Sobre a china, recentemente eles criaram uma legislação de proteção de dados pessoais nos moldes da GDPR. Foi uma surpresa pra mim, achei que eles nao se importavam muito com a proteção de dados pessoais.
Que nada afeta a habilidade do governo de continuar coletando dados e monitorando os seus cidadãos de forma intrusiva.
Essas leis são para proteger o cidadão frente a empresas privadas, não para limitar o governo.
Aqui no Brasil eu sei que já existe lei proibindo de pedir várias vezes o mesmo dado, por exemplo pedir carteira de motorista mais de uma vez (mas ngm cumpre..).
Ou também para obrigar a empresa a usar os dados apenas para determinado fim, coisas do tipo.
Mas o governo sempre vai nos obrigar a enviar nossos dados para eles.
Infelizmente posso dizer que: Raras são as pessoas que não tiveram seus dados expostos. Considerando a minha experiência pelo meu setor de compliance funciona assim:
Todo mundo, não tem jeito.
Proteger nossa privacidade na rede é algo quase impossível hoje.
Qualquer coisa que compramos na Internet somos obrigados a passar muitas informações , que acabam vazando e de vez em quando estão abrindo contas com esses dados vazados por aí e pedindo empréstimo...
O negócio é evitar as futuras exposições, dentro do possível.
Infelizmente, até os dados do imposto de renda vazam com frequência, e todo cidadão é obrigado a fazer.
Cada vez fica mais difícil nos protegermos