Boa, eu também passo pelos mesmos problemas que você ao recomendar um vídeo que simplifique ao máximo e de fácil compreensão sobre o Bitcoin, mas em frente ao mar de opções, fica muito difícil de escolher ao ponto de pegar qualquer um mesmo.
Na minha opinião, a melhor pessoa para explicar Bitcoin é o
Fernando Ulrich, as vezes não pode ser melhor pra maioria do povão, já que ele usa alguns termos em inglês e/ou difíceis, mas não tem como fugir disso, o indivídeo tem que pesquisar também, ir atrás da informação.
O melhor vídeo que assisti sobre Bitcoin, que na minha opinião foi a melhor explicação que eu já vi, foi logo o primeiro vídeo que eu assisti que me introduziu no assunto, o primeiro de todos, mas infelizmente o canal não existe mais e muito menos o vídeo. Por isso, se você tem um vídeo no YT ou em qualquer outro canal de informação, faça download dele, o mesmo vale pra livros, artigos etc.
O nome do canal se chamava: ContenteTV e o vídeo se chamava: "Bitcoin, entenda de uma vez o que é..." em Setembro/2015 e tinha cerca de 5 min de duração, quem aí lembra dessa época?