Mas não seria melhor ele ter investigado ou exigido que as condições fossem cumpridas antes da proposta? Se sim, então foi a cobertura da mídia que o fizeram parecer fanfarrão
Ou se a proposta foi a exigência para a reivindicação das tais condições? Então aconteceu tudo na normalidade.
Não é bem assim que funciona... Ele não pode fazer exigências sem antes ter uma proposta em cima da mesa.
Por exemplo, não sei se gostas de futebol. Quando um clube contrata um jogador, o mesmo passa por uma serie de exames médicos e só depois é que o contrato é assinado com o jogador. Mas esses exames só são feitos, depois de a proposta de compra estar toda acertada com as três partes: clube vendedor; clube comprador e jogador. Isso até pode demorar semanas até acontecer, mas se nos exames médicos feitos pelo o clube comprador o jogador reprovar, a compra é cancelada.
Podes dizer: "porque é que eles não fazem os testes antes?" Por vários motivos, primeiro não sabem se vão conseguir chegar a um acordo, depois o jogador ainda não é deles para poderem fazer exames nas suas instalações, e esses exames servem para verificar se todo o que o vendedor disse sobre o jogador é verdade. Claro que na maioria dos casos, quando se chega a essa fase, raramente a venda é cancelada, mas já aconteceu.
Neste caso, pelo o que parece, ele antes de ter feito a OPA, já tinha pedido ou recebido informações sobre os bots, mas foi a informação igual a que todos os acionistas tem acesso, e ele achou que foi incompleta.
Quando avançou com a OPA, apresentou uma proposta de compra com exigências e uma delas era uma informação sobre os bots fosse mais clara. E todos na administração e os grandes acionistas ignoraram. Ele apesar de ser o acionista com um maior numero de ações, não tem a maioria, se mais ninguém faz pressão para que essa informação fosse apresentada a tempo, findando o prazo ele ficou legitimado para a cancelar a OPA.
Não podem agora acusar que isto tudo foi uma estratégia de marketing. Isso não faz sentido.
O Musk pode fazer muita coisa doida, e não concordo com tudo o que ele faz, agora desta vez ele fez tudo certinho e segundo as exigências das leis. Apresentou uma OPA, com um conjunto de exigências que foram aceites e não foram cumpridas dentro do prazo. Acabando esse prazo, anunciou numa sexta-feira (o ideal e recomendado, porque a bolsa fecha no fim de semana) que como não foi cumprido o prazo das exigências, a OPA é cancelada.