ANALISE ARTISTICAS A TRABALHOS NFT’sRecentemente, na sequência de uma obra do projeto artística MaFriends, relembre-me dos meus tempos no curso de artes. Na época, estudei bastante como analisar uma obra artisticamente, e com isso decidi criar este tópico dedicado a fazer análise de obras de arte em NFT’s e que achei interessante analisar. E convidar os leitores a fazerem as suas análises/criticas sobre as obras que apresento ou outras obras que acham interessantes.
O meu envolvimento com o mundo das artes:Alem de ter estudado arte, já fiz parte da organização de Bienal de Porto Santo, que envolvia vários artistas de todo o mundo. Também criei, o que foi durante alguns anos, a maior galeria online em português –
Joker Art Gallery.
Este foi um projeto fantástico, o projeto que não consigo abandonar apesar de estar inativo (mas online). Um projeto em que constantemente tinha artistas a querem entrar (e entraram), e que tive o gosto de realizar uma exposição física com vários artistas e obras. Foi a primeira exposição promovida por uma galeria de arte 100% em Portugal (e talvez no mundo).
A minha visão sobre a arte:Eu não sou nenhum critico de arte, nem acho que a arte deva ser criticada simplesmente porque um artista não é conhecido ou porque a obra – no conceito de alguns – é simples ou não cumpre determinados critérios.
O meu conceito é simples: arte é aquilo que o artista diz que é arte, difícil é definir o que é um artista – portavelmente todos somos e não sabemos.
Nesta base, acho que todo pode ser considerado arte, desde que dentro de um contexto definido pelo artista. Definir o que é um artista é que pode ser mais complexo, mas porque é que tenho de questionar que fez algo e que o sente como sendo arte? A arte deve ser algo que transmita um sentimento alguém, seja o criador ou a terceiros, para uns pode ser uma simples caneta (por exemplo) para outros é uma caneta que transmite algo num determinado contexto.
O artista não tem de construir uma obra a pensar no publico. O artista tem de com a arte que faz, transmitir algo que sente. E se isso em algo momento, transmite também algo alguém, mesmo que seja um sentimento diferente, então significa que o artista conseguiu transmitir aquilo que sente com a sua arte. Será este o conceito de artista? Talvez.
Não acho que um artista ocupe o lugar de outro, nem que um é melhor que o outro, apenas tem visões diferentes da arte. E por isso que, para mim um artista que acha que é melhor que outros ou por ter mais reconhecimento acha ter mais direitos, um é mau artista que talvez tenha excelentes obras de arte.
Excelentes obras de arte? Bem isto parece-se que já vai contra o meu conceito, mas não. A arte tem de transmitir algo alguém. Eu hoje não sei o que Leonardo da Vinci tinha a dizer sobre o seu trabalho, mas isso não me impede de sentir algo ao observar as suas obras. Para uns poderá ser mais umas pinturas, para outros podem ser grandes pinturas. Isso não importa, o que importa é que os seus trabalhos artísticos, continuam a transmitir sentimentos a quem os observa.
O que irei fazer neste tópico:Não vou questionar se uma obra artística, é boa ou má. Nem se merece o reconhecimento que tem ou não tem. Nos trabalhos artísticos que encontrar no universo NFTs, que achar interessante, irei fazer uma análise do ponto vista artístico, partilhando um pouco aquilo que esse trabalho me transmitiu.
Claro que vai ser com base na minha opinião pessoal, isso não posso fugir. Porque se for com base em conceitos pré-definidos, poderei não estar a opinar aquilo que sinto, mas o que outros sente ou querem que as pessoas sintam quando olham para a arte.
Podem dizer: mas vais fazer isso com base naquilo que aprendeste no curso. Sim é verdade. Não venho para aqui querer inventar a roda. Mas quero, com base naquilo que aprendi, adaptar ao meu conceito artístico.
Quero apenas partilhar uma visão sobre um trabalho artístico que me fez pensar diferente, que me fez analisar as coisas de outra maneira, que despertou um interesse sobre algo, ou simplesmente agradou a minha vista.
Alem disso, gostava de ver não apenas ser um tópico de analises artísticas, mas sim um espaço onde todos possam dar a sua opinião aprofundada, mais alem do que um simples: lindo; que bonito; e parabéns.
Talvez serei criticado e muitos não irão concordar com as analises que farei. Mas não estou aqui para agradar, apenas para apresentar uma visão diferente daquilo que é
uma simples imagem/obra artística.
Lista de trabalhos analisados: