E basta olhar a rich list pra você ver quem são os grandes credores de tether ou qq outra stable.
Rich list do bitcoin também só tem corretoras no topo.. mas nenhum desses bitcoins são dela (ou apenas uma pequena porcentagem).. o mesmo com stablecoins.. o credor é quem ta holdando no momento (direta ou indiretamente).
Mais perto disso é Alameda (ligada ao SBF), BAM Trading (ligada ao CZ), o que já é um indício de que algo esta errado.. por que a Binance compraria stablecoins se ela não pode operar no mercado?
Você está confundindo mercado primário com secudario
Em btc não tem isso, mas em mercados de dívida privada sim.
A emissão de um usdt não ocorre na binance, mas em uma relação contratual entre binance X tether. Você nem eu temos acesso a esse mercado. Esse é o mercado primário. Qualquer mercado de dívida privada funciona assim, desde Debentures, cra,cri e stable coins.
Depois procura uns vídeos do Fernando ulrich q ele explica como funciona.
De forma simples, você nunca vai na tether e troca 1 usdt por 1 usd. Quem faz isso é a biannce.
O valor q o token é negociado na binance ou na coinbase não é o mercado primário. Eu posso te vender usdt por 1.50 ou por 0.3 e isso não muda a relação no mercado primário.
See surgir boatos de que pode dar ruim o mercado primário, o preço no secundário pode mudar. No caso do usdc aconteceu isso. Mas era só especulação e a binance nunca foi lá e trocou 1 usdc por 0.8 usd. Não ocorreu calote. O que rolou no mercado secundário foi irrelevante.
Mas se por exemplo eu depositar 10 bilhões de BRL amanhã na Binance e resolva converter em FDUSD, provavelmente vou ter que comprar aos poucos porque a exchange não vai ter liquidez e consequentemente vai acionar a FDUSD para que ela emita mais stablecoins para suprir a demanda que na verdade está vindo de uma pessoa física. Ou estou errado?
Pessoa física não tem 10 bilhões pra fazer isso
See a binance achar q precisa de mais liquidez pro fusd, a binance vai lá e compra no mercado primário mais 10bi
De repente um super bilionário vai ter acesso ao mercado primário direto, mas são 2000 pessoas no planeta então é meio irrelevante, muito exceção.