No final de Janeiro 2023 tive conhecimento de uma campanha que a SafePal estava a fazer, que
oferecia a hardaware wallet SafePal X1 Edition USDC, por apenas 10$+portes, e decidi aproveitar. Segui os passos necessários para receber a wallet, e depois de a receber a waller, venho agora partilhar a minhas primeiras impressões.
#Caixa Uma caixa simples e elegante, bem compacta e com dois selos de segurança, em cada lado da caixa. Sendo a versão USDC, inclui ainda uma pequena capa a indicar USDC.
Depois de cortar os selos de segurança, senti alguma dificuldade em abrir a tampa da caixa, pois ele é bem compacta e esta bem fechada. No decorrer do unboxing percebi que tudo é feito a medida exata, ficando tubo muito compacto e seguro.
#Conteúdo Caixa aberta, temos então acesso a todo o seu conteúdo que inclui: hardware wallet (logicamente); um pano de limpeza; um cabo de carregamento; cartões para registar a seed; cartões com instruções; 2 adesivos com o logotipo SafePal. Vamos olhar em detalhe.
Dentro de um envelope azul, bem compacto, tem vários cartões (está tudo tão justo, que até é difícil retirar os cartões). Tem 3 cartões para escrever a seed de 24 palavras, gerada na wallet, cartões simples e com um bom espaço para escrever. Cada cartão tem um tamanho de 9,5x8,5cm. No verso de cartão tem uma mensagem simples em vários idiomas: "Mantenha este cartão em um local seguro. Não tire fotos nem dê a ninguém." No envelope encontramos ainda dois cartões, com o código QR para a o download da app e outro com o código QR para o manual de instruções.
Temos um cabo de carregamento USB-A to USB-C, com mais ou menos 30cm de comprimento. Um pequeno pano para limpar o ecrã da wallet. E, claro, a hardware wallet, que trás um adesivo com uma mensagem, a indicar que só é deve usar-se um carregador DC 5V.
#Wallet Pequena e leve, mas com um ecrã com um tamanho interessante (4x2cm). Nota-se que tem uma boa construção e que terá alguma resistência a quedas, desde não seja muito altas ou com muita força - logicamente. A única diferença que me parece haver com relação a edição normal, para esta edição USDC, é que nas costas da wallet tem o logotipo do USDC, mas de uma forma muito suave, que em alguns ângulos quase nem se percebe.
#Primeira UtilizaçãoFeito o unboxing, vamos experimentar. A primeira coisa a fazer é escolher o idioma, pois a wallet trás um numero bem variado de idiomas. De seguida, temos de ativar a wallet, e a unica forma de o fazer é via app. Ou seja, temos que emparelhar o smartphone via bluetooth e ativar a wallet. Seguindo
os passos que encontramos no site. Só depois da wallet ativa é que se pode criar a seed, e já não é preciso estar ligado ao smartphone.
Quando se cria a carteira, aparecem as 24 palavras, 3 de cada vez. E de seguida é solicitado a introdução das palavras da seed, sempre com três opções para escolher. A escolha é feita usando as teclas, que algumas tem uma função duplo: 5/cima, 7/esquerda, 9/direta, 0/baixo; e depois temos o botão OK para confirmar. Todo o processo acaba por ser simples, pratico e rápido.
Depois, a gestão é feita via app, só aparece na wallet as coins que a pessoa escolher na app do smartphone. A app também me parece simples e pratica de usar, veremos como corre a experiencia. Não vou usar como principal backup, mas pode ser útil para usar em algumas situações especificas. Pelo preço, valeu a pena.
#Extra: Devolução de $10A campanha da SafePal, incluía um credito de $10 USDC, apos receber a wallet e a sua ativação. E foi isso que aconteceu. Apos ter configurado toda a wallet e app, bastou, abrir a app, abrir o que eles chamam Dapp - USDC Privileges, e depois reclamar esses $10 USDC, que entram na rede Polygon. Com isto, posso dizer que esta hardware wallet custo apenas os portes de enviou - $11. Foi um bom negocio.
Se tiverem alguma questão sobre esta wallet, podem perguntar, para eu também explorar mais esta wallet.