Entendi. Mas a realidade é essa mesma, de taxas tão altas? Eu confesso que me assustei quando vi, não imaginava que teria que pagar quase 20 dólares para poder transferir o ETH. Ou isso é apenas na Binance?
Sim, as taxas da ETH são caras por que a moeda valorizou muito e o uso aumentou, então a rede fica bem congestionada. A taxa vai ser parecida em todo lugar, inclusive dentro da rede (quando você for fazer transações). Porém a Binance cobra sim mais caro, então possa ser melhor usar a FTX que tem taxas mais em conta (e taxa 0 em quase toda moeda, menos ETH e stable coins na ETH).
Uma gambiarra que eu faço é:
1. Comprar BUSD na Binance (stablecoin pareada ao dólar).
2. Enviar para a FTX através da rede BEP2 (taxa de $0.50).
3. Usar ela lá para comprar minhas moedas.
4. Sacar para onde eu quiser de graça ou bem mais barato (no caso da ETH).
Eu iria transferir para a wallet para conectar a algum dapp de taxas, mas se o custo é tão alto assim acho que nem compensa, nesse caso eu poderia usar a rede BSC apenas para transferir para a wallet a um custo mais baixo e ficar "guardado"?
Cara, usar um app na ETH vai ser pior do que isso. Não sei que "dapp de taxas" é esse, mas interagir com smart contracts na ETH é mais caro do que o próprio saque da Binance. Um swap na Uniswap custa de $30 a $40 (ou até mais). Alguns contratos cobram de $50 a $80 dependando da complexidade dele (se tem muito deposito/transferência, calculo matemático, verificações, etc...).
Não recomendo utilizar a ETH se não sabe o que está fazendo e nem o que pode encontrar. Se for fazer HOLD, saca pela FTX e deixa na sua carteira parado. Se não se importar com o risco (e se o valor da compra é muito baixo) deixa na exchange mesmo e vai.