Já estamos tb vendo uma caça aos mineradores na UE e em NY.
A pressão por esse discurso verde é grande, mas o btc não deve mudar. Talvez eth (ou sol ou outra) vire o blockchain preferido de grandes governos e empresas politicamente corretas (como a tesla).
De repente, o eth pode realmente bombar e passar o btc. Não apostaria nisso, mas é possível.
Esse é o ponto, em que a comunidade de mineradores do Bitcoin tem de começar a pensar.
Depois do surgimento da mineração ASIC em 2013, acho que acabou por ocorrer uma pequena estagnação nesse segmento.
É verdade que os novos equipamentos, tem mais poder de processamento com melhor eficiência. Mas a eficiência não tem sido focada na redução do consumo, mas sim no aumento de hash. Claro... que são mais eficientes, porque não é preciso tanta energia, para ter mais poder de processamento.
Mas, acho que estamos a entrar numa fase, em que temos de reduzir claramente o consumo desses equipamentos. Reduzir de modo a que os equipamentos mais antigos deixem de ser realmente uteis de utilizar. Isso envolve em que então explorar novas formas de desenvolvimento de equipamentos.
Infelizmente, não vejo muitas empresas focadas nisso, apesar de terem os recursos financeiros mais que suficientes para isso.
Outra coisa, seria essas empresas, começarem a motivar a reciclagem dos equipamentos antigos, tentado os retirar do mercado dos usados, e aproveitando para aproveitar alguns materiais. Ao fazerem isso, as coisas começariam a ter uma perspetiva totalmente diferente.
É preciso algo novo na mineração, algum tipo de evolução. Coisa que não se vê desde 2013...