Bem eu detesto uma coisa; esses contratos em silêncio. Então gostei de saber os valores dessa negociação.
Mas fiquei surpreso com o valor que o Alter foi vendido. Porque ao que tudo indica eles tinham apenas 110 k clientes. Sim, tem toda a tecnologia por trás, o valor do negócio e tudo mais, porém.
[...]
Fiquei feliz por eles, mas acho que a Meliuz se lascou nessa. Até pelo próprio ato de descontinuar o serviço, já prova que foi mal gerido pela Meliuz.
Já pensou nessa tecnologia por trás? Podes dizer, que eles até eram capazes de fazer igual.
Mas quanto custaria pagar a uma equipa para desenvolver essa tecnologia e quanto tempo iria demorar?
Talvez o custo entre pagar para fazer ou comprar feito e ter o bónus de uma base de dados de clientes, pode muito bem compensar.
Existe varias historias de empresas que compram outras, apenas pela tecnologia, e ao final de alguns meses essas empresas/serviços que foram compradas encerram, passando para o portfolio da empresa compradora. A Apple, por exemplo, faz muito isso, comprar empresas para pegar nas suas tecnologias de modo a usar nos seus equipamentos/serviços, e o produto original dessas empresas simplesmente desaparece. E a Microsoft e Google, também fazem muito isso.
Alem disso a compra faz três coisas: obtém-se determinada tecnologia rapidamente; deixa-se de pagar por serviços terceiros; e reduz a concorrência.
Agora, se isso é correto ou não, já é outro debate.