Já falei um pouco sobre NFTs aqui nos posts sobre o
Axie Infinity, sobre o
NodeRunners e sobre
DeFitem muitas aplicações interessantes surgindo com NFTs e to curioso para ver os cruzamentos com DeFi.
no
Meme por exemplo você consegue "minerar" NFTs usando MEME tokens, depois pode
depositar MEME cards na pool do
Noderunners e minerar NDR tokens
O Noderunners fez parcerias com outros projetos como Doki Doki e ETH-men nesse mesmo sistema e em breve vão lançar um site que vale ficar de olho: o
DROPS.
Isso sem falar de projetos que estão vendendo milhões como o
Hashmasks e as vendas estrondosas do
Beepledá pra desmembrar esse assunto em vários tópicos hahahaha
além do OpenSea vale conferir outros sites como
Rarible,
Superrare e
NiftyInclusive comecei um projeto com NFTs em parceria com artistas do Brasil, em breve teremos novidades lá, até postei aqui sobre ele:
MaFriends.
hahahaha, informação é o que não falta.
<...>
Ainda acho que isso ai é coisa de lavagem de dinheiro... não consigo acreditar que tem crypto punk sendo vendido por U$1,4 milhão.
Mas eu com certeza brincaria muito com isso se fosse multi-milionário (principalmente devido ao ETH), igual o 0x_b1. Daria para criar uma bela coleção que talvez valesse um bom dinheiro no futuro caso o ETH e o restante das cryptomoedas realmente se concretizem na sociedade em alguns anos.
O problema é dar outro 2017 e/ou a ETH ser desbancada por outra chain e você ficar preso com um monte de 0s e 1s em uma blockchain que podem ser salvos e reproduzidos por qualquer um com dois cliques (botão direito -> salvar imagem). Ainda não dou a confiança necessária para brincar com isso com $ de verdade.
Sem dúvidas tem lavagem de dinheiro também, assim como no mercado tradicional da arte, mas é provavel que seja a menor parte. (comentário semelhante à "btc é usado só por criminosos)
NFTs sao a prova que as pessoas se interessam por colecionáveis digitais, ainda mais se forem escassos.
Sobre reproduzir um NFT simplesmente salvando o arquivo: pense duas vezes. Quanto vale tirar uma foto da Monalisa e tentar vender?
Pense em NFTs como chaves, acesso, propriedade, certificado, autenticidade. Bem diferentes de um arquivo comum.
Ainda não li a bíblia mas sei que é uma boa leitura então deixo o link aqui:
The Non-Fungible Token Bible: Everything you need to know about NFTs
Eu ainda não encontrei um projeto de NFT que me atraia, acredito que os mais famosos (CryptoKitties, Axie, etc) são famosos apenas pois foram os primeiros.. <..>
Não dá pra colocar Axie e CryptoKitties no mesmo saco, o que os desenvolvedores do Axie tão fazendo é criar um superorganismo e uma comunidade surreal com vários elementos que se cruzam, pense algo como Tibia+pokemon na blockchain.
A Delphi Digital já se ligou no potencial deles e por isso investiu mais de 500 mil reais em ativos no jogo (axies místicos raros), além disso os caras tem parceria com a Ubisoft, sidechain própria,
modelo de distribuição de lucros com os usuários surgindo, não é brinquedo não...
Sobre artes, tenho o mesmo pensamento do @TryNinja, a não ser que "descubram" um jeito de gerar dividendos de tais imagens (tipo Shutterstock), ai seria stonks..
bom, já descobriram:
https://noderunners.io/stakehttps://nft20.io/ (deposite o NFT na pool e receba tokens ERC, várias aplicações pra gerar yield a partir daí, "minerar" MUSE, prover liquidez na uniswap e receber pela volatilidade... e mais que ainda vão surgir)
https://nftfi.com/ - pegue ou ofereça empréstimos usando NFTs como colateral.
Para quem quiser seguir mais fundo na toca do coelho recomendo dar uma olhada nesses artigos do Bankless
How to get exposure to NFTsThe first $100m in NFTs
Caraca, acho que essa foi a resposta mais legal que já escrevi aqui.