Pois é, o risco quase zero do p2p não é tão zero assim né... Vai lá pedir algo pra justiça brasileira, boa sorte
Exatamente é uma questão de sorte e azar, assim como vender qualquer outra coisa e receber dinheiro sujo. P2p não tem nada haver com isso.
Agora estou curioso para saber como você pode ter tanta certeza de que vender seus BTCs para uma exchange não tem risco algum. Também existe risco amigo. Por exemplo alguma justiça extrangeira onde você não tem acesso para se defender pode determinar a repatriação de dinheiro por qualquer razão. Sua exchange a qualquer momento pode falhar o pagamento ou fechar por ordem judicial. Dai boa sorte para tentar reaver seu dinheiro na justiça extrangeira. Cabe um comentário aqui: qualquer justiça estatal é ineficiente seja nacional ou extrangeira, temos que nos despir do complexo de vira lata.
Quem sabe o que está fazendo pode mitigar esse risco. Eu sempre posso verificar o AML das moedas antes de enviar para uma corretora CEX, mas eu não posso verificar os dados de origem da pessoa que me enviou o PIX. E o pix ainda pode ser contestado até 6 meses depois e retornar. E voce toma o calote no p2p, mesmo usando bisq ou qq outro protocolo desses...
Se você usa AML para verificar suas BTCs não confia tanto assim na sua exchange. Esse tipo de serviço nem deveria existir. Bitcoin é Bitcoin. Em breve vão inventar outro serviço de validação de BTC com quebra de anonimização. Até onde você está disposto a ir para mitigar o valor e anonimidade de seus BTCS?
Te garanto que voce nem sabia o que era bitcoin e eu já estava
aqui falando que sou contra qualquer uso que não seja financeiro...
Você usa argumento de autoridade para concordar comigo, que bom que também é contra spam.
E voce nem sabe se o operador de p2p irá mesmo respeitar sua privacidade. Ele pode declarar tudo pra receita, pois ele tem seu CPF. Daí voce pode pagar 5% + imposto + multa ainda. Vai perder 30%

Só gera imposto na venda com lucro. Como você declara tudo que vende também deve abater suas despesas operacionais e isso é igual tanto para exchange quanto para p2p. A multa que você diz seria para quem deixou de declarar e caiu na malha fina? se for qual a diferença entre exchange e p2p?
Analisando legalmente Exchange e P2P são iguais, sendo que P2P tem as seguintes vantagens:
(a) de poder comprar com depósito em dinheiro;
(b) de poder vender mais caro;
(c) de ser inconfiscável;
(d) de não haver falência;
(e) de você possuir suas chaves privadas;
(f) de você ter a opção de não declarar por sua conta e risco (não recomendo);
(g) de ser mais transparente;
(h) de possuir criptos deslistadas das exchanges por qualquer razão política interna ou externa e não legal;
(i) de não estar centralizado sendo alvo menor para ataques DDOS, hacker ou engenharia social;
(j) de não haver demora no resgate de suas criptos onchain, pois elas já são suas e você tem todas as chaves privadas;
(l) de você não precisar fazer reconhecimento facial e ser alvo de monitoramento global;
(m) de você poder usar TOR nas plataformas que mencionei;
(n) de ser resistente à censura e perseguições políticas;
(o) de poder transferir recursos para qualquer parte do mundo sem depender do sistema bancário nem dar explicações;
(p) de estar contribuído para descentralização das criptos, sua finalidade principal;
(q) de ser obrigado a aprender questões técnicas ficando menos vulderável à ciber-ataques;
(r) de você poder ser um árbitro e receber por isso;
(s) de você poder rodar seed nodes e receber por isso;
(t) de você poder ensinar tudo que aprendeu e libertar outro escravo financeiro e receber por isso;
(u) permite acesso em regiões não atendidas por exchanges;
(v) tem uma infinidade de métodos de pagamento e recebimento como gift cards, créditos de outras plataformas e a possibilidade de pagar e receber em moedas extrangeiras;
(x) de você poder conversar com o outro usuário via chat, trocar idéias, perguntar como estão as coisas na região dele e quem sabe até fazer amizades;
(z) de você criar reputação e poder vincular ela a algum projeto seu. Enfim, tem muito mais, vou parar por aqui para o texto não ficar muito longo.
Falando nisso, é importante ter um operador p2p de confiança. Temos um aqui no forum, o
Trêvoid . Ele não opera com fiat, apenas com swaps de cripto. Já usei ele algumas vezes.
Obrigado pela dica, vou verificar.