acho que do ponto de vista emissão, Bitcoin está bem centralizado hoje em dia, só podendo ser minerado por fazendeiros de mineração, já não é mais uma criptomoeda acessível para todas as classes da sociedade. é uma pena!
De fato, porém veja que o alto custo de mineração obriga essesm ineradores a se desfazerem (vender) de boa parte dos bitcoins afim de cobrir seus custos com equipamentos e energia (principalmente).
Pelo menos podemos dizer que o bitcoin segue seguro sem que "um único dono" detenha mais de 50% do poder de mineração sozinho.
Bitcoin ainda está crescendo e esse cenário de dominância dos mineradores nas mãos de poucos ainda pode mudar conforme os halvings forem acontecendo.
Em todo caso, não vejo essa centralização como um problema.
O problema não é que a mineração só pode ser feita por profissionais. Isso é uma vantagem. Isso é o que garante a segurança da rede.
O bitcoin gastar mais energia do que X países é bom para a rede. Isso torna o bitcoin resistente à um ataque de escala continental, em termos de energia elétrica. E é esse tipo de resistência que uma moeda global precisa.
O problema da mineração é que esse mineradores profissionais estão "centralizados" em poucos lugares. A maior parte do hashrate vem da china. Apesar de termos muitas pools, em torno de
15-30 pool minerando pelo menos um bloco por dia, essas pools ficam em sua maioria na china. Não deveria ser assim.
Não tem problema só existirem mineradores profissionais. O problema é quando eles, por questões econômicas, ficam todos (maioria) no mesmo lugar.
É um problema de dificil solução, que está além do protocolo do bitcoin na minha opiniao. Afinal, os mineradores vão pra onde a energia elétrica é mais barata e os hardwares sao igualmente baratos. E hoje , esse lugar é a china.
Distrubuição das moedas a partir de dados do @glassnode:
- 13% exchanges (130m+ usuários)
- 10% mineradores (include as moedas do Satoshi)
- 56% HODLers não-baleias
- 21% baleias e provedores de custodia
Essa é a distribuição por participantes. Feito a partir do agrupamento forense de endereços pertencentes a individuos. 56% são holders abaixo de 1000 BTC.
Isso é interessante. Esse nível de distribuição de bitcoin somente aconteceu porque o bitcoin está ai há 12 anos. No começo era minerados por zé-ninguens, depois foi trocado por pizzas e assim vai.
EEssas moedas novas que aparecem nao tem esse tipo de distribuição de moedas. Isso requer tempo... além do mais, bitcoin comecou desconhecido. Essas moedas novas já comecam com marketing, pre mining, etc..