ele cita que o BTC não seria uma boa proteção à inflação pq caiu 60% no último ano enquanto as moedas fiat cairam cerca de 10%, por exemplo
ninguém nega a volatilidade do BTC mas ele tem performado muito melhor que fiat ao longo dos anos, é como um áudio viral que circula pelo whatsapp
"A tendência é de alta infinita, tem umas correçõzinhas de 60, 70, 80% mas depois volta a subir de 10 a 20 vezes..."
Mas a pessoa quer se proteger contra a inflação ou ficar rica?
Não é pq um ativo valorizou 10000% que ele é boa proteção contra a inflação.
Se voce quer se proteger contra a inflação, voce deve ter ativos reais que irão manter seu valor ao longo do tempo.
"mas eu botei 1000 em bitcoin e agora tenho 40000, me protegi da inflação"
Isso não é se proteger da inflação
Os ativos mais tradicionais para se proteger da inflação são ativos reais, como ouro, imóveis, ou até o dólar (quem já guardou dólar em casa bons anos sabe que não tem ativo igual)...
Até acredito que o bitcoin no futuro pode funcionar dessa forma, mas não ele ainda não oferece isso. Vejo o bitcoin apenas como um ativo para diversificação, altamente descorrelacionável dos outros.
o que acham, foi um erro por parte de El Salvador adotar o bitcoin como moeda de curso legal?
Se a quotação estivesse mais alta o cenário seria diferente?
Realmente parece com um fracasso quando olhamos o preço, mas o cara teve uma visão e arriscou nela. O que podemos fazer é esperar mais alguns anos, especialmente pós halving, para ver se a alta infinita continua e ele é dado como o paciente gênio que vai poder debochar desse artigo.
No link compartilhado, o autor fala que um dos resultados foram US$ 400 milhões de déficit fiscal.
Eu não sei se isso é verdade, mas de qualquer maneira, o dinheiro público não é igual o dinheiro privado que voce gasta onde quer e não dá explicações.
Não acho que importe muito se o bitcoin vai subir 10 ou 50x daqui a 5 anos pós halving ou não. E esse defict fiscal do momento? E se pessoas estão morrendo em hospitais e crianças estão sem escolas por conta dessa baixa de preço?
Eu acho que o bitcoin sendo aceito como moeda de curso legal não deveria necessariamente expor as contas do país a volatilidade do preço. O governo não precisaria investir em bitcoin, ou investir muito pouco (um dinheiro que fosse destinado a isso e não impactasse em outras coisas).
É dificil até achar informações sobre as contas do governo aqui no Brasil, lá em El Salvador então.. mas, pelo que parece do artigo, o governo foi irresponsável de perder dinheiro investindo mal em btc. E o custo disso não é só um número a menos na conta, mas um país quebrado e a população mais fodida.