A segunda coisa é que o bitcoin é rastreável da cabeça aos pés e poucas coisas podem ser feitas para você TENTAR fazer uma transação anônima com BTC, diferente do MONERO. Com monero é diferente, seu dinheiro torna-se impossível de ser rastreado, ele foi programado especificamente para isso.
Sim é rastreável no sentido que sabemos onde esta o BTC e se é movimentada ou não. Mas saber isso, não necessariamente sabemos quem tem o BTC.
Podemos fazer tudo de forma a que nunca se saiba de quem é.
O problema, não são as ferramentas que podem ter alguma brecha, o problema principal são as pessoas que são simplesmente "humanas" e cometem vacilos de principiantes (como já disse o @TryNinja).
O governo, polícia e agências de segurança estão sempre na cola de quem tenta se manter anônimo, isos é verdade, mas eles só conseguem "te pegar" quando um vacilo for cometido.
Isso acontece porque tu interages com outras pessoas. Por mais cuidado que tenha, em algum momento você faz algo que permite uma identificação. Mesmo que não seja nada de errado, e você fez tudo bem. Basta ir ao supermercado e fazer as suas compras normalmente.
Você precisava de ficar totalmente offline virtualmente e fisicamente, para conseguir evitar ser descoberto. Mas, sabemos que isso é impossível a 100%.
Podes dizer: existe muito criminoso que não é apanhado. É verdade, mais isso não quer dizer que as autoridades não sabem quem ele é. Isso depois já entra na capacidade do criminoso saber se esconder.
Então, é melhor a pessoa ter isso em mente, para ir conseguindo se "esconder", do que achar que usa todas as ferramentas para obter privacidade e não precisa fazer mais nada.