀░▀▀░░░░▀░░░░▄████
█████▄▄░░░░░░░░░░░░▄▄█████
██████████████████████████
██████████████████████████
▀████████████████████████▀
.
rmzks
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 10
Merit: 1


View Profile
December 31, 2019, 04:23:28 AM
Merited by tg88 (1)
 #45

O modelo foi a Innosilicon t2th+ 37th, realmente o consumo de energia é maior que o retorno.

Alguns fatores me motivaram a comprá-la... tem a expectativa do valor do bitcoin subir daqui um tempo, a possibilidade de trade com altcoins (comecei a estudar) e mais importante ganhei uma causa recentemente contra enel em que ñ vou precisar me preocupar com conta de energia durante 1 ano. Nesse tempo mesmo que ñ recupere o investimento total posso vender a Asic depois.

Tem outro detalhe, ficou em 12x s/ juros, acredito que ela se pague, dependendo de como ficar após o halving.
Segue o link, qndo chegar a maquina dou o relato...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1395301401-innosilicon-t2t-37th-bitcoin-mineradora-_JM?quantity=1

Está previsto para chegar entre dia 6 e 7, agora é aguardar e estudar trade. (mal sei criar uma carteira ainda, mas vamo q vamo)  Cheesy
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1405



View Profile
December 31, 2019, 11:48:03 AM
Merited by cryptobaboon (1)
 #46

O modelo foi a Innosilicon t2th+ 37th, realmente o consumo de energia é maior que o retorno.

Alguns fatores me motivaram a comprá-la... tem a expectativa do valor do bitcoin subir daqui um tempo, a possibilidade de trade com altcoins (comecei a estudar) e mais importante ganhei uma causa recentemente contra enel em que ñ vou precisar me preocupar com conta de energia durante 1 ano. Nesse tempo mesmo que ñ recupere o investimento total posso vender a Asic depois.

Tem outro detalhe, ficou em 12x s/ juros, acredito que ela se pague, dependendo de como ficar após o halving.
Segue o link, qndo chegar a maquina dou o relato...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1395301401-innosilicon-t2t-37th-bitcoin-mineradora-_JM?quantity=1

Está previsto para chegar entre dia 6 e 7, agora é aguardar e estudar trade. (mal sei criar uma carteira ainda, mas vamo q vamo)  Cheesy

Legal, dentro dessas circunstancias parece realmente um bom negócio... Continue compatilhando aqui quando chegar, já tem um local preparado para ligar ela? 72 db é um barulho relativamente alto hehe.
Dá uma olhada nesses 2 tópicos que criei a algum tempo, sempre bom ter uma camera para monitorar temperatura ambiente e tambem automatizar algum tipo de ventilação com Sonoff por exemplo:

Câmera onvif para monitorar local de mineração
https://bitcointalk.org/index.php?topic=2843011.0

Automatizando Rig de Mineração utilizando Sonoff:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=5186297.0

Só deixaria de lado essa ideia de trade com Altcoins, manteria o foco em BTC.


.
▄██████████████
███████████████
███████████████
█████████████▀░
███████████▀▄░█
██████████░███░
███████▀▀░▀▀█▀▀
█████▀░░░░░░░▀▄
█████░░░░░░░░░█
█████▄░░░░░░░▄▀
███████▄▄▄▄▄███
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
████████████▀██
█████████▀▀░░░▀
████████░░░░░░░
██████░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
██████▄░░░░▄▄▄░
█████████▀▀░░░▀
████████▄▄▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
██████████▀▀▀▀▀
███████▀░▀█▄░░░
██████░░░░░█▄░▄
█████░░▄▄▄▄▄██▀
█████▀▀▀░░░░▄█▄
█████░░░▄▄█▀▀░█
██████▄█▀▀░░░░▀
███████▄▄░░░░░░
██████████▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄████████████████████████▄
██████████████████████████
█████████████░████████████
████████████▀▄████████████
█████▀▀░░░░░░░░░░░░▀▀█████
████▀░░░░░░░░░░░░░░░░▀████
████░░░██░██░░░░█░░░░░████
████░░░▄▄▀▄▄░░▀▀▄▀▀░░░████
████▄░░▀▀░▀▀░░░░▀░░░░▄████
█████▄▄░░░░░░░░░░░░▄▄█████
██████████████████████████
██████████████████████████
▀████████████████████████▀
.
cryptobaboon
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1498
Merit: 556



View Profile
January 02, 2020, 03:39:03 PM
 #47

O modelo foi a Innosilicon t2th+ 37th, realmente o consumo de energia é maior que o retorno.

Alguns fatores me motivaram a comprá-la... tem a expectativa do valor do bitcoin subir daqui um tempo, a possibilidade de trade com altcoins (comecei a estudar) e mais importante ganhei uma causa recentemente contra enel em que ñ vou precisar me preocupar com conta de energia durante 1 ano. Nesse tempo mesmo que ñ recupere o investimento total posso vender a Asic depois.

Tem outro detalhe, ficou em 12x s/ juros, acredito que ela se pague, dependendo de como ficar após o halving.
Segue o link, qndo chegar a maquina dou o relato...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1395301401-innosilicon-t2t-37th-bitcoin-mineradora-_JM?quantity=1

Está previsto para chegar entre dia 6 e 7, agora é aguardar e estudar trade. (mal sei criar uma carteira ainda, mas vamo q vamo)  Cheesy
Só pelo fato de não pagar energia por um ano eu creio que já valeria o tiro, desde que logicamente você cuide da criança e a monitore adequadamente (vide as dicas do tg logo aí em cima!).

Nos rates atuais de trade e dificuldade os rendimentos tão batendo:



Resultando em um teórico ROI de pouco mais de 1 ano e 3 meses, o que seria bem interessante. Mas como bem sabemos, o mercado e a rede são totalmente variáveis e esses números podem mudar abruptamente. Como a compra já foi feita e agora ou vai ou racha, boa sorte! Mantenha-nos informados sobre o uso dela, certamente ajudará o povo que pensa em entrar no segmento.

Aliás, aproveitando a oportunidade, não sei se você chegou a dar uma conferida, mas achei um vídeo no YT com um review do mesmo modelo que você adquiriu. Está em russo (que eu imagino que não compreendas) mas é o suficiente para dar coro ao que o tg mencionou quanto ao ruído; é totalmente diferente de ouvi-lo pessoalmente, é claro, mas dá pra ter uma idéia!

Quanto ao trade com altcoins, cuidado ainda mais redobrado! Se você busca apenas a diversificação de investimento, estuda bastante antes de colocar seu rico dinheirinho nas startups. Temos infindáveis exemplos de quantas simplesmente evaporam da noite para o dia e levam a grana suada de seus investidores junto!
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
January 02, 2020, 06:21:59 PM
 #48

Só pelo fato de não pagar energia por um ano eu creio que já valeria o tiro, desde que logicamente você cuide da criança e a monitore adequadamente (vide as dicas do tg logo aí em cima!).

Nos rates atuais de trade e dificuldade os rendimentos tão batendo:

*imagem*

Resultando em um teórico ROI de pouco mais de 1 ano e 3 meses, o que seria bem interessante. Mas como bem sabemos, o mercado e a rede são totalmente variáveis e esses números podem mudar abruptamente. Como a compra já foi feita e agora ou vai ou racha, boa sorte! Mantenha-nos informados sobre o uso dela, certamente ajudará o povo que pensa em entrar no segmento.

Aliás, aproveitando a oportunidade, não sei se você chegou a dar uma conferida, mas achei um vídeo no YT com um review do mesmo modelo que você adquiriu. Está em russo (que eu imagino que não compreendas) mas é o suficiente para dar coro ao que o tg mencionou quanto ao ruído; é totalmente diferente de ouvi-lo pessoalmente, é claro, mas dá pra ter uma idéia!

Quanto ao trade com altcoins, cuidado ainda mais redobrado! Se você busca apenas a diversificação de investimento, estuda bastante antes de colocar seu rico dinheirinho nas startups. Temos infindáveis exemplos de quantas simplesmente evaporam da noite para o dia e levam a grana suada de seus investidores junto!

Essa estimativa ai já leva em conta o halving? Porque no meio desse ROI ai vai ter um halving que aumentará em um bom tempo o ROI dessa asic ai, isso se o hashrate não aumentar muito.

Acho que se isso não estiver sendo levado em conta, o tempo deve aumentar para uns 2 anos.
cryptobaboon
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1498
Merit: 556



View Profile
January 02, 2020, 06:27:25 PM
 #49

Essa estimativa ai já leva em conta o halving? Porque no meio desse ROI ai vai ter um halving que aumentará em um bom tempo o ROI dessa asic ai, isso se o hashrate não aumentar muito.

Acho que se isso não estiver sendo levado em conta, o tempo deve aumentar para uns 2 anos.
Loga, como coloquei, essa estimativa é sob os rates atuais e, desta forma, não levam o halving e nem as possíveis alterações ao longo do curso em consideração. Seja qual for o equipamento comprado, a menos que tenhamos uma boa mudança no cenário pós-halving, logicamente o período será bem maior.

Levando em consideração que a precificação também se mantenha, teremos a saída de parte dos players da rede e um um recálculo da dificuldade. Acho que de uma forma ou de outra dá pra levar o barco, veremos como o mercado se comporta... e também a máquina, que ela não precise de nenhuma manutenção súbita neste interim Smiley
Loganota
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1764
Merit: 881


View Profile
January 02, 2020, 07:01:21 PM
 #50

Loga, como coloquei, essa estimativa é sob os rates atuais e, desta forma, não levam o halving e nem as possíveis alterações ao longo do curso em consideração. Seja qual for o equipamento comprado, a menos que tenhamos uma boa mudança no cenário pós-halving, logicamente o período será bem maior.

Levando em consideração que a precificação também se mantenha, teremos a saída de parte dos players da rede e um um recálculo da dificuldade. Acho que de uma forma ou de outra dá pra levar o barco, veremos como o mercado se comporta... e também a máquina, que ela não precise de nenhuma manutenção súbita neste interim Smiley

Entendi. Ainda acho bem arriscado porque acho que o hashrate não deve diminuir não, o negócio é torcer pro valor do BTC subir muito após o halving pra compensar a diferença no reward e logicamente torcer pra não aumentar tanto ao ponto de aumentar o número de miners e consequentemente aumentar muito o hashrate.  Cheesy
cryptobaboon
Hero Member
*****
Offline Offline

Activity: 1498
Merit: 556



View Profile
January 02, 2020, 07:51:42 PM
 #51

Entendi. Ainda acho bem arriscado porque acho que o hashrate não deve diminuir não, o negócio é torcer pro valor do BTC subir muito após o halving pra compensar a diferença no reward e logicamente torcer pra não aumentar tanto ao ponto de aumentar o número de miners e consequentemente aumentar muito o hashrate.  Cheesy
Quem não arrisca, não petisca Grin se já é arriscado para o nosso amigo que não vai pagar conta de energia, imagina para os que pagam...  Sad a realidade é que se o preço não subir, fatalmente o hash vai cair, pode ser que algumas farms ainda continuem seguindo no prejuízo por um período, mas sustentar essas mordidas monstruosas de energia ganhando metade do que faturavam até então, será bem complicado.

A história provou até o momento, no entanto, que a tendência é de correção na precificação e não na dificuldade. Não achei nenhum gráfico que confrontasse o hashrate com os halvings, então fiz o nosso próprio Smiley


Fonte dos dados: https://www.blockchain.com/pt/charts/hash-rate?timespan=all

Considerei para os valores de "Antes" e "Depois" o teto até a primeira semana antes e o low até o final da semana seguinte. Independente dos valores resultantes, a tendência de alta sempre permaneceu, de fato seguindo um fluxo da crescimento também nos preços. Diferente do acima, diversos gráficos logarítmicos em um confronto deles com o preço inundaram a web; um deles:


Fonte da imagem: https://learnbonds.com/news/5-bitcoin-halving-facts-you-need-to-know/

Se esse equilíbrio já acontecia antes com a quantidade de grana envolvida na mineração, imagine agora com os patamares atuais com um hash mais de 56x maior que os números apresentados no último halving (de acordo com o rate da blockchain.com do último dia 30/12, em 93.333.320 TH/s).

Quanto mais se investe na rede, mais difícil se torna a quebra da precificação. Ruim pelo monopólio das pools e farms, mas ótimo para a estabilidade e consolidação da chain como um todo Cool
rmzks
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 10
Merit: 1


View Profile
January 03, 2020, 12:08:26 AM
 #52

Obrigado pelas dicas @tg88, vou considerar!  Wink

Por enquanto ñ pretendo fazer nada demais no cuidado com a energia, manter o padrão. Aqui é trifásico, tem cabos de 20mm até minha caixa interna, mais que suficiente, dá tranquilamente para colocar mais maquinas, só falta capital Sad

Assisti o video russo sobre o ruído, assusta, mas como ficará em uma sala independente acredito que ñ será problema. Minha maior preocupação é a temperatura, vou bolar algum esquema para melhorar o resfriamento.

Em relação ao trade me identifiquei mais com day trade, o tal do scalp, entrar e sair rapidamente. Vou estudar bem antes de testar.

Sobre pools de mineração, sabem dizer qual melhor atualmente? No site https://whattomine.com/miners/91-innosilicon-t2t-37t pelo que entendi o nicehash está dando maior retorno?

Que venha o halving, vamos ver o que acontece...
tg88
Legendary
*
Offline Offline

Activity: 2366
Merit: 1405



View Profile
January 03, 2020, 01:48:41 AM
 #53

Sobre pools de mineração, sabem dizer qual melhor atualmente? No site https://whattomine.com/miners/91-innosilicon-t2t-37t pelo que entendi o nicehash está dando maior retorno?

Esses sites como whattomine nem sempre tem informações precisas, se eu te der alguma dica sobre pool de BTC vou estar mentindo pois até hoje só minerei altcoins com gpu e nunca usei ASIC.
Recomendo fazer uns testes, uma semana em 1 pool depois testa em outro e faz uma comparação por conta própria.
Tenho bastante curiosidade sobre o assunto e estou ansioso para que esse seu ASIC chegue logo  para que possa compartilhar aqui Grin


.
▄██████████████
███████████████
███████████████
█████████████▀░
███████████▀▄░█
██████████░███░
███████▀▀░▀▀█▀▀
█████▀░░░░░░░▀▄
█████░░░░░░░░░█
█████▄░░░░░░░▄▀
███████▄▄▄▄▄███
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
████████████▀██
█████████▀▀░░░▀
████████░░░░░░░
██████░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
█████░░░░░░░░░░
██████▄░░░░▄▄▄░
█████████▀▀░░░▀
████████▄▄▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄██████████████
███████████████
██████████▀▀▀▀▀
███████▀░▀█▄░░░
██████░░░░░█▄░▄
█████░░▄▄▄▄▄██▀
█████▀▀▀░░░░▄█▄
█████░░░▄▄█▀▀░█
██████▄█▀▀░░░░▀
███████▄▄░░░░░░
██████████▄▄▄▄▄
███████████████
▀██████████████
▄████████████████████████▄
██████████████████████████
█████████████░████████████
████████████▀▄████████████
█████▀▀░░░░░░░░░░░░▀▀█████
████▀░░░░░░░░░░░░░░░░▀████
████░░░██░██░░░░█░░░░░████
████░░░▄▄▀▄▄░░▀▀▄▀▀░░░████
████▄░░▀▀░▀▀░░░░▀░░░░▄████
█████▄▄░░░░░░░░░░░░▄▄█████
██████████████████████████
██████████████████████████
▀████████████████████████▀
.
evertonremer
Newbie
*
Offline Offline

Activity: 4
Merit: 0


View Profile
January 29, 2020, 10:07:04 PM
 #54

Terceiro: Depois que chega no Brasil ele segue como encomenda simples até sua casa, sem registro algum em grande parte das vezes, que pela tabela dos correios dificilmente custa mais de R$ 5,00.

Infelizmente, as encomendas passaram a ter identificação do comprador (CPF, CNPJ ou Passaporte), será obrigatório a partir de 1ª de janeiro do ano que vem. A identificação poderá ser feita pelo vendedor ou pelo site dos correios.
https://www.istoedinheiro.com.br/receita-federal-exigira-cpf-cnpj-nas-encomendas-internacionacionais/

Pensei que já fosse obrigatório. Toda vez que importo qualquer coisa da China meu CPF já vem estampado no pacote. Olha que isso já faz mais de 5 anos. Para mim tanto faz, pois só trago mercadorias de pequeno valor mesmo. Não vejo motivo da receita encrencar por isso.

Pessoal, recentemente importei máquinas da China para o Paraguay.... a experiência gerou bastante aprendizado é claro... um custo... em resumo... se no paraguay já tive problemas (porém aprendi os caminhos)... imagina no Brasil... com certeza se pararem aqui... tem questões que vão além de pagar o imposto... pois depende em qual código de importação eles vão classificar sua entrega... correndo risco de pedirem alguns registros.
Qualquer informação ou para pessoas que queiram operar lá no paraguay onde a energia custa u$0,051 kw podem me acionar
Abs
Pages: « 1 2 [3]  All
  Print  
 
Jump to:  

Powered by MySQL Powered by PHP Powered by SMF 1.1.19 | SMF © 2006-2009, Simple Machines Valid XHTML 1.0! Valid CSS!