Excelente texto mesmo. Não sei se é um grande jornal português, mas jornais grandes precisam dessas opiniões bitcoin maximalistas
Esse negócio de energia realmente é uma baboseira, e ele foi ao ponto aqui. O BCE gasta mais! E certamente uma cbdc vai gastar mais ainda, pq dela depende todo o custo de energia de um BC.
Os dirigentes do BCE sabem que o sistema bancário mundial gasta muito mais energia do que a rede Bitcoin. Aquilo que os preocupa não é a poluição, mas sim a proteção do seu modelo de negócio.
A comparação do bitcoin com um bem público, que já vi algumas vezes, é bem certeira.
A Bitcoin é a primeira criptomoeda e funciona na rede blockchain original. Nesta rede digital pioneira e revolucionária, as pessoas podem enviar e receber valor utilizando apenas um computador (ou smartphone) e uma conexão à Internet. Nela é possível enviar dinheiro através da Internet sem depender de intermediários. Trata-se da primeira infraestrutura pública para realizar pagamentos e transferir valor, disponível para todos e não detida por qualquer entidade pública ou privada. Tal infraestrutura consiste “apenas” num protocolo de linguagem especial que capacita as redes digitais para selecionar unicamente as transações cujas contas batem certo.
https://observador.pt/opiniao/bitcoin-a-vacina-ecologica-contra-a-pandemia-digital/