joker_josue
Legendary
Activity: 1834
Merit: 4936
**In BTC since 2013**
|
|
February 05, 2022, 01:17:23 AM Merited by Disruptivas (3) |
|
A minha experiencia no jogo é muito pouca. Mas o pouco que joguei deu para perceber alguns aspetos que não favorecem o jogo.
O jogo foi apenas desenvolvido inicialmente só com uma base: jogar para ganhar dinheiro. Ou seja, o jogador comprava Axies, eles combatiam e as vitorias geravam SLP. A ideia em si, não é má e até podia ser interessante. O problema é que o "vicio" do jogo é apenas obter SLP para depois converter em outra coin, não é o jogar em si. E essa é a essência dos jogos, as pessoas ficam agarradas ao jogo, pelo o jogo.
Regra geral as pessoas não jogam para ganhar dinheiro, mas sim para se divertirem. E isso que faz as pessoas gastarem dinheiro em jogos. Neste caso o jogador pode ganhar dinheiro, isso é interessante. Mas no momento em que isso desaparece, deixa de haver interesse jogar. A menos que o jogo foi-se viciante, o que motivaria as pessoas continuarem a jogar.
Mas o jogo em si não é competitivo, e na realidade não depende da habilidade do jogador, mas sim da qualidade dos Axies. Qualidade essa que só existe uma forma de obter: comprar. Quem tem mais dinheiro, compra melhores Axies. E depois como não quer estar a perder tempo a clicar em cartas, "contrata" alguém para o fazer.
Dizer que isto é uma espécie de faucet SLP, talvez é exagerado. Mas por vezes quase parece isso. OK. Tem de haver estratégia dos uso das cartas ou na disposição das equipas. Sim, tem em parte. Determinado conjunto de cartas funcionam melhores que outras, uns Axies funcionam melhores que outros. Isso envolve estratégia é verdade, mas não no momento do jogo em si (principalmente), mas na compra de Axies.
E é aqui que surge o problema. Num jogo comum, todos os jogadores, não importa se é rico ou pobre, terá a mesma oportunidade de evoluir e avançar no jogo. No Axie, as coisas são um pouco diferentes, quem tem mais dinheiro para investir consegue adquirir os melhores "atletas" e por sua vez ganhar mais vezes. Isso já fica muito parecido a realidade, realidade que um jogador quer viver, mas não de modo igual a sua mais uma que gostava de viver.
Por exemplo, o FIFA é um dos jogos mais vendidos do mundo. Porque? Porque o jogador vê no jogo uma forma de imaginar o que seria se ele fosse um grande jogador de futebol. Sim, os jogadores de futebol também jogam, mas ai entra o campo da diversão e superação. Onde existe a oportunidade de um jogador do sofá, ganhar a um jogador do relvado.
Enfim os jogos permitem ao jogador, poder viver aquilo que não vive na realidade. E em jogos em que isso não acontece - simular realidades, entra a parte da superação. Voltando ao exemplo do FIFA: a pior equipa de um campeonato, pode ganhar o campeonato sem alterar o seu plantel. Porque? Porque o jogo exige ao jogador que ele se supere, até conseguir.
Onde temos isso no Axie? Não temos. O único elemento de superação é a compra de Axies, melhorar a equipa. Mas isso fica limitado a carteira de cada um. Claro que podem surgir oportunidades. E quem começou a jogar no inicio esta em melhor posição de quem começou agora. Qualquer das formas, um jogo para manter o publico interessado, tem de continuar a dar as mesmas oportunidades a todos, a quem entra agora ou a quem entrou a muito tempo atras.
Acho que são estes pontos que tornam o jogo desequilibrado. Fazendo com que, quando deixa de ter o seu principal elemento em que foi baseado - jogar para ganhar dinheiro, simplesmente afasta os pequenos jogadores, deixando apenas os grandes que por sua vez também não tem interesse em gastar três horas por dia, para clicar em cartas e ganhar no final do mês 40$. Três horas por dia, é mais do que suficiente para ganhar o mesmo valor por semana, aqui no fórum. Isso queria esse empasse: menos jogadores; desvalorização dos Axies; desvalorização da moeda.
Como disse, estou a falar da minha experiencia, se calhar existe outras coisas envolvidas que eu ainda não me apercebi. Mas ai volta a entrar outro problema, a curva de aprendizagem é demasiada alta para um jogo. Se falar do investimento que se terá de fazer, para "aprender". Podem dizer, que a ver vídeos no Youtube dá para aprender. Dá para perceber e tirar ideias, aprender é a jogar.
Por sua vez surge outro problema, que é a penalização por culpa dos batoteiros. Nunca podes penalizar uma comunidade inteira de jogadores corretos, por causa de pessoas que usam bot com a finalidade de ganhar dinheiro. Tens de criar ferramentas para combater os batoteiros. Ou seja, um jogador novo (como eu), investiu X no jogo e por causa das escolhas que faz devido a inexperiência, acaba por ser penalizado mesmo quando ganha, perdendo quase a oportunidade de corrigir a situação, a menos que faça um novo investimento. O que acontece em multi-player não pode penalizar o que acontece em single-player.
Sim, isto é para ganhar dinheiro, também não pode ser fácil. Certo, não pode. Agora tem de definir o que é o Axie Infinity: um jogo; uma bolsa de investimento ou ambos. É possível ser os dois, mesmo sendo difícil combinar os dois. Mas as escolhas que tem feito, a meu ver, é uma apenas para bolsa de investimento.
Felizmente, veem ai mudanças, que aparentemente parecem melhorar alguns aspetos que mencionei. Mas, se o foco passa a ser multi-player e os jogadores que jogam entre si são escolhidos com base no ranking do jogador e não com base no Axies que vão a jogo, as coisas só vão piorar.
Bem, talvez este texto todo seja apenas uma divagação da minha parte e nem faça muito sentido, talvez mostrando desconhecimento do jogo e frustração por as coisas não terem corrido bem na minha primeira experiencia. E nesse sentido, peço desculpa pelo o tempo que perderam a ler este texto.
Esperemos que continua a evoluir o jogo e as coisas melhorem. Mas parece que estes devs estão um pouco perdidos, com relação do que tem de ser um jogo.
|