No mercado tradicional de investimento, é comum as empresas que ''rodam'' rodadas de investimento para determinados fundos. São empresas especializadas em escolher e investir em empresas para gestores/fundos/pessoas que tem dinheiro mas não tem tempo/expertise para o processo. Eu ja conhecia algumas rodadas que essas empresas faziam junto a grandes iniciativas blockchain. Mas essa semana eu tomei conhecimento de um programa que estava sendo bancado por uma DAO
É realmente impressionante quão rápido as coisas ocorrem. Um dia você acorda e uma DAO que nunca ouviu falar está investindo + 1 milhão em empresas pelo mundo, ''tomando lugar'' de empresas e fundos tradicionais.
Vocês sabiam que isso ta rolando?
Bem interessante mesmo essa percepção do caminho que estamos tomando em termos de governança. É no mínimo curioso perceber que essa forma de organizaçao humana (DAO)
vem sendo cada vez mais utilizada em casos "offline".EX:
Quem nunca viu a comparação de uma DAO com uma empresa?
Agora com esse post, mostrando sobre ela atuando como um fundo/investidor. (se nao me engano, o @lucasgbd sabe de alguns exemplos a respeito disso tbm)
Se pode aplicar a ONGs (ok...é parecido com uma empresa)
Talvez em um espaço de coworking? (cotistas podem votar e propor mudanças)
Ou talvez uma curadoria para uma galeria de arte? (sem ser no metaverso, físico msm hein)
Para governança de espaços culturais...
Enfim, ainda nessa linha de extrapolar o futuro, se pode imaginar que as nações se tornem DAOs, o que hoje parece algo super absurdo, pode acabar acontecendo bem antes do que o esperado.
(materiazinha da cointelegraph falando sobre egov-DAOs
https://cointelegraph.com/learn/egov-dao)
Pra corroborar com essa teoria, referencio alguns episódios da série black mirror (2015) que hoje em dia são super factíveis devido nosso avanço tecnológico acelerado nos últimos anos.
(exemplos:
https://www.theweek.co.uk/101709/five-black-mirror-storylines-that-came-true)
Em resumo, na minha opinião estamos presenciando um aumento da adesão da tecnologia diante dos nossos olhos, o exemplo da Disruptivas é mais um pra uma crescente lista.
Agora a questão é...vai vingar ou vai flopar? O uso de DAOs vai se expandir a outras áreas ou morrerá na praia?