Aqui no Brasil também rolou uma explosão de investidores e pessoas nova na bolsa nos últimos anos. Não achei um gráfico com os últimos anos, mas em 2018 rolou um negócio maluco e literalmente explodiu as pessoas. Na análise desse período, grande parte desses investidores estavam na faixa dos 26 a 35 anos, então é realmente uma mudança de pespectiva da geração mais nova, que tem emprego, tem alguma renda e está disposta a arriscar no mercado de capitais.
Acho que não é somente isso tb
As gerações mais antigas viveram numa época de inflação muito elevada (1000% aa). Isso impedia praticamente qualquer pessoa de investir na bolsa ou qualquer titulo que fosse. O investimetno mais básico do país era imóvel, e todo mundo investia basicamente em imóveis (veja o exemplo dos nossos país e avós).
Na nossa geração que deve ser basicamente millenials (talvez alguns aqui já sejam de outra geração mais nova, mas enfim), as pessoas já começaram a mudar. Os imóveis já estavam caros e começaram a surgir boas oportunidades na bolsa e alternativas como o bitcoin. A inflação está "razoavelmente controlada" no país e não é incomum encontrar pessoas que nem desejam ter imóveis.
Acredito que a essa nova geração, abaixo de 25 anos, terá ainda menos vontade de ter imóveis e vai alocar tudo no mercado de capitais e em cripto, como já faz boa parte dos millenials.