Enquanto que o Linux é mantido quase que por uma ''ONG'' em certo sentido.
Sabias que um dos maiores contribuidores para a Fundação Linux é a Microsoft?
https://www.linuxfoundation.org/about/membersAgora compreendo a tua comparação. Mas como achas que isso poderia ser feito nos serviços públicos de modo a não surgir aproveitamentos por parte de alguns intervenientes (doadores)?
Caramba, não sabia!! Será que existe um fluxo de inovação Linux > Microsoft? Nesse caso existe algum ''interesse por parte dos intervenientes''? Mas, não tem ideia de como pode ser feito rs rs
Só foi uma reflexão matinal. É um caso de ''bem publico'' cujas pessoas interessadas em se aproveitar do serviço, são super incentivadas a contribuir com o sistema, mas não necessariamente a ''intevir'' na organização. Então, se você quer usar, pode usar. Se quer ajudar a desenvolver, tem processos pra isso. Mas se você não quer saber de nada, não precisa arcar com o onus de nada e pode simplesmente esquecer que a Linux existe.
O Bitcoin é de certa forma um bem publico.
Mas não é de forma alguma um serviço publico.
Além disso, o serviço público é financiado por meio do confisco da riqueza dos cidadãos, os impostos.
Tanto o Bitcoin como o Linux foram desenvolvidos por pessoas que fizeram o que eles queriam, e quem quiser participar da rede que participe. Quem não quiser, não é obrigado a participar, muito menos a financiar por meio de um confisco dos bens alheios.
Lógico que as pessoas trabalharam nessas iniciativas esperando receber algo em troca em algum momento. Mas aí a mentalidade é diferente: Acho que é mais na linha de 'estou fazendo algo útil que tem valor pros outros, e o dinheiro vai vir".
Diferente do serviço publico que o dinheiro vem, e depois os governantes vao ver como vao gastar.
Exatamente, as ''diferenças'' entre um bem público e um serviço publico parece ser: 1. Livre iniciativa de desenvolvimento 2. Liberdade de participação e envolvimento. Qualquer um pode iniciar, qualquer um pode contribuir, qualquer um e todos podem escolher não participar. Estou interessada em imaginar como o modelo do bem publico poderia ser usado nos sistemas de serviço publico.