Eu venho usando a Muun para manter pequenos saldos que uso para pagar algumas compras nos estabelecimentos que aceitam btc por onde passo. Vejo que a Muun se intitula custodia própria para bitcoin e lightning... Mas fiquei na dúvida aqui, mesmo que eles desliguem o serviço e digamos que eu não mova os saldos a tempo... no pior dos casos eu poderia rodar um nó dá LN por conta própria e rotear os satoshis que tenho nessa carteira por conta própria?
Acabei postando junto com o Lucas praticamente a mesma dúvida.
Segundo o anuncio:
O Lndhub como um software e solução auto-hospedada da FOSS continuará existindo e sendo suportado por qualquer pessoa interessada em executá-lo. Você sempre poderá se conectar ao seu próprio LndHub a partir do BlueWallet ou outro software compatível com a especificação da API do LndHub.
Então sim, acho que continua funcionando normal pra quem estiver disposto a executar por si mesmo.
Mas fiquei curiosa sobre os motivos. A questão dos incentivos pra rodar os nós sempre foram um pouco obscuros pra mim. Tem várias pessoas que dizem que dá pra tirar um dinheiro - ou seja, o mecanismo de incentivo funcionaria - mas em vários casos parece que não funciona muito. Não sei a partir de quanto transacionado por quanto tempo também valeria pro usuários se dedicar a rodar o seu próprio nó. Mas é uma questão super importante pra questão da escalabvilidade. Nada adiante potencialmente ter uma escalabilidade infinita se o incentivo não for bom o suficiente.