Hoje eu vi essa notícia, que já tem alguns dias.
O Presidente do Banco Central Britânico, Bailey, disse que está prevendo uma subida de preços apocalíptica nos alimentos. Disse ainda que o Banco Central Britânico até "helpless" quanto a inflação.
https://gazetabrasil.com.br/mundo/2022/05/17/banco-central-britanico-alerta-para-aumentos-globais-apocalipticos-nos-precos-dos-alimentos/É uma conjuntura muito grande de fatores: Guerra na Ucrânia (o celeiro da Europa) está atrapalhando a logística de exportação do país. A expansão monetária gerada pelo COVID, etc.
É impressionante um líder mundial falar algo nesse tom "apocalíptico".
E certamente, nosso país vai apanhar mais que o mundo desenvolvido. É sempre assim. Apesar de sermos um "especialista" em inflação, já estamos com inflação superior a 12% em 12 meses, o que dá mais de 1% ao mês.
Curioso que ontem vi muitos comentários aqui se o Bitcoin protege ou não da inflação, se as pessoas estão de fato o bitcoin pra isso, etc.
É muito dificil se proteger da inflação. Acredito que a maior forma de se proteger da inflação é diversificação.
Certamente eu vejo o bitcoin como um grande aliado nesse sentido, e fico bem satisfeito e tranquilo de ter uma boa parcela do Bitcoin no meu portfolio.
Hoje eu fiquei pensando sobre minha carteira de investimentos, e não vou mexer um centavo por conta desse cenário. Acho que estou me preparando para um cenário assim há um tempo. Infelizmente, tenho pouquissima liquidez (menos de 3%) para aproveitar o mundo "em promoção".
Minha carteira é mais ou menos assim hoje:
~22% BTC + ETH
~11% ETF estrangeiros, principalmente
VWRA. São quase 4mil ações, pesadas por marketcap, de todos os continentes do planeta.
~6% índice ibovespa (Bolsa brasil)
~60% Títulos privados e publicos atrelados a inflação, aqui no Brasil, em torno de IPCA+6% aa.
Lógico que devo perder um dinheiro com a queda generalizada das bolsas, que pode continuar. Mas acredito que se o mundo continuar ladeira abaixo, uma hora o bitcoin vai subir.
Caso o humanidade fracasse, minha carteira vai junto kkk