~
Acho que já estou ficando muito off-topic, mas você está "farmando" com alguma dessas oportunidades? Comecei a usar mais o Twitter e adentrei no mundo do CT ("Crypto Twitter). Vi muita gente falando desse ROOK e do Badger que vai focar em "trazer o BTC ao DeFi".
Vários deles dão um APR altíssimo e claro que tem os perigos do impermanent losss, mas alguns não parecem sofrer com isso. Por exemplo, as LP do WBTC/renBTC no Curve que podem ser "stakados" no Badger para ganhar 30% a 40%. Você só segura BTC, então o risco de desvalorização é só na própria moeda. Ou o vault da yearn que dá 20% APR no LP do BUSD/USDC/DAI (apenas stable coins, então sem risco de IL), também da Curve.
como já comentei aqui eu perdi tudo que tinha investido em 2018 mas continuo acompanhando o espaço e estudando avidamente para quando voltar a ter alguma grana para investir.
ainda tenho muito amigos no espaço e acabo sabendo bem o que está acontecendo.
talvez esse assunto seria mais indicado pro
tópico de DeFi.
Mas vamo lá!
Simplesmente adicionar liquidez não me parece ser a melhor estratégia, funciona bem quando os dois ativos se movem juntos, correlacionados (os dois sobem ou os dois descem), mas se um ativo sobe e outro desce você tá ferrado e vai perder dinheiro por impermanent loss, que inclusive talvez nunca seja recuperado.
mais sobre isso
aqui e
aqui.
o que nos leva numa salto pra essas outras opções de farming que vc comenta, pra isso temos que levar em conta o tamanho da alocação que vc quer fazer e o tempo de permanência. (pra valores menores que 1000 usd por exemplo e entradas e saídas frequentes, o Celsius vai ser uma alternativa muito melhor do que pagar gas no ethereum pra cada transação)
realmente tem se falado muito do
Badger (ainda não sei muito sobre ele) e do
Rook (KeeperDAOno Crypto Twitter.
Atualmente o KeeperDAO tem oferecido as melhores APYs do mundo de DeFi, até onde sei:
pelo menos se comparado ao
loanscanTo acompanhando com muito interesse e o
whitepaper deles tá na minha leitura dessa semana.
aprendi bastante com esse vídeo também:
https://www.youtube.com/watch?v=pGU8ogN5wGkoutras boas alternativas são
harvest.finance (apesar de que atualmente eu não recomendaria segurar FARM, os retornos own-asset costumam ser atrativos, mas flutuam bastante) e
fulcrumo yearn é bem falado e o trabalho do Andre Cronje é muito interessante mas pelo que ouvi as taxas de entrada e saída dos vaults não são tão baixas.
uma alternativa de risco relativamente controlado é simplesmente "supply" ETH, WBTC ou outras moedas que quer segurar na
Compound ou
AAVE, retirar uma stablecoin como USDC e arbitrar taxas, fazendo lending com essa stablecoin em outro serviço, se não tiver pressa ou tiver um bom volume da capital vale a pena.
acho que essa resposta já dá bastante material mas pra entrar na toca do coelho recomendo conhecer o 0xb1:
https://debank.com/portfolio/0xB1AdceddB2941033a090dD166a462fe1c2029484E por aí Ninja? tem visto algo mais que não mencionei aqui?
um projeto que quero explorar mais é o SUSHI, ignorei completamente ele até agora.
EDIT: ah! a
Alpha Homora oferece algumas pools sem IL pra ETH, a última vez que vi rendia 7-10% APR.