Discordo em partes, big wall
o grande problema dos controles é até que se tenha uma estrutura já definida para obtenção dos dados. Uma vez que as linhas estejam plenamente estabelecidas, a única coisa que pode selar estas informações ao acesso terceiro são os direitos sobre propriedade e privacidade de dados. Ainda que bem mais evoluído após a criação da GDPR em 2018, ele ainda está bem distante de ações práticas quando falamos justamente dos cardumes de pequeninos peixes e não dos mais fofinhos
A própria indústria mostra que o tempo leva à facilidades e diminuição de custos, não por menos viemos maturando bastante na última década. No momento certo estas informações estarão a um clique daqueles que elas buscam, como ocorre em convergência dos Bancos Centrais globalmente sempre que necessário.
Dito isso, àqueles que desejam menos transparência de suas operações e holdings, fatalmente terão de apelar para as carteiras de auto-custodia e soluções que as envolvam. Ainda somos em parte uma "terra de ninguém", mas caminhando em velocidades (cada vez mais) galopantes para um ambiente mais regulado (e, consequente, monitorado).
Ainda não vejo motivos para tanta preocupação. Você sabia que toda e qualquer transação bancária acima de 2 mil reais é relatada a receita Federal ? E nem por isso tem tanta gente chamada para prestar esclarecimentos junto ao fisco. Imagina milhões de pessoas tendo de se explicar para a Receita ? Seria uma coisa um tanto quanto complicada. Não acha?
em geral é muito comum se vc conversar com auditores eles relatarem que a receita não tem nem braço para fiscalizar todo mundo
e talvez nunca tenha, teria que pensar nisso
AI e automatizações pode facilitar isso mas sempre cai no jogo de gato e rato.
e o acordo foi publicado agora então essa data contaria desde novembro de 2022 ou mesmo estando disponível ainda não consta como publicado?
tentando entender melhor aqui
no Brasil algumas vezes se pode ler uma lei antes dela ser aprovada em todas as estâncias e estar "valendo"
~
Sim, o acordo saiu agora. Então os países terão 4 anos para se adaptarem e colocar em pratica.
Mas, conhecendo como as coisas são, em 2027, ainda haverá países que não fizeram qualquer implementação. Até porque agora tem de ser feitas leis sobre o assunto, e em alguns países pode ser mais demorado.
Em muitas destas questão Portugal atrasa sempre, e depois tem de andar a pagar pseud. multas. Acredito que o Brasil seja igual.
chutaria que no Brasil as coisas tardam mais ainda.
O acordo é bom, na minha opinião vai fechar o cerco contra pessoas que ainda utilizam de exchanges internacionais para cometer crimes, oque não deve ser pouco, porém como em todo meio ainda terá brechas/pontos cegos à fiscalização.
Falando o "Português claro", esse acordo é para pegar a malandragem que trocou o doleiro tradicional por exchanges para mandar altas somas de dinheiro para outros Países. Vários países já descobriram isso e agora querem fechar o cerco. Continuo insistindo, isso é para pegar Baleias e não sardinhas. O custo para pegar somente sardinhas não compensa.
Ah paredão... eu discordo!
A algumas décadas atrás em que os cruzamos de informações eram feitos em papel, as notificações precisavam ser redigidas em cartas "chiques" e entregues na porta do sonegador por um oficial de justiça, de fato isso não compensa.
Porém hoje, o mesmo sistema que detecta uma divergência de R$ 1 bilhão também pega outras centenas de R$ 1 mil. O investimento em hardware e software para pegar um ou outro é o mesmo, o custo de notificação é online (malha fina) e a cartinha que chega por correio custa merrecas.
É uma nuvem de sardinhas que, no meu entendimento ignorante, é viável de detectar e cobrar.
E sei não, mas acho que é seguindo os rastro das sardinhas que muitas vezes a Receita Federal descobre os peixes-grandes.
Por isso... meu conselho é: Não importa se tu movimento grande quantias ou não, se o custo com impostos é nulo ou insignificante, sempre faça tudo conforme manda a lei.
o custo não é o mesmo pq tem que mobilizar pessoal, abrir processo, etc...
o amigo de um amigo é filho de um auditor da receita (não é zoeira essa hahah) e disse que gastos excessivos no cartão por exemplo só começam a disparar sinais de fumaça na receita acima de um valor bem alto que agora não lembro exato mas era tipo 15 ou 20 mil reais por mês.
o custo está no processo como o Joker falou, não em encontrar os problemas.
Eles tem um bom marketing de "terror" né, os sistemas podem ainda nem existir e eles já estão montando material para passar na tv e para os sites de noticias divulgarem e não falo só sobre cripto... Eles fazem algumas operações pegando umas baleias em vários setores e produzem material pra mídia divulgar. Na prática deve dar muito resultado pois fica sempre aquela pulga atrás da orelha e as pessoas começam a avaliar o custo beneficio de se manter na ilegalidade.
Tem que ver o tamanho da ilegalidade. Tem uma grandes ilegalidades e tem pequenas ilegalidades. Lembro do meu falecido pai quando fazia seu imposto de renda. Ele sempre deixava um erro bobo na declaração. Eu perguntava para ele: Pai por que você faz isso ? Ele me respondia: É que se os auditores pegarem minha declaração, eles vão se ater apenas ao "erro bobo" e deixar passar o resto.
Tá certo que a malha fina não era tão sofisticada, ainda era o seu início, mas era interessante o que ele fazia.
interessante a estratégia hahahah
continuo me perguntando o que aconteceria se uma pessoa que sonega dezenas de milhões for pega na malha fina e coincidentemente (por opção ou por acidente) é hackeada na mesma semana e perde todo o dinheiro para um hacker que passa o dinheiro num mixer
o estado ainda iria a frente com o processo ou teria que desistir?
Por isso... meu conselho é: Não importa se tu movimento grande quantias ou não, se o custo com impostos é nulo ou insignificante, sempre faça tudo conforme manda a lei.
E nossa lei é tão boa. 35k de isenção mensal.
Basta sempre negociar menos do que isso e tá tudo certo.
Parece q a partir do ano q vem precisaremos fazer isso em corretoras brasileiras né , se a lei nova passar... mesmo assim é uma tremenda folga.
Temos uma legislação muito amigável para criptomoedas, pelo menos pro enquanto. Espero que o Lula não nos persiga...
nunca te vi tão otimista Bitmover
também acho a legislação bem relaxada aqui nesse sentido
mas acho que a isenção dos 35k/mês cai ainda nesse mandato.