Não sei o que é acesso compartilhado. Poderia ser apenas o direito de sacar para gastar dinheiro com as despesas do idoso e não com pra si mesmo
~~
Não faz sentido ocultar o falecimento de uma pessoa é sacar dinheiro no nome dela...
Acho que eu não me expliquei bem! Eu não falei em ocultar cadáver, isso é claramente crime.
O ponto é que, entre o obtido e a dar baixa nos serviços do Estado, demora sempre 1 a 2 dias uteis no mínimo. E é nesse período que muitas vezes são feitos esses movimentos.
Vou dar outro exemplo para ser mais simples. Um casal tem uma conta conjunta, o marido morre. Se deixar correr o processo normalmente sem mover o dinheiro, a esposa vai ficar com a conta bloqueada e sem ter acesso ao dinheiro que precisa para comer, sem apresentação da devida declaração de partilhas e aprovação da mesma, que pode demorar umas semanas a conseguir. Então, o que é muitas vezes é feito é a esposa, mover o dinheiro para outra conta, para não ficar com os ativos bloqueados.
Voltamos ao mesmo, tudo isto deve ser feito com o conhecimento dos herdeiros de modo a evitar problemas. Normalmente até os herdeiros (no exemplo, os filhos) é estarem com a mãe a fazer esse processo, para evitar complicações.
Mas, ocultar cadáver é crime! Logicamente nunca deve ser feito.
Infelizmente, já percebi como isso funciona na pele, e percebo que as vezes pode se tornar muito chato o dinheiro gasto, para herdar quase o que se gasto.