CryptoTestament (em breve)
Gerenciamento de heranças de forma privada, segura e descentralizada. Com o CryptoTestament, você cria um testamento e garante que ele seja honrado na sua ausência.
Esse é um assunto bastante interessante e pouco comentado, que existem poucas soluções.
Qual a ideia de vocês quanto a isso?
Qual a diferença de simplesmente guardar a sua chave privada (seed) e deixar ela pros seus herdeiros?
Opa, bitmover, beleza?
Sobre o sistema de heranças, realmente a forma mais simples seria criar carteiras para seus herdeiros e repassar as seed's pra eles. Mas essa abordagem tem alguns problemas:
1. Como a seed confere acesso imediato aos fundos, o herdeiro poderia movê-los muito antes do que você gostaria. Se a ideia é deixar uma herança, ou você passaria a seed e confiaria que a pessoa só iria retirar os fundos quando você partisse, ou você teria que repassar a seed só quando estivesse disposto a ter os fundos movidos pela pessoa beneficiada -- mas aí deixa um pouco de ser herança e passa ser mais uma doação, um presente, etc.
2. Mesmo que você queria agir assim, há outros problemas... Você poderia dizer: “Ah, só vou passar a seed daqui X tempo então”. Mas a vida é imprevisível e talvez você nunca tenha a oportunidade de passar a seed, levando os fundos junto pro caixão...
3. Pra mitigar o problema #2, você poderia passar a seed para um terceiro e confiar que ele vá entregar a seed para o seu herdeiro na sua ausência. Mas aí você teria que confiar nesse terceiro e os problemas #1 e #2 surgem de novo. Mesmo que o terceiro seja de confiança, e se houver um outro imprevisto
da vida e esse terceiro fique impossibilitado de repassar a seed? Aí você entra em um loop de imprevisibilidade e confiança em terceiros.
4. Outro ponto é que se você quiser beneficiar mais de 1 pessoa, você teria a complexidade de lidar com os problemas #1-#3 para cada herdeiro.
5. Por fim, num testamento, a expectativa é que você deixe uma mensagem final, representando seus últimos desejos, há um valor sentimental nisso quando o herdeiro lê sua mensagem após a sua partida. Apenas repassar a seed, enquanto ainda em vida, não permite ter esse valor sentimental atrelado.
Qual nossa ideia para resolver esses problemas então?
1. Estamos criando um aplicativo descentralizado onde você não precisa entregar a seed para ninguém: você define o quanto deseja deixar de herança, quem é o beneficiário (endereço da carteira) e em quanto tempo o próprio beneficiário poderá resgatar a herança. Dessa forma, mesmo na sua ausência, a pessoa beneficiada poderá resgatar os fundos no momento pré-programado por você.
2. Para manter a privacidade e segurança, os detalhes da herança não são exibidos nem mesmo ao herdeiro antes do tempo que você estipular.
3. A idéia é que você também consiga deixar várias heranças para diferentes beneficiários diretamente pelo aplicativo, contendo mensagens específicas no testamento para cada um. As mensagens ficarão encriptadas na blockchain, de modo que apenas o beneficiário possa ler sua mensagem de desejos finais no momento do resgate da herança.
4. Outro detalhe é que você também poderá, a qualquer momento, cancelar uma herança se mudar de ideia, sem ter que migrar fundos para outras carteiras para "invalidar" seeds -- e sem que os herdeiros saibam disso.
A grande vantagem de contratos inteligentes é essa: é possível retirar terceiros de confiança e garantir a execução dos termos ali codificados de forma transparente e auditável. Estamos aproximando de uma versão alpha do CryptoTestament e iremos noticiar quando isso for uma realidade. Inicialmente, lançaremos a versão do app em uma rede de testes onde nenhum valor financeiro real será utilizado, como forma de validar a ideia, pegar feedback e melhorar a proposta antes de realizarmos um lançamento ao público em geral.
Caso tenha outras dúvidas, objeções e/ou comentários, basta avisar.
Um abraço!