Que bom, bastante respostas, vou responder aos poucos pra não me perder
Eu uso o Nomad há um tempo e tem funcionado bem. Eles já fizeram algumas promoções de spread 0%, então você acabava recarregando sua conta pagando apenas o IOF de 1.1%. Ele também pode ser cadastrado no Apple Pay, tenho usado bastante na minha viagem (junto ao C6 Global).
Algo que vou tentar fazer em breve é usar o FTX para sacar minhas stablecoins direto na conta em dólar do Nomad (eles disponibilizam uma conta via SWIFT/SEPA e não cobram nada até 1 saque + $5k, por semana). Pelos meus cálculos, vai sair muito melhor mandar USDC para FTX -> Sacar via SWITF do que mandar para a Binance -> vender por BRL -> comprar USD pela Nomad pagando esse spread + IOF. Acho que economiza uns 2.5% (pelo menos).
Bom saber que você utiliza e na prática mesmo, viajando.
Vou pesquisar também sobre o C6 e comparar, além de ficar de olho em possíveis promoções.
Não sabia da possibilidade de sacar da FTX pelo swift, pode ser uma boa já que elimina vários passos e pequenas taxas.
1.1% já é bastante caro, mais 2% é literalmente um roubo.
Muito caro e fora do preço do mercado.
Se voce tiver uma conta em um banco internacional no seu nome, voce pode transferir usando a remessa online, com spread muito menor. Em torno de 1% com o código "bastterblue"
Além disso, o IOF é 0.38% se voce tiver uma conta em uma corretora de investimento qualquer (Tdameritrade, interactive, degiro, avenue...) e da conta de investimento voce transfere pra sua conta do exterior.
COntudo, eu uso hoje em dia a XP. Tenho consegui spread de 0,5 a 0,7% lá, mais 0.38 de IOF. Mas esses valores dependem da negociação pessoal com seu assessor e do perfil da sua conta.
Pelo que entendi bitmover, essas taxas/spread não compensam pensando somente em conta internacional em dólar certo?
Para a parte de ter um cartão internacional para utilizar em viagem para o exterior já seria diferente? (essa é a parte que mais de interessa, cartão para viagens)
Ainda não tenho conta nessas corretoras, mas na XP eu tenho, eles também tem a opção de ter um cartão internacional?
Percebo as sua aversão a taxas! Mas como costumo dizer, existe taxas e taxas.
Se a pessoa tem de pagar uma determinada taxa para beneficiar de um conforto, se calhar o valor da taxa para esse conforto é baixa. Por sua vez existem taxas que não trazem nada para a pessoa e só servem para os bancos enriquecerem ainda mais.
Eu costumo dizer, que não me importo de pagar quando se vê a utilidade do serviço, ou o que se paga é bem aplicado.
Agora, se a pessoa tem alternativas mais económicas que permitem usufruir das mesmas vantagens, se possível é aproveitar.
Qualquer taxa evitada é melhor, mas chega um nível que não tem como fugir, e acredito que essas taxas ainda são melhores do que as que nós brasileiros temos Joker
Quando usamos um cartão nosso em dólar, tem muita taxa que deixa tudo mais caro
Um detalhe que esqueci de comentar é que a Nomad só funciona em alguns países. Segue a lista:
Tipo, literalmente não funciona nos países que não estão na lista (não faço ideia do por que). Agora estou na Grécia, fui tentar pedir delivery de comida hoje e ele simplesmente não passou:
Tive que usar o cartão do C6 Global, que realmente funciona em todos os lugares (ainda usei o em Euro). Estou aguardando o envio do cartão do Wise, que acho que vai ser mais vantajoso (ainda consigo mandar USD/EUR via SWIFT/SEPA pela FTX, como falei acima, e economizar ainda mais).
edit:
Acabei de calcular aqui... vendendo $2000 para BRL pela Binance => R$ 10202 que pelo remessa online, com cupom de desconto, te resultam em => $1964. Se sacar via FTX direto para uma conta do exterior (i.e o próprio Nomad), você recebe os $2000 inteiros ($36 a mais). Ou seja, perde 1.8% pelo remessa online...
Resultado: a melhor forma é comprando stablecoins pela Binance (ou direto pela FTX), mandando para a FTX e sacando via SWIFT. Quase 2% mais barato que o remessa, o que dizem por ai ser um 'roubo'. E isso que as stablecoins/BRL são mais caras do que o USD spot.
Bom saber, o meu destino principal seria os Estados Unidos mesmo e nessa parte não teria problemas, porém alguns países importantes que são destinos turísticos já não estão aí, como Itália e praticamente todo continente sul americano excluindo o Brasil
Vou anotar aqui para comparar os 3, C6-WISE-Nomad
E sempre deixo anotado aqui os caminhos que você aprende e compartilha, a FTX nesse caso é uma mão na roda pra você (e pra mim também
)
Acho que no fim das contas as criptomoedas vao acabar com essas remessas internacionais. Por exemplo, voce pode abrir hoje com muita facilidade um conta na bitstamp/kraken (ou até a FTX como voce mencionou) e fazer a conversão em USD e mandar para qualquer banco direto gringo, sem remessa.
Recentemente eu vendi alguns USDT na Bitstamp pagando apenas 0,025% de taxa de corretagem e sacando gratuitamente para um banco europeu. De um banco pode mandar para qualquer lugar também gratis.
Isso é lindo de se ver, se parar pra pensar nós estamos falando de remessas internacionais, conta no exterior, cartão e conta em dólar, e tudo isso vocês estão utilizando criptos para utilizar esses serviços. E nós somos brasileiros, com uma relativa facilidade e credibilidade lá fora, agora imagina países onde a população não conta com esses direitos?