Rapaz, já perdi umas 10x isso aí em ICO kkk mas já ganhei umas 10x isso em ICO tb.
ICO pra mim era quase uma loteria.... nunca mais.
Nisto estamos de acordo, foi uma experiência. Não gostei do processo em si, por isso nem tentei mais nenhuma. E como correu mal, nem investi mais tempo analisar isto.
Qualquer ativo em bolsa, é sempre "um tiro no escuro", ou acertas ou não.
Pessoalmente, acho que sua mentalidade ainda está errada.
Bitcoin é um projeto promissor. Ainda existe outros promissores por ai, como a Tesla de 5 anos atrás.
Quando disse que tenho pena, não quero dizer que deixei de estar atento.
Foi uma oportunidade perdida, isso lamento, mas pronto não estou preso ao passado nem estou arrependido do que fiz.
Considero essa experiencia uma lição. É continuar atendo, e ter a coragem de arriscar mais.
Voce nao devia ter investido 300 euros, mas 3000 euros. E esperado. Esperado 10 anos. Voce seria milionario hoje. Se tivesse feito isso com tesla, tb seria milionario hoje. Existem outras oportuinidades assim, sempre existiram e sempre irao existir. Temos que manter os olhos abertos.
Dizer que devia ter investido 3000€... basicamente é o que eu disse no ponto anterior.
Devia, mas não deu, infelizmente. Mas, dizer isso hoje é fácil, na altura não se sabe. Podia correr bem (como correu), como podia ter corrido mal.
Não faça apostas gigantescas que irão comprometer seu padrão de vida. Acredito que aí na europa qualquer um que trabalhe consegue, com algum esforco, juntar 3 mil euros para investir. Assim como no Brasil a galera consegue juntar 3 mil reais.
Em Portugal existe um ditado que diz: "Nunca ponhas os ovos todos no mesmo cesto".
A pessoa só deve investir a dinheiro que não precisa e que pode estar disposto a perder. Isto é valido para a bolsa, fundos, ativos, crypto, etc.
Em Portugal, um casal, se ganhar o ordenado mínimo cada um, entre pagar renda, agua, luz, gás, net, e comida, e tentar ter alguma qualidade de vida, se conseguir juntar 100€/200€ mês já será muito bom. Isso quer dizer, que para chegar aos 3000€, vai precisar de 2/3 anos.
Agora, claro com uma boa gestão consegue-se. Mas a meu ver o problema não é o juntar, é estar disposto a investir esse valor.
O risco é alto. Os ganhos podem ser muitos, mas as perdas também.
É uma questão, de se ter a coragem necessária para arriscar.
E fazer hold. Hold nao apenas do BTC, mas de ativos de outros segmentos tb (sei lá, ouro, açoes promissoras, um terreno num local estrategico, etc).
Na cripto existem muitas oportunidades tb. Mas fechar os olhos para ações e outras oportunidades é, na minha opiniao, perda de oportuinidade mesmo. Pq se limitar?
Eu não disse para limitar. Ao longo destes 10 anos, estive atento a varias oportunidades.
Por isso é que hoje, tenho um nível de ativos, que permita-me dizer que neste momento tenho 100% lucro.
Alem disso, o investimento será para continuar.
O que quis dizer é que antes de olhar para vários ativos, devemos primeiro em primeiro lugar procurar os ativos que tem trazido mais confiança ao mercado (mesmo com os seus riscos). Investir primeiro ai, e depois nos outros ativos.
Mas lá esta, será tudo uma questão da estratégia usada. Não existem estratégias ideais.
Como um amigo meu diz, nunca se perde dinheiro ate ao dia em que se retira o dinheiro que se tem num ativo.
Só nesse dia é que podemos dizer que ganhamos ou perdemos.