Acabei aprendendo com esse caso recente que antes de investir em renda fixa devemos avaliar pelo menos 2 índices na hora de escolher a instituição:
Índice de Basileia: Proporção entre o dinheiro do Banco e o dinheiro que ele deve para terceiros. (nível de alavancagem) o Banco central exige um índice de Basileia de no mínimo 11% e como já comentado o da BRK estava em 0,6%.
Índice de Imobilização: Mede o quanto do capital próprio da instituição está em ativos imobilizados, oque resulta em baixa liquidez e menor agilidade para cumprir suas obrigações. o Banco central recomenda um índice máximo de 50% e no caso da BRK estava em 70%.
No site do banco central é possível consultar esses dados:
https://www3.bcb.gov.br/ifdata/index.html#Basta preencher os 3 campos: Data, selecionar conglomerados prudenciais e instituições independentes e resumo.
A cada treta do mercado, eu descubro uma nova métrica super interessante. Não conhecia essas duas e aproveitei para pesquisar a dos meus investimentos. Todos estão dentro do indicado, menos uma, que está como '' Não indicado''.
Aproveitei para dar uma olhada no geral, pra ver como as coisas estão e tem algumas empresas negativas na Basileia. Uma delas, está com -86!!!
Vou deixar a listinha das que descobri como abaixo do indicado ou negativas, pra caso tenhamos aventureiros menos segurados que Paredão:
Basileia abaixo do recomendado :
- BANCO VOITER - PRUDENCIAL
- WARREN CCVM LTDA - PRUDENCIAL
- PLANNER - PRUDENCIAL
- CALCRED CFI PRUDENCIAL
Basileia Negativa:
- FC FINANCEIRA CFI - PRUDENCIAL
- FRENTE CC LTDA. - PRUDENCIAL
- SLW CVC LTDA - PRUDENCIAL
- AZUMI DTVM PRUDENCIAL
- COOPERATIVA DE CRÉDITO RURAL DO AGRESTE ALAGOANO COOPERAGRE
- COOPERASA - COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS FUNCIONARIOS DAS EMPRESAS DA AGUIA PARTICIPAÇÕES
O BC decretou a liquidação extrajudicional da BRK Financeira e Portocred. E agora 54 mil pessoas vão precisar pedir os valores ao FGC, sendo os valores somados superiores a R$ 2 B.
Isso é super comum, quase todo ano bancos quebram e as pessoas vão ao Fgc e ele cobre.
O que acontece é o seguinte, bancos grandes e confiáveis emprestam a taxas menores. A pessoa quer lucrar mais (receber uns 3% a mais ao ano) e as vezes toma um calote.
Faz parte do jogo. O mesmo pode acontecer com
qaulquer stablecoin. Entretanto, Eu não diria que a renda fixa é menos fixa por isso. Você será sempre remunerado pela taxa contratada quando o título vencer, se o emissor da dívida tiver saúde financeira.
O que torna a renda fixa menos fixa seria outro atributo,a marcação a mercado. A marcação a mercado é aplicada qd cc quer vender a dívida antes do vencimento, e nesse caso você é remunerado pela taxa do dia sobre um montante diferente.
Talvez realmente não seja menos fixa, mas é igualmente insano como o Banco Central indique que exista 11% seja considerado um investimento super seguro. Pra mim é insanidade. E é exatamente isso, é o mesmo para qualquer stablecoin. E no final, nada me parece estável, fixo ou confiável. É só uma alucinação maluca que todos resolveram acreditar. E quando uma pecinha desmorona, tem um fundo pra garantir que não desmorone tudo.
Obrigada pelo link, também não conhecia!!!