Embora pareça que alguém está perdendo, na verdade, todos ganham.. os validadores (aka mineradores) de Ethereum deixam de ganhar uma pequena %, mas ganham na (possível/provável) valorização da moeda já que ela não está sofrendo com a inflação.
Acho muito legal ver essas diversas políticas monetárias sendo testadas.. no mundo fiat só temos o modelo de impressora ligada 24/7.. mas não acredito na LUNA, entendo quem foi enganado uma vez, mas duas é demais.
Acho que isso é um aspecto muito interessante também.
Praticamente tudo na vida é fazer, testar, ver resultado, melhorar, evoluir, testar novamente. É inclusive como as próprias espécies vão evoluindo. É preciso teste prático, melhorias constante, novos modelos, novas caracteristicas para ambientes diferentes.. mas no sistema monetário é realemente UM MODELO que quase não muda, usado em todos os lugares e que quando '' está a dar errado'' ao inves de novas soluções ou modelos, ocorrem os resgates, mais injeção de dinheiro.. então o modelo não tem chance de melhorar, só de ficar repitindo o mesmo erro. Ai a moeda morre, e começa EXATAMENTE o mesmo ciclo. É por isso que o Hayek diz que a Desestatização do Dinheiro acabou COM A EXPERIMENTAÇÃO e o processo de melhoria do sistema fiduciário.
OK... Fazem tokens com capacidade ilimitada, e depois andam a queimar tokens. Acho um pouco incoerente, mas tudo bem.
Parece-me estratégias que vão mudando ao longo do tempo, conforme dá jeito. Agora queimamos x, amanha queimamos y, agora não queimamos, agora emitimos.
Enfim, acho que isso só trás instabilidade e incerteza ao futuro do projeto.
Acho que existem vários exemplos, alguns que fizeram de forma até ok, e no final, principalmente projetos como dos games, não sei se temos algum exemplo de politica monetária que não mudou NADA ao longo do tempo. Mas sem dúvida, tem alguns que mudam tudo o tempo todo e é algo péssimo.