Estou sentindo falta de um tópico aqui para podermos falar sobre DeFis, então vamos trocar informações aqui?
Só quero lembrar que não sou expert, o meu tópico pode conter erros, por favor me ajudem, e de forma alguma é dica de investimento, faça sua pesquisa, o intuito do tópico é para te dar um básico e depois você pode procurar informações e decidir se vale ou não pra você.Vem de Decentralized Finance, ou Finança Decentralizada, é uma plataforma/aplicação financeira onde não dependemos de terceiros como exchanges ou bancos, usa-se criptomoedas e contratos inteligentes para isso.
Você pode emprestar dinheiro, pegar emprestado, investir em tokens dessas plataformas ou prover liquidez para trocas, sendo recompensando para isso, sendo possível ganhar com as transações e/ou ganhar um retorno pelo investimento.
Essa nova aplicação está sendo considerada revolucionária, ainda estamos no começo, mas já temos soluções confiáveis, e tem tudo para amadurecer, e não ser só uma moda passageira.
Erroneamente são comparadas à febre das ICOs de 2017, mas vejo com outros olhos.
Sim, há projetos modinhas, projetos rasos, perigosos, fraudes etc, mas há todo um ecossistema se desenvolvendo em torno das DeFis.
A melhor parte é que não existe KYC, tudo é feito a partir de contratos, e você pode investir 24/7, sem necessidade de aprovação, de forma decentralizada e sem terceiros.
As redes mais utilizadas para o DeFi são:Existem outras, mas as 3 são as mais utilizadas, os DeFis na ETH bombaram primeiro, depois foi a vez da BSC com suas taxas menores e agora a queridinha da vez é a rede Polygon com suas transações super baratas, na maioria dos casos, menos de 1 centavo de dólar por transação/contrato, e isso torna a rede ideal para fazer várias transações, compound, realização de lucro, retirada diária etc
Lembrem-se, não é dica de investimento, pesquisem.
Vou citar alguns projetos que são considerados mais seguros, citarei poucos e no tópico podemos colocar mais projetos, e abaixo, na seção riscos, você vai saber o motivo de alguns serem mais seguros que outros.
ETH: AAVE UNISWAP MAKERDAOBSC: PANCAKESWAP ACRYPTOS WAULTSWAPPolygon: AAVE CURVE IRON FINANCEAcima é só um conteúdo para você começar, como tudo acontece muito rápido, nos DeFis não é diferente, todo dia tem algo novo, Wault Swap lançou hoje o seu projeto na rede Polygon, a Iron Finance acabou de bater 2 Bilhões de Dólares, de valor alocado, enfim, as novidades são muitas
A dica é mergulhar no Reddit, Twitter, Telegram, Youtube, conteúdo não falta, mas não é tudo mastigado, não temos muito conteúdo sobre DeFis aqui no fórum
As principais formas de ganhar o dinheiro com suas moedas são:- Prover liquidez para o projeto - aqui você pode colocar 1 só moeda, ou um par, provendo a liquidez, por exemplo, USDT+ETH, ou USDC + DAI, você receberá o retorno de X% e em alguns também ganha uma porcentagem sobre as transações, e você poderá ser pago em Tokens da plataforma, ou na mesma moeda investida
- Comprando o Token e colocando em uma pool, aqui você fica mais a mercê do valor da moeda
- Desenvolvendo sua própria estratégia, aqui você precisa estudar bastante, pois há modos de colocar dinheiro em um projeto como AAVE e ganhar juros, pegar emprestado da própria AAVE e ganhar juros por isso, e investir em outra plataforma, juntando 3 rendimentos no total
A forma de você visualizar o rendimento é conferindo a APY: rendimento percentual anual, tem projetos de 1% até 5000% de APY
ou mais, tudo vai depender de valor alocado, risco, algoritmo etc
Nem tudo são flores, o risco é real e deve ser considerado.Os maiores riscos são: Hack nos projetos, desenvolvedor colocando exploit para drenar os contratos, desvalorização do token, impermanent loss...
As formas de diminuir os riscos são estudar bastante o projeto antes de entrar, conferir a comunidade, ficar de olho nas redes sociais dos projetos, consultar sites de auditoria como
https://rugdoc.io/Também pode consultar se possuem a função timelock, isto é, para qualquer alteração que fizerem no script, levará algumas horas para ser alterado, dando tempo para retirar o saldo caso queira.
Se o projeto oferecer auditoria + timelock + comunidade ativa + desenvolvedores conhecidos + valor total alocado grande + passado limpo, é um bom sinal e pode ser considerado relativamente seguro.
Existem alguns projetos muito seguros que alguns consideram como "blue chips", como Uniswap, AAVE, Curve, Sushiswap, Wault etc
Mas façam por conta e risco, invistam só o que podem perder, não coloque nada caso for fazer falta. Até mesmo esse projetos seguros podem sofrer com uma falha e perderem tudo de uma hora pra outra.
E aí, gostou? O que acha de colocar um troco do café pra ver como funciona?
Cuidado que vicia...
Agradeço a todos meus companheiros aqui do fórum, principalmente os que me ajudaram nesse tópico:
https://bitcointalk.org/index.php?topic=5335900.msg56957284#msg56957284Eu perguntei sobre stablecoins, e depois me aprofundei no conteúdo com as dicas preciosas que me deram