OS RISCOS DAS CDBC:
Primeiro, é importante ressaltar que para que se torne viável uma CBDC ela deve prover benefícios às famílias, às empresas e à economia em geral de maneira que as vantagens superem quaisquer custos e/ou riscos; deve complementar, em vez de substituir, as formas atuais de dinheiro e os métodos de prestação de serviços financeiros, bem como precisa proteger a privacidade do consumidor e combater possíveis atividades criminosas.
Em segundo lugar, é importante ressaltar que um CBDC será diferente do dinheiro digital existente disponível para as empresas e pessoas físicas nas suas contas porque um CBDC será um passivo do banco central, não de um banco comercial. Isso gera uma mudança fundamental no Sistema Financeiro Nacional. Um CBDC pode oferecer uma série de benefícios. Por exemplo, ele poderá fornecer às famílias e às empresas uma forma eletrônica conveniente de dinheiro do banco central com a segurança e a liquidez que isso implica, porque os bancos centrais dificilmente quebram.
Ameaças aos serviços de pagamento existentes – incluindo interrupções operacionais e riscos de cibersegurança – também se aplicariam a uma CBDC. Qualquer infraestrutura dedicada para uma CBDC precisará ser extremamente resiliente às possíveis ameaças, e os operadores da infraestrutura da CBDC precisariam permanecer vigilantes, pois um ataque poderia paralisar uma grande quantidade de pagamentos, por isso a ideia de uma CBDC é que seja complementar aos atuais meios de pagamento, inclusive dinheiro, e não substituí-los. Projetar defesas apropriadas para uma CBDC pode ser particularmente difícil porque uma rede CBDC pode ter mais pontos de entrada do que os serviços de pagamento existentes, tais como o PIX, os cartões de crédito e os caixas eletrônicos.
Dentro desse contexto, existe ainda um amplo debate sobre as vantagens, os riscos e principalmente as mudanças nos mercados que uma CBDC pode impactar caso seja de fato efetivada em uma nação. Atualmente, nações como China, Bahamas e Nigéria já disponibilizaram suas CBDCs para o público em geral, mas ainda não existe tempo suficiente para entender seus reais efeitos nas economias, e os Bancos Centrais de nações como o Brasil, os Estados Unidos, a União Europeia e o Japão ainda observam com muito receio se os riscos desse modelo de moeda digital ainda não são demasiadamente desconhecidos quando comparados às vantagens, que se mostram bem às claras principalmente no Brasil, onde existe um sistema financeiro rápido, digital e prático.
Que opinião vocês possuem sobre as cdbc?
|