São lucros de dimensões de realidades bem diferentes.
O Brasil tem 20x mais população do que Portugal. Só São Paulo tem mais habitantes que Portugal. A industrial do Brasil é substancialmente maior que a de Portugal.
Qualquer das formas, são lucros absurdos a custa da população que tem poucas ou nenhumas alternativas.
Mas, eu nem estava a comparar com o Brasil! Estava a comparar com Alemanha e afins.
A UE tem um mecanismo para nivelar o preço da energia, em toda a união. Isso permite que o custo de energia para o consumidor seja muito idêntico em todos os países da UE.
Ou seja, sem impostos na Alemanha o preço é 0,1596€/kWh e em Portugal 0,1164€/kWh (isto em dezembro 2021). Depois a diferença é nos impostos, que na Alemanha é uns 0,10€ superior.
Mas, na Alemanha o salario liquido anda na casa dos 2600€, em Portugal nos 900€. Enquanto Alemanha está no top3 do pais com maior poder de compra na UE, Portugal está 20 posições abaixo. Ou seja, um português sente mais um aumento de 40% na fatura da luz, que um alemão... Mas como esta malta só olha para os números, 40% é igual para todos, por isso teoricamente custa a todos de igual forma.
Nota: Eu não quero comparar a realidade europeu com a brasileira, claro que são diferentes. Apenas quis apresentar uma perspetiva de como estão as coisas por estes lados.