Saludos!Tenho uma pessoa de confiança que está fazendo compras de criptmoedas por mim. Não entendo sobre o assunto, mas tinha uma quantia X disponível para investir, e decidimos que essa pessoa faria isso por mim. Transferi o dinheiro, a pessoa comprou e a moeda está com uma tendência boa de valorização (não sei se estou usando termos chulos, mas como disse, não entendo sobre o tema xD).
Para ser prudente, entendo que seria melhor definir as condições dessa parceria e gostaria de opiniões sobre o que devo considerar.
A pessoa sugeriu de ficar com 50% do lucro.
Exemplo: Suponhamos que o investimento inicial fosse de R$ 10mil, e a moeda valorizada agora em R$ 30mil.
Lucro de R$20mil dividido igualmente em duas partes, eu ficaria com R$ 20mil (R$10mil inicial + R$10mil de lucro) e a outra pessoa com os R$10mil de lucro.
Vocês acham um acordo justo? Considerando que se essa pessoa não comprasse as criptomoedas eu teria apenas o valor inicial no TD.
Confesso que não li a resposta que os restantes membros te deram à tua questão porque, honestamente, a falta de decência em certas pessoas leva-me logo a comentar logo o teu caso, mas estou certo que a minha resposta vai de encontro às respostas da restante comunidade.
Em suma, o negócio que tens montado é o seguinte:
- Tu, o investidor, forneces uma determinada quantia - usemos o exemplo de R$ 10mil - ao Zé (vamos chamar-lhe Zé, pode ser?)
- Esse Zé, sem correr risco absolutamente nenhum e utilizando plataformas que estão livremente disponíveis à maior parte dos utilizadores, comprou a moeda X por R$ 10mil
- Na eventualidade daqui a 2 anos de o teu investimento valorizar para R$ 20mil, tu ficas com um lucro igual a quem literalmente não correu risco nenhum com o investimento.
- Mesmo num cenário pessimista, em que o teu investimento a dois anos pudesse diminuir para -R$ 20mil, o teu risco era 2X maior (assim como os prejuízos) enquanto que para o Zé estaria sempre tudo bem
Achas, honestamente, que isto é um comportamento quer de um amigo ou de alguma pessoa que te diga que "está a ajudar e que acha justo"? Estás a falar de uma pessoa que joga com o dinheiro dos outros, sem risco, e que se correr tudo bem recebe 50 % de lucro, se correr tudo mal não lhe acontece nada. Acho, honestamente, que a tua "ignorância" face ao mundo das cryptos está a ser explorada de uma forma proibitiva.
Preferia muito mais que investisses parte do teu tempo a ver vídeos ou ler literatura para te informares do mundo das crypto do que andares a pagar 50 % dos teus lucros
"a quem diz que faz isso". Tanto aqui neste fórum como no youtube tens uma autentica enciclopédia de conhecimento pronta a ser explorada... Depende só mesmo de ti e do "respeito" que tens ao teu dinheiro. Alias, mesmo que penses "Eu estou disposto a pagar para alguém me introduzir/explicar o mundo das crypto" estou certo que encontras no fórum pessoas altamente qualificadas para te fazer isso mesmo numa tarde ou duas.
Em suma, respeita-te a ti mesmo e ao dinheiro que ganhas. Não deixes que um "chico-esperto" abuse da tua ignorância para te explorar indecentemente.
EDIT: Agora que li as respostas do tópico, não posso deixar de concordar a 100 % com a seguinte entrada :
Seria minha namorida
Vou te dar um toque, de homem pra homem.
Diga que está satisfeito com a rentabilidade e quer investir em outra coisa.
Pague para ela o que voces combinaram e pronto. Acabou.
Não misture sexo e vida pessoal com dinheiro.
Ainda vais a tempo de sair "por cima" da situação. Agradeces pela ajuda, aceitas o acordo mas dizes que para ti o mercado é demasiado volátil e que gostarias de sair nesse acordo. Ela não precisa de saber que daqui a X dias voltas a entrar POR TI MESMO neste tipo de investimento (se o decidires fazer claro está). A verdade é que ela no momento provavelmente controla as senhas / contas que lhe dão total controlo sobre o teu património, pelo que aconselho que abordes este assunto com calma ...