Sim, ja estive em Barcelona outras vezes. A última vez em 2021, estava de boa.
Mas dessa vez, semana passada, tinha muito mendigo em vários cartões postais da cidade, tipo na praia de barceloneta ou na praça da Catalunha.
[...]
Obrigada pelo relato, eu havia ficado bem curiosa com a história.
É muita maluquice o que tem acontecido com o mundo. E é muito preocupante que as discussões estejam tão polarizadas. Sinto que de um lado existe a esquerda ''protegendo'' e achando quase bonito essas coisas e defendendo a todo custo presos, pessoas que não trabalham, assistencia e todo tipo de coisa que acabam por drenar toda energia, dinheiro e chance das cidades se erguerem. E a base do debate é a questão do respeito ao ser humano, que claro, é muito valido.
Do outro lado, há um grande ódio - também valido-, por quem tem suas vidas colocadas em risco, atrapalhadas e seus negócios prejudicados.
Esse caso que tu citou, de te daram mais um de graça, deve ocorrer sempre. Em São Francisco há vários casos de empresas que fecharam as portas devido ao grane prejuizo de se ''viver em um lugar que respeita os direitos dos outros''.
Existe um aspecto inegável no argumento dos dois lados, mas, na prática, as soluções são meio absurdas. E raramente vejo estudos sérios e propostas que realmente olhem tanto para o lado do desenvolvimento econômico e das empresas, quanto pro lado humano.
Um dos aspectos que acho que falta é até uma questão ''biologica'' de que na natureza, você sempre precisa dar pra receber. Não existe animal que viva do esforço do outro.
ok, é preciso de politicas assistenciais? Sim. Mas precisa ser ganho. É preciso exigir do outro lado, uma SOMA à sociedade.