Nossa, esse gráfico foi a primeira “informação” que vi no meu dia. Hahahah
É bem impactante a questão dos bitcoins líquidos vs ilíquidos, né?
Esse gráfico é bacana mesmo
Um gráfico que mostra sobre a movimentação dos ilíquidos é o Coin Days Destroyed.
É, de forma simples, quantos dias de hold foram destruídos naquele dia .
Deixou 1 BTC parado na sua carteira mil dias e transferiu naquele dia? Foram 1000 dias destruídos. Se ficou so 1 dia parado, é só 1 dia destruído.
fonte:
https://blockchair.com/bitcoin/charts/coindays-destroyed?interval=3mUma questão que tem ficado muito na minha cabeça ultimamente é sobre essa “transferência de riqueza” , não só do varejo para os institucionais, quanto também das baleias “os novos ricos do btc” pros institucionais.
Então, mas a verdadeira transferência de riqueza está acontecendo dos institucionais para o Varejo.
Milhares, ou até milhões de pessoas físicas que compraram btc nos anos anteriores por sei la, 200 500 1000 3000 10000 USD, estão agora vendendo a 40000 USD.
Uma porrada de gente simplesmente ficando milionária da noite para o dia. Existem pessoas físicas que tem mais de 100, 500 ou até mil bitcoins. Certamente até pessoas que frequentam esse forum (na area internacional).
Agora esta tendo um fluxo de BTC para as empresas, mas a um custo altíssimo para as instituições.
Eu consideraria que o btc falhou -pelo menos nos meus padrões e sonhos e ideais, não sei como você vê isso - se todo o capital fluísse pra quem já dominava o mercado financeiro tradicional, sabe?
Nao acho que o BTC vai falhar se os bancos e instituições financeiras participarem.
Certas pessoas desejam investir em BTC, ou até usar BTC, por meio de bancos ou paypal (no caso de uso).
Acredito que as duas principais propostas do BTC já foram atingidas. Na minha opinião são essas duas:
-
sistema de pagamento ponto a ponto, sem intermediários (peer-to-peer eletronic cash system). O próprio titulo do whitepaper.
Já é utilizado aqui, no forum mesmo vemos campanhas de assinaturas que pagam até 2-3 usd por semana, sem nenhum intermediário. Funciona perfeitamente. Demora um pouco, mas isso não é grande limitação. Pode melhorar, mas já funciona e já é um sucesso. Daqui pra frente só melhora.
-
Reserva de valor, ouro digital. É justamente a mensagem do primeiro bloco.
Uma alternativa ao descontrole monetário e fiscal dos BANCOS CENTRAIS, não dos bancos privados. Quem socorre bancos privados é o banco central, o governo.
Já existe hoje uma alternativa, para quem mora no Brasil, Venezuela, Cuba, ou até mesmo nos EUA e teme uma inflação tremenda. Temos agora um ativo "fisico" digital.
É a única alternativa real ao ouro na minha opinião. E o ouro é super difícil comprar. Ou voce compra um paper gold (que são essas cryptos de gold, ou um etf de gold), ou voce tem um problema enorme para estocar ouro físico em casa.
Como alguém guarda 100 mil dolares em ouro físico em casa? Melhor guardar 2.5 bitcoins numa hardware wallet.
Comprar 100mil dólares de ouro em cripto é comprar um paper gold. Paper gold é basicamente uma promessa de que o emissor tem ouro (existe mais paper gold do que ouro físico no mundo).
Enfim pra mim bitcoin ja é um sucesso.