- O dinheiro flui para as mãos dos devs.
Não é díficil de perceber essa, a posição mais bem paga no mercado de criptomoedas atualmente é a de dev, devs assalariados já conseguiriam faturar 500k brl ou mais ao ano trabalhando para um protocolo, devs fundadores podem sair de um lançamento multi milionários inclusive na casa dos altos 8 dígitos (40 mi brl para mais).
Acho que a questão do dinheiro pra dev, seria como dizer que no ramo da construção, os arquitetos e engenheiros são bem pagos. Isso é a regra de tudo, não? Aqueles responsáveis pela execução do projeto, são os mais bem pagos. E quão melhor você é no desenho de um projeto que é bem visado, mais ganha.
Acho que você não entendeu o que ele quis dizer (pelo que eu entendi). Uma casa é um serviço necessário, você paga bem o construtor, arquiteto, engenheiro, pois eles fazem ali o trabalho bem feito de te construir uma morada de qualidade.
No mundo crypto, os devs criam projetos inuteis que são adotados por pessoas que querem lucrar, mas quem realmente lucra é quem está por trás do projeto e ganha os tokens do "dev team". É um jogo das cadeiras onde sempre tem uma cadeira bem acochoada para esses individuos. Fazendo um paralelo mais agressivo, seria como o Charles Ponzi e sua familia em seus esquemas.
Exemplo, eu crio um NinjaSwap onde as pessoas vão comprar o token NINJA e adicionar liquidez nele para ganhar um APR de 500%. Eu, como criador do projeto, tenho 10% do valor circulante como pagamento para pagar o meu salario, marketing, e qualquer outra desculpa que eu inventar. Quem se arrisca são as pessoas comprando meu token, enquanto eu só vendo e sou bem pago. Geralmente o projeto morre e tem uma multidão de pessoas que sairam no prejuízo para o meu próprio bem. Isso aconteceu diariamente durante o boom da DeFi (eu estava como participante desses jogos da cadeira).
Eu nao considero DOGE e PEPE um scam kk acho ue sim, é um projeto sem utilidade, mas acho que nao é um projeto que tao tentando enganhar o pessoal, roubar, causar pump e dump pra lucrar e sair. Acho que é um ativo que representar uns nem nem NCP, sabe?
Eu não considero um scam propriamente dito pois eles sempre deixaram claro que era inuteis e memecoins especulativas. Mas isso faz parte do charme de se criar algo inutil para lucrar: "Olha como ele é verdadeiro, pelo menos não tenta nos enganar". Enquanto isso o dev team sabe bem o que está fazendo e garante as suas lambos tão sonhadas.
Já ouviu falar do NFT das rocks, jpegs de pedras identicas que custaram milhões de dólares no topo? Mesma coisa, é tudo planejado desde o dia 1.