Você chegou a perguntar para a receita via e-mail ou algo do tipo? Ou só pesquisou mesmo?
Não considerei mandar um e-mail para a receita, mas realmente parece ser uma boa. Até agora só pesquisei pelo youtube + google por qualquer tipo de resposta sobre o assunto.
O problema é que toda essa ideia de DeFi e renda passiva através de crypto é muito nova. Não sei nem se teriam uma resposta pronta para isso.
Eu não mandaria um email pra receita não. Evita chamar a atenção.
Como explicar que eu troquei 10K de USDC por 10K de DAI, coloquei liquidez no par USDC-DAI do WaultSwap, deixei farmando e recebendo WEX, vendi esse WEX, movi o dinheiro para outra rede, coloquei o lucro em uma moeda chamada IRON, formei liquidez no IRON-USDC e farmei uma moeda chamada TITAN, tudo isso com APYs que vão dos 25% a 200%?
Boa sorte para nós!
Sobre seu caso, eu faria o seguinte:
A lei exige que voce pague imposto mesmo ao transformar em USDC ou qualquer outra stable. Vamos ignroar isso para facilitar, por enquatno.
Vamos supor que voce comprou com 10mil reais 2 mil USDC. Dai fez todas essas maluquices que voce falou. No final, voce vendeu 50% do total por 20mil USDC.
Vai lá e faz a DARF:
Investiu 5 mil reais (50% de 10mil) e tirou 100mil BRL (20mil USDC).
Tem que pagar 15% de 95 mil reais.
Eu faria isso. Como eu já sugeri em outro tópico,
acho muito válido ter pelo menos algum percentual dos seus BTC declarados, para que um dia voce possa comprar uma casa na praia com 0,1 BTC sem ter que responder acusações como lavagem de dinheiro, sonegação, ou algo do tipo (as multas tb sào bem pesadas)
Lembrando que tem prazo para pagar esses impostos, contado após as operações.