A semelhança do que tinha acontecido em outros países, a recolha dos dados biométricos (íris), estão proibidos a partir de hoje em Portugal.
A Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris e rosto realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o direito à proteção de dados pessoais, especialmente de menores.
O que eu depois acho piada são outras informações que as noticias dão, principalmente esta: "A empresa começou há meses, em diversos países, a fazer imagens digitais da íris de pessoas..."
Quando voces leem as expressão "começou há meses", pensam em quanto tempo? 3 meses? 6 meses? 8 meses? Bem, eu pelo menos já vi pessoal da Worldcoin há mais de um ano em centros comerciais de Portugal.
Enfim, eles nem sabem como funcionam, nem se dão ao trabalho de investigar, e nem se aprecem como estão muito afastados da realidade. Pelo menos podiam informar melhor as pessoas... E quem nem precisam ir muito longe para saber, basta lerem o site oficial:
Operators and their teams educate, provide important information, and assist individuals in securely verifying their World ID using the Orb. Every Worldcoin Operator is a local business owner or entrepreneur and is often a person’s very first human point of contact with Worldcoin.
Agora, como é que eles vão proibir a Worldcoin, se quem tem lá os equipamentos são empresas terceiras? Fica a questão...
Como não sou consumidor das redes sociais, não sei qual tem sido o feedback da empresa Worldcoin.